Entre as denominações que podem ser nomeadas de arminianas estão as Batistas Gerais, Metodistas, Metodistas Wesleyanos, Hollines, Igreja do Nazareno, Assembléias de Deus e outras denominações Pentecostais.
O arminianismo clássico tem sua base nas Escrituras Sagradas e Pais da Igreja, não surgiu com proposta de inovação, mas para ratificar o caráter sinergista de que a obra salvífica é de ação divina, contudo o ser humano pode resistir à graça redentora de Cristo.
Quais igrejas são calvinistas e quais são arminianas?
Hoje localizamos a teologia arminiana no seio das igrejas pentecostais e neopentecostais, enquanto a teologia calvinista tem a adesão, entre outras denominações protestantes, principalmente das igrejas presbiterianas.
O movimento surge na Igreja Missão da Fé Apostólica, liderada pelo William Seymour, que fazia parte do Movimento Holiness (Santidade), tem suas raízes no arminianismo. Charles Fox Paham que também é considerado um dos Pais do Movimento Pentecostal, era ministro da Igreja Episcopal Metodista e arminiano.
Comumente, são mais associados com o calvinismo os membros das igrejas presbiterianas. No entanto, a teologia de Calvino está presente em diferentes denominações, espalhadas em várias igrejas batistas e pentecostais no Brasil.
Arminianismo é uma escola de pensamento soteriológica (doutrina da salvação), baseada nas ideias do pastor e professor holandês Jacó Arminio (1560-1609) e seus seguidores históricos, os remonstrantes.
Obviamente, historicamente falando, nós, Batistas, afirmamos a Doutrina Calvinista da Perseverança dos Santos em contraposição à possibilidade do crente 'cair da graça', vir a perder a sua salvação.
A Igreja Assembléia de Deus é arminiana ou calvinista?
Em resposta, diante de tamanho crescimento do Calvinismo no meio pentecostal, a Assembleia de Deus em parceria com a CGADB organiza uma comissão para elaborar a sua própria Declaração de Fé, que tem um viés arminiano, visando unicamente resguardar a sua membresia e doutrinas.
A presente pesquisa irá explanar os pontos do arminianismo seguindo o acróstico FACTS, que são: Libertos pela Graça, Expiação para Todos, Eleição Condicional, Depravação Total e Segurança em Cristo, tendo como principal referencial teórico “As Obras de Armínio”.
Em doutrina a Igreja é Calvinista, mas seus pregadores estão longe de serem rígidos neste particular, sendo calorosamente evangélicos, e, em geral, distintamente culturados.
A instituição evangélica, de tradição calvinista, é marco do presbiterianismo no país e pertence à família das igrejas reformadas ao redor do mundo. Sua origem remonta à Reforma Protestante, fruto do rompimento do sacerdote agostiniano alemão Martinho Lutero (1483-1546) com a Igreja Católica, em 1517.
Igrejas Arminianas: Assembleia de Deus, Igreja do Evangelho Quadrangular, Metodistas (do Brasil, Wesleyanas, Livre – todas as Metodistas), Batistas Gerais, Igreja do Nazareno, Igrejas Holiness, Exército da Salvação, Igreja de Deus, Igreja de Santidade, etc.
O arminianismo não prega que Deus quer salvar todos os seres humanos incondicionalmente (isto seria universalismo), mas que a intenção de Deus com a morte de Cristo é prover salvação a toda a humanidade e salvar todo aquele que, não resistindo à graça, creia em Jesus.
A Assembléia de Deus é uma igreja evangélica pentecostal que prima pela ortodoxia doutrinária. Tendo a Bíblia como a sua única regra de fé e prática, acha-se comprometida com a evangelização do Brasil e do mundo, conformando-se plenamente com as reivindicações da Grande Comissão.
Por aqui, a maior igreja que segue os princípios calvinistas hoje é a Igreja Presbiteriana do Brasil. Mas há outras denominações e dissidências que, no cerne, seguem o modo de pensar desse teólogo francês.
Qual é a linha de pensamento da Igreja Assembleia de Deus?
Os assembleianos acreditam no pré-milenarismo (que é uma divergência dentro da escatologia cristã), aguardando uma segunda vinda de Jesus Cristo em duas fases distintas: a primeira, invisível ao mundo, para arrebatar a Igreja fiel da terra, antes da Grande Tribulação (Mateus 24:29-31); e a segunda, visível e corporal ...
A teologia arminiana é um sistema teológico que se baseia nos ensinamentos de Jacobus Arminius, um teólogo holandês do século XVI. Essa teologia enfatiza a liberdade humana e a capacidade de escolha na salvação, em contraste com a teologia calvinista, que destaca a soberania de Deus e a predestinação.
Qual a linha teológica da Igreja Batista da Lagoinha?
A Igreja Batista da Lagoinha pode ser considerada hoje uma megaigreja. São mais de 94 mil membros, nas mais de 600 comunidades plantadas no mundo todo. Com pouco mais de 60 anos de existência, sua construção teológica é bastante multifacetada. Ela nasce nominalmente como batista, porém, teologicamente pentecostal.
O arminianismo de quatro pontos, como o nome já diz, crê nos quatro primeiros pontos do arminianismo, que são: Depravação total Extensiva, Eleição Condicionada a fé prevista, Expiação ilimitada e Graça Resistive.
A teologia presbiteriana tipicamente enfatiza a soberania de Deus, a autoridade das Escrituras e a necessidade da graça por meio da fé em Cristo. O governo da igreja presbiteriana foi assegurado na Escócia pelos Atos de União em 1707, que criaram o Reino da Grã-Bretanha.
Convenção Batista Reformada do Brasil (CBRB) é uma denominação cristã de igrejas batistas reformadas (calvinista) no Brasil. Sua fundação se deu no quinquencentenário (500 anos) da Reforma Protestante (quando Martinho Lutero pregou as 95 Teses na Igreja de Wittenberg, em 1517).
O arminianismo tem suas origens no final do século XVI e início do século XVII, como uma reação ao calvinismo estrito que dominava a teologia reformada na Holanda. Seu nome deriva de Jacobus Arminius (1560-1609), um teólogo que desenvolveu ideias teológicas distintas das doutrinas calvinistas predominantes na época.