Seu evangelho é o terceiro em ordem cronológica; os dois que o precederam foram escritos pelos apóstolos Mateus e Marcos. Lucas não conviveu pessoalmente com Jesus e por isso a sua narrativa é baseada em depoimentos de pessoas que testemunharam a vida e a morte de Jesus.
São Marcos, Evangelista, não era um dos 12 Apóstolos: então quem era ele? Assim como São Lucas, ele não fez parte dos 12 primeiros discípulos chamados por JesusDos quatro evangelistas, dois eram discípulos diretos de Jesus, escolhidos por Ele próprio para serem Seus 12 Apóstolos: São Mateus e São João.
Quais apóstolos não conheceram Jesus pessoalmente?
Lucas não conheceu Jesus pessoalmente. Ele conheceu o Senhor através dos apóstolos. Ele foi discípulo dos apóstolos de Jerusalém e depois foi discípulo de São Paulo.
Delineado o conceito trabalhado, passemos a tentar compreender cada um dos Evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João. Destes, dois acompanharam a vida e ministério de Jesus, Mateus e João; enquanto Marcos e Lucas fizeram seus relatos a partir do que ouviram e conviveram.
Lucas não conviveu pessoalmente com Jesus e por isso a sua narrativa é baseada em depoimentos de pessoas que testemunharam a vida e a morte de Jesus. Além do evangelho, é autor do "Ato dos Apóstolos", que complementa o evangelho.
Por Nilo Luza. O Evangelho segundo João é bem diferente dos outros três, chamados sinóticos, porque apresentam mais ou menos a mesma visão e têm muitos textos comuns. Em João os poucos “milagres” são denominados “sinais”. Praticamente não há parábolas.
João Marcos era judeu e ainda criança quando conheceu Jesus. Foi batizado por São Pedro, de quem foi discípulo e seguidor. Quando discípulo de Pedro, começou a escrever sobre a vida de Jesus e seus textos se tornaram o Segundo Evangelho. Seu Evangelho é o mais curto e fala com emoção a paixão e sofrimento de Cristo.
De todos os doze apóstolos, João, o Apóstolo Amado e filho de Zebedeu, tornou-se o mais destacado teólogo, tendo morrido de morte natural, em Éfeso, no ano 103, quando tinha 94 anos.
Além de são Marcos, Lucas também não foi propriamente apóstolo, mas um discípulo dos apóstolos. Nasceu na cidade de Antioquia, uma das primeiras fora de Israel a ter uma comunidade cristã. Oriundo de uma família nobre, era médico e estudioso, provavelmente versado nas artes clássicas e na pintura.
A convenção tradicionalmente mantida é que os autores foram dois dos doze apóstolos de Jesus, João e Mateus, e dois "homens apostólicos", Marcos e Lucas: Mateus — um antigo coletor de impostos que foi chamado por Jesus para ser um dos doze apóstolos.
A Dúvida de Tomé (ou A Incredulidade de Tomé) é um episódio da vida de Jesus narrado em João 20:24–29. A expressão passou a significar desde então a dúvida que só pode ser sanada com o contato direto, visual e físico com as evidências. Ou seja, o comportamento do cético. A Incredulidade de Tomé.
São Lucas Evangelista não conviveu com Jesus, mas foi discípulo do grande São Paulo Apóstolo, o maior evangelizador de todos os tempos. Lucas pôde contemplar a entrega de Paulo para que o Evangelho fosse anunciado a todos: gregos, gentios, ateus, sem distinção.
Apesar de Marcos não estar entre os discípulos originais de Jesus Cristo, ele foi convertido posteriormente e tornou-se assistente do Apóstolo Pedro, e pode ter escrito seu evangelho com base no que aprendeu com ele (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Marcos”).
Principalmente os livros de Mateus, Marcos e Lucas são conhecidos como sinóticos, pois utilizam grande quantidade de histórias em comum, a mesma sequência para contá-las, e algumas vezes, utilizando exatamente a mesma estrutura e até as mesmas palavras.
São Paulo foi um apóstolo de Cristo, um dos maiores propagadores do cristianismo. Autor de treze epístolas do Novo Testamento. Antes de se converter, era conhecido como Saulo e perseguia os discípulos de Jesus nos arredores de Jerusalém. São Paulo, Apóstolo nasceu em Tarso, na Cilícia, atual Turquia.
Hoje, a maioria dos estudiosos concorda que Mateus não escreveu o Evangelho que leva seu nome, e prefere descrever o autor como um anônimo cristão de origem judaica, escrito no final do primeiro século, embora muitos preveem a possibilidade de conexão indireta com o apóstolo.
Lucas não conheceu Jesus, não caminhou com ele, mas aprendeu a amá-lo através dos ensinamentos de Paulo. E depois de ter feito a experiência com o Cristo ressuscitado, agora ele vai escrever sobre Jesus e sobre a caminhada dos Apóstolos, pois é atribuído a ele a redação do livro dos Atos dos Apóstolos.
O “NÃO” de Jesus para Tiago, seu apóstolo. Tiago aqui é retratado com uma deficiência na perna. E Jesus o convocou para uma missão de curar pessoas, deu este dom à ele. Então, Tiago questiona Jesus porque até agora Ele não o curou e como ele poderia curar outras pessoas sendo que ele mesmo não tinha sido curado.
Quem foi o único discípulo que ficou ao lado de Jesus?
João esteve presente em momentos marcantes da vida de Jesus: no episódio da transfiguração no monte Tabor, Jesus chama Pedro, Tiago e João; na Santa Ceia, quem reclina a cabeça no peito de Jesus é João e no momento da agonia de Jesus na Cruz, foi o único apóstolo que esteve presente até os últimos momentos de Jesus, ao ...
Os Apócrifos do Novo Testamento, também conhecidos como "evangelhos apócrifos", são uma coletânea de textos, alguns dos quais anônimos, escritos nos primeiros séculos do cristianismo, vetados no Primeiro Concílio de Niceia, não reconhecidos pelo cristianismo ortodoxo e que, por isso, não foram incluídos no Cânone do ...
Qual a diferença entre os evangelhos sinópticos e os evangelhos de João?
Enquanto que os evangelhos sinópticos apresentam Jesus como humano (que se destaca dos comuns por suas ações milagrosas) e são fontes de informações históricas sobre Jesus Cristo, o Evangelho de João descreve Jesus como o Messias, isto é, com o caráter divino de quem traz a redenção absoluta ao mundo.
Mateus parece ter escrito para o público judeu, para mostrar que Jesus Cristo cumpriu as profecias do Velho Testamento a respeito do Messias (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Mateus”).