Os números racionais podem ser representados em forma de fração, números decimais de finita ordem e dízimas periódicas. Números racionais são todos aqueles números que podem ser representados por uma fração.
Portanto, o Conjunto dos números Racionais engloba o conjunto dos inteiros, os números decimais finitos (Ex: 45,236) e os números decimais infinitos periódicos (que repete uma seqüência de algarismos da parte decimal infinitamente), como: “1,3333333”... ; “0,232323...” ; “1,5888...”, chamados também de dízimas ...
Números racionais são os números que podem ser representados por frações de números inteiros, contanto que o denominador seja qualquer número diferente de zero (0). Eles também são formados por elementos pertencentes aos conjuntos dos Números Reais (R), e Números Irracionais (I).
O que são os números irracionais? Um número irracional é aquele que satisfaz a definição, ou seja, um número que não pode ser representação como fração. Os números irracionais são: As raizes não exatas: quando um número natural não possui raiz exata, ele é considerado um número irracional.
Z = {…, – 3, – 2, – 1, 0, 1, 2, 3, …} A letra Z é usada para representar os números inteiros porque essa representação vem do alemão Zahl, que significa “número”. Os conjuntos numéricos podem ser representados pelo diagrama de Venn.
NÚMEROS RACIONAIS - O Conjunto dos Números Racionais - Professora Angela Matemática
O número 5 é racional?
-5 é um número racional, pois o conjunto dos números racionais são os números que podem ser representados por frações, decimais, e inteiros. Os números irracionais são dízimas infinitas, mas não periódica.
– Decimais finitos: Números como 0,25, 1,5 e 3,75 são exemplos de números racionais porque suas representações decimais são finitas e podem ser expressas como frações. Por exemplo, 0,25 = 25/100 = ¼. – Decimais periódicos: Números como 0,3333… (que representa 1/3) e 0,6666…
O conjunto dos números racionais é representado pelo símbolo ℚ e não é representado por uma sequência numérica. Esse conjunto é constituído por todos os números que podem ser representados na forma de fração.
O conjunto dos números racionais é formado por todos os elementos que podem ser escritos na forma de fração. Assim, se o número pode ser representado por uma fração, então ele é um número racional.
Realmente todo número inteiro é racional, pois pode ser escrito na forma de fração. Por exemplo, o número – 7, que é inteiro pode ser escrito, na forma de fração, como -7/1. Contudo, nem todo número real é inteiro, por exemplo 1/2 não é um número inteiro.
O número 0,2782 é um número decimal. Mais especificamente, ele é um número racional, pois pode ser representado como a fração 100002782. Números racionais são aqueles que podem ser expressos como a razão de dois inteiros.
Racional (C): Números racionais são aqueles que podem ser expressos como uma fração de dois inteiros, onde o denominador não é zero. -2 pode ser escrito como -4/2, então é um número racional.
Todo número inteiro é também um número real, pois os números inteiros são também números racionais. 3 – Números decimais. Todo número decimal é também um número real, pois os números decimais pertencem ou ao conjunto dos números racionais ou ao conjunto dos números irracionais.
Qual o número que não pode ser representado como uma fração?
Número irracional: Número real que não pode ser escrito como uma fração de dois inteiros a/b. As expansões decimais para números irracionais são decimais infinitos que não se repetem.
O símbolo Z+ é usado para indicar o conjunto de números inteiros, não-negativos: Z+ = {0,1,2,3,4,...} O símbolo Z*+ é usado para indicar o conjunto de números inteiros positivos: Z*+ = {1,2,3,4,5, ...}
Números irracionais são todos aqueles números cuja representação decimal é uma dízima não periódica. São números irracionais as raízes não exatas, o π, entre outros.