Existem alguns materiais que não necessitam ser incluídos no CMAR por serem naturalmente incombustíveis. Eles são vidro, concreto, gesso, produtos cerâmicos, pedras naturais (como granito), metais e ligas metálicas etc.
O concreto é um dos materiais mais usados nas construções e resiste bem ao fogo. Ele apresenta condutividade térmica (condução de calor) baixa e é incombustível.
Os tecidos de lã são considerados os materiais naturais mais resistentes ao fogo, visto que possuem alto nível de dificuldade para inflamar, além da capacidade de extinguir as chamas quando entram em contato com suas fibras.
Os principais exemplos de materiais incombustíveis são o concreto, o tijolo, as coberturas para telhado, as placas de amianto, o aço, o alumínio, o vidro, a argamassa e outros materiais.
O tecido antichama possui acabamento leve e discreto, é um material resistente ao fogo, fabricado em processo químico facilitando o controle de eventuais incêndios, dificultando que o fogo se alastre antes da ação do corpo de bombeiros ou da brigada de incêndio.
Além disso, o grafeno é o metal mais resistente ao calor conhecido no mundo, com ponto de fusão de aproximadamente 4125 K. Através dessa característica, o grafeno pode contribuir para o avanço do conhecimento moderno sobre diversos temas.
Grafeno é o mais fino, forte e resistente ao calor de todos os materiais mencionados aqui, mas ainda está na fase de laboratório. É uma forma de carbono feita de folhas planas que têm espessura de um átomo. Os átomos são organizados em uma estrutura em forma de favo de mel.
O cobre e o alumínio são os metais que apresentam maior potencial de condutividade térmica. Na contrapartida, o aço e o bronze possuem as mais baixas. Essa característica acaba sendo decisiva na hora de escolher o metal para uma determinada solução.
O TECIDO TÉRMICO METALIZADO é ideal para proteger superfícies do calor, devido a sua resistência a altas temperaturas. O TECIDO TÉRMICO METALIZADO suporta temperaturas de até 260 graus, fazendo assim com que o tecido não derreta no caso de contato com calor extremo.
Tijolos: por se tratar de barro cozido e temperado, o tijolo é capaz de suportar o fogo, sendo um dos materiais mais recomendados para a proteção contra incêndios. Vidro à prova de fogo: geralmente utilizado em portas e janelas, esse material leva o dobro do tempo para se partir ao ter contato com o fogo.
Inflamabilidade: Poliéster não propaga a combustão, mas queima em contato com a chama. Porém a combustão se extingue imediatamente assim que se elimina o contato com a chama.
Característica: O concreto é pouco resistente ao fogo, de qualquer maneira estruturas de concreto são calculadas para resistir por algumas horas (04 horas), que se apostem a quebra de cristais de cimento, deteriorando-se.
Por receber uma camada de prata metálica em sua fabricação e possuir lâminas traseiras compostas de alumínio, estanho e plástico, o espelho não é reciclável. Além disso, se for descartado junto a outros materiais recicláveis, o espelho pode causar acidentes aos trabalhadores das cooperativas de coleta seletiva.
Uma grande dúvida quando o assunto é reciclagem refere-se ao tipo de material que pode ser reciclado. O isopor é um deles. A Prefeitura de São Paulo, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), informa que o isopor pode ser separado e destinado à coleta seletiva.
Essa placa de gesso drywall rosa contém fibra de vidro em sua composição, característica que garante resistência ao fogo e ao calor. Por isso, é muito indicada para saídas de emergência e ambientes com riscos de incêndio.
O alumínio faz parte de uma grande lista de metais que precisam de temperaturas muito altas para começarem a “pegar fogo”, o que não é o suficiente para propagar chamas em casos de curto-circuitos.
Existem alguns materiais que não necessitam ser incluídos no CMAR por serem naturalmente incombustíveis. Eles são vidro, concreto, gesso, produtos cerâmicos, pedras naturais (como granito), metais e ligas metálicas etc.
A1. Não combustível e não contribui para o fogo. Entre eles podemos encontrar materiais e / ou produtos de concreto, vidro, aço, pedra natural, tijolos e cerâmica.
Tanto a forma aquosa do composto quanto os vapores comumente produzidos por ele são altamente inflamáveis, assim, reações de combustão estão sujeitas a acontecer. A acetona é um composto orgânico, que na presença de oxigênio e fontes de ignição, pode entrar em combustão produzindo gás carbônico e água.