Assim como acontece com qualquer procedimento cirúrgico, a laqueadura pode ter riscos, como infecção, hemorragia, e reações adversas à anestesia. Além disso, também pode haver complicações associadas à cirurgia laparoscópica.
A síndrome pós-laqueadura seria então caracterizada por: desarmonia do ciclo menstrual (metrorragia, sangramento intermenstrual, "spotting" e amenorréia), algia pélvica, dismenorréia, dispareunia, tensão pré-menstrual e manifestações psicológicas.
Conhecida também como ligadura tubária ou de trompas, a laqueadura é um procedimento de esterilização permanente voluntário para mulheres. Realizada pela ginecologista, se trata de uma cirurgia simples que bloqueia as tubas uterinas, impedindo o processo de fecundação.
A ligadura das trompas é o processo que envolve corte, sutura e cauterização. Isso significa que a laqueadura tubária não deixa cicatrizes visíveis, já que não há a necessidade de incisões no abdômen. Além disso, o pós-operatório tem menos dor, permitindo que a paciente retorne mais rapidamente para sua rotina diária.
Assim como toda cirurgia, a vasectomia e a laqueadura têm riscos. “Com os avanços da ciência as cirurgias têm se tornado cada vez mais seguras, mas nunca isentas de riscos. Os principais riscos são sangramento, infecção ou lesão de outros órgãos do abdome.
Apesar de simples, a laqueadura ainda se trata de uma cirurgia. Dessa forma, envolve riscos associados, como complicações decorrentes da anestesia, dificuldades de cicatrização ou infecções. O risco é maior para pessoas obesas, com diabetes ou com histórico de cirurgia pélvica ou abdominal.
É normal ter barriga inchada após a laqueadura tubária por laparoscopia? Sim, é normal ocorrer estufamento e distensão da barriga após a cirurgia. Durante o procedimento, é necessário insuflar gás no abdome para permitir a visualização dos órgãos e a realização da cirurgia.
Além disso, como qualquer cirurgia, envolve certos riscos, como infecções, sangramentos e complicações ligadas à anestesia. Algumas mulheres também podem notar alterações no ciclo menstrual ou aumento no fluxo. Sendo assim, a decisão deve ser tomada com muita cautela e junto a um médico experiente.
Engordar após a laqueadura? A cirurgia não interfere nos seus hormônios e nem no seu metabolismo. A realidade é que a laqueadura não tem nada a ver com ganho de peso.
Quando faz laqueadura perde a vontade de ter relação.?
A libido e o desejo sexual continuam sem alterações; Não interfere na amamentação; Liberdade frente a métodos hormonais que têm efeitos colaterais e outras reações indesejadas.
Dez anos após o procedimento, a taxa é de 1,8 para 100 mulheres. A eficácia depende, em parte, de como as trompas foram bloqueadas, mas a taxa de gravidez é sempre baixa. A recanalização espontânea das trompas pode ocorrer independentemente de erro médico ou da técnica escolhida”.
O mais provável é que as trompas não voltem a crescer. Em situações raras, podem crescer novamente após serem cortadas, porém, este é um acontecimento extremamente raro e que demora vários anos para acontecer.
O que acontece com os óvulos depois da laqueadura?
Ou seja, os óvulos ficam impedidos de chegar ao útero, e, consequentemente, de se encontrem com os espermatozoides. Vale lembrar que a cirurgia não impede que a ovulação aconteça e nem interfere no ciclo hormonal feminino. Por isso, a mulher continua menstruando normalmente depois do procedimento.
Ela é um procedimento cirúrgico simples, que pode ser feito pela via abdominal, vaginal e laparoscópica. No entanto, possui riscos que devem ser informados para a paciente, assim como deve ficar claro o seu caráter permanente, pois nem sempre é possível reverter a laqueadura.
Existem riscos cirúrgicos inerentes ao procedimento, como sangramento, lesão de órgãos adjacentes e infecção e a paciente tem que estar ciente disso. Porém, antes da cirurgia, elas devem ser aconselhadas e desencorajadas a realizar a esterilização precoce.
Há fatores que antecipam discretamente a menopausa em um ano como: fumo, laqueadura tubária e histerectomia. Por outro lado, a menopausa precoce também pode ter causas externas como cirurgia retirando ovários ou grande parte deles, radiação, quimioterapia, além de causas internas.
A cicatriz de laqueadura normalmente é pequena e fácil de esconder, especialmente quando feita por laparoscopia. Em alguns casos, pode ser notada uma cicatriz pequena no umbigo e outra na parte de baixo da barriga.
Tanto a vasectomia quanto a laqueadura são pecados mortais, pois tornam voluntariamente infecunda a relação conjugal, cuja principal finalidade é justamente a geração de filhos. As duas operações são chamadas de esterilização direta e já foram condenadas inúmeras vezes pela Igreja [i].
O preço da cirurgia varia de acordo com a região em que a paciente mora, o hospital em que será realizada e a experiência do médico. Mas, geralmente, o preço da laqueadura varia de R$ 1.500 a R$ 5.000.