Assim como os seres humanos, as flores herdam sua aparência pelos genes. Pigmentos nascem nessas plantas, produzindo uma gama de cores através do espectro. O mesmo químico, carotenóide, que produz o pigmento em tomates e cenouras também produz as cores amarelo, vermelho, laranja em certas flores.
Colocar a flor na água com corante, de maneira que metade do caule fique num copo e a outra metade no outro copo. Aguardar. Em dias quentes os resultados começam a aparecer após cerca de 10 minutos. As pétalas começam a ganhar cor – azul ou vermelho – de acordo com o lado do caule pelo qual são irrigadas.
A rosa-louca nasce em um arbusto, típico da China, chamado de Hibiscus mutabilis. Capaz de atingir até quatro metros de altura, ele faz sucesso em jardins mundo afora por conta da flor que muda de cor.
O que acontece quando as flores mudam de COR ficam manchadas e DIFERENTES ?
Como fazer flores que mudam de cor?
Se for necessário, coloca mais água com corante para a flor não desidratar; O que observamos: Algumas horas ou dias depois (variante consoante as flores) podemos começar a ver pequenas mudanças nas flores, tais como ténues estrias de cor ao longo das pétalas. Com o passar dos dias, as flores vão ficando mais coloridas.
“Uma luz mais intensa pode aumentar a quantidade de pigmentos das rosas, principalmente as lilases, fazendo com que elas fiquem mais escuras. Certos poluentes, como o gás etileno emitidos pelos carros, funcionam como uma espécie de hormônio de envelhecimento que faz com que a flor envelheça mais rapidamente.
A flor quando está branca sinaliza aos insetos que se abriu recentemente e, naquele momento, possui maior oferta de néctar. Conforme vão sendo polinizadas, as pétalas das flores mudam de cor, passando para o rosa até chegar ao roxo, quando o néctar chega ao fim.
De todas as tonalidades encontradas nas rochas, plantas e flores, penas e escamas de animais, o azul é a cor mais difícil de encontrar. Mas porque é que a cor azul é tão rara? A resposta está ligada com a química e a física de como as cores são produzidas — e de como as vemos.
Por fim, as flores pretas são raras na natureza devido a limitações na pigmentação e à seleção natural que favorece cores mais visíveis para a polinização.
As favoritas delas são manjericão, funcho, malva, manjerona, orégano, alecrim, dente de leão, tomilho, hortelã, margaridas, girassóis, entre outras. Invista em espécies que atraem as abelhas. Malícia, sapateira e urucu são alguns exemplos.
A coloração das flores está diretamente relacionada com a sua reprodução, pois serve como uma forma de atração de organismos responsáveis pelo transporte de pólen. Essa variedade de cores, que representa uma grande adaptação, é conseguida graças à presença de pigmentos.
Roseiras enxertadas às vezes desenvolvem flores diferentes se você podá-las no enxerto. Algumas espécies ou cultivares também mudam de cor à medida que se desenvolvem, ou se a iluminação ou temperatura mudam.
Qual a diferença entre manacá da serra e manacá de cheiro?
Lourdinha Linhares não dá para confundir, as fôlhas do manacá da serra são compridas e com estrias verticais meio durinhas, do manacá de cheiro são lisas e mais arredondadas, quase coração e as flôres são perfumadas.
Isto acontece porque o caule da flor absorve a água que está no copo. A água irriga toda a planta até atingir as pétalas. Como a água está carregada de pigmentos coloridos, esses pigmentos migram com a água até ficarem depositados nas pétalas, deixando-as coloridas.
O Manacá da Serra é uma planta versátil que se adapta bem a diferentes condições de luz, mas para florescer de forma exuberante, ele prefere ambientes com sol pleno ou, no mínimo, meia-sombra.
Uma das particularidades destas flores é que mudam de tonalidade à medida que passam os dias. Ao princípio são amarelas, depois tornam-se cor de laranja e, por último, aparece a cor vermelha.
Espécie Tibouchina mutabilis é nativa da Mata Atlântica e pode ser encontrada em áreas florestadas e também urbanas. O manacá-da-serra (Tibouchina mutabilis) pode passar despercebido aos olhos de muita gente no dia a dia, mas quando a árvore floresce tudo muda. O colorido das flores tem dois tons.
A água que você escolhe para regar as plantas faz toda a diferença no desenvolvimento delas — e pode levar a pontas queimadas. Isso acontece, em especial, quando a qualidade da água não é adequada. A água salobra, por exemplo, é aquela que tem mais minerais que a água doce normalmente apresenta.
As roseiras devem ser podadas quando se encontram no período de dormência. Por essa razão, a melhor altura para podar roseiras situa-se entre Janeiro e Fevereiro. Para esta operação, utilize uma tesoura de poda de boa qualidade, que corte bem e seja fácil de manusear.