Opção para transações de alto valor: enquanto cartões de crédito e pagamentos eletrônicos são ideais para transações cotidianas ou de valores menores, os cheques ainda são uma escolha popular para transações de valor mais alto, como pagamento de contas comerciais e acordos financeiros mais substanciais.
Atualmente, cerca de 7% dos brasileiros ainda utilizam o cheque em suas transações, segundo levantamento do Banco Central. Por mais que pessoas físicas tenham aderido a modelos digitais de pagamento, o cheque ainda é bastante utilizado principalmente por microempresários.
O cheque pode ser usado para parcelamento de compras sem comprometer limite de cartão de crédito, para pagamento de fornecedores, para facilitar a transação de uma compra de alto valor ou até mesmo para fornecer garantia na utilização de um serviço temporário.
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos, o uso do talão de cheques caiu 95% desde 1995. Em 2023 a queda foi de 17% em relação ao ano anterior. A Febraban concorda que o uso do cheque está com os dias contados. A explicação seria o avanço dos meios de pagamento digitais, considerados mais rápidos e seguros.
Algumas empresas e fornecedores ainda preferem depósitos de cheques como forma de pagamento para transações comerciais. Saiba que, embora o seu uso esteja em declínio a cada ano, eles continuam sendo aceitos e disponibilizados por bancos tradicionais.
Pode ser recebido em dinheiro diretamente na agência em que o emitente mantém conta. Ou pode ser depositado em outra agência, para ser compensado e creditado na conta do beneficiário. Ao emitir um cheque, lembre-se de que ele poderá ser descontado imediatamente.
Ou seja, para passar um cheque, a pessoa precisa pegar uma dessas folhas e inserir o valor a ser pago, nome do recebedor e a data do pagamento. O cheque é regulado pela lei 7.357/85, que o define como um “título de crédito que representa uma ordem de pagamento à vista".
O avanço dos meios de pagamento digitais, como internet e mobile banking, e a criação do Pix em 2020 são os principais fatores que explicam a significativa redução observada em quase 30 anos de uso do cheque.
Ainda não há uma data para o fim do cheque —nem perspectiva disso acontecer. "Esses últimos 30 anos mostram que é uma tendência sem volta. Não tem nenhum benefício que contraponha a volta do pagamento. A perspectiva é que ele continue minguando", afirma Ivo, da Febraban.
Se você precisa realizar transações de valor mais alto, o cheque se destaca como uma ótima opção por oferecer a garantia real de pagamento. Essa segurança é especialmente importante em negócios de grande escala ou transações significativas, em que a confirmação de recebimento é essencial.
9) O foro competente para a execução do cheque é o local do pagamento - lugar onde se situa a agência bancária em que o emitente mantém sua conta corrente - sendo irrelevantes os locais de domicílio do autor e do réu. Precedentes: AgRg no AREsp 485863/MS, Rel.
É necessário comparecer ao guichê do caixa da agência informada no cheque, portando documento de identificação com foto. Se houver a indicação de beneficiário no cheque (cheque nominal), apenas ele poderá fazer o saque ou terá que endossar (colocar o nome de quem receberá o cheque e assinar).
Mais incorreta, ainda, é a interpretação dada pela Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN, em seu site: "O cheque prescreve 180 dias depois de sua apresentação, que deverá ser feita em 30 dias, se for na mesma praça em que foi emitido, ou em 60 dias, caso ocorra fora dela".
Como faço para depositar um cheque no Nubank? O Nubank não aceita depósitos de cheques físicos, seja por meio de aplicativo, caixa eletrônico ou de outra forma. Você deve descontar o cheque em outro banco e fazer o depósito do dinheiro no Nubank por outros meios, como PIX, TED ou boleto.
Basta acessar o aplicativo Banco do Brasil no seu smartphone e capturar a imagem do cheque. Para ter acesso a um passo a passo, com orientações específicas para o seu perfil, é só selecionar uma das opções abaixo. Lá você também pode conferir um vídeo com mais informações sobre o depósito de cheque pelo celular.
Pelo App BB, você pode depositar cheques em sua conta-corrente de qualquer lugar, sem precisar ir ao banco. O serviço está disponível para dispositivos com sistemas operacionais iOS e Android. Basta acessar o app pelo seu celular, tirar uma foto do cheque e pronto.
A partir de agora, você pode depositar cheques em sua conta corrente sem precisar ir ao banco. Basta acessar o aplicativo Banco do Brasil no seu smartphone e capturar a imagem. O serviço está disponível para aparelho com sistemas iOS e Android.
Caixa vai começar a descontar cheques em lotéricas | Diário do Grande ABC - Notícias e informações. A rede de 6,2 mil casas lotéricas da Caixa Econômica Federal (CEF) começará, a partir do próximo dia 12, a descontar cheques especiais da instituiçao até o valor máximo de R$ 100.
Como funciona o empréstimo com cheque? Você pode solicitar o empréstimo pessoal em um banco ou instituição financeira. Quando for fechar o acordo, você precisa levar as folhas de cheque nominais e pré-datadas. A quantidade de folhas é referente a quantidade de parcelas.
Todo cheque deve ser pago ao favorecido no ato de sua apresentação ao banco ou instituição vinculada ao pagador. Durante essa transição, quem recebe o cheque pode escolher realizar o saque do valor registrado ou depositá-lo em uma conta corrente identificada.
Risco de inadimplência: Uma das principais desvantagens de aceitar cheques como forma de pagamento é o risco de inadimplência. Um cheque pode ser devolvido por falta de fundos, o que pode levar a perdas financeiras e tempo perdido na tentativa de recuperar o pagamento.
O processo de trocar cheque é uma forma de compensá-lo e receber o valor que está inscrito. É possível recebe-lo em papel moeda ou transferido para conta corrente, mas o processo de compensação deve ser realizado fisicamente no banco ao qual ele está endereçado.