No Novo Testamento, Paulo relaciona dezessete pecados mortais: “Adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias.” Há os pecados contra a fé (incredulidade de Deus e heresia), contra a ...
A cidade de Corinto era uma cidade grande, rica e diversificada onde o pecado sexual era predominante. Paulo listou a fornicação (relações sexuais fora do casamento), o adultério e a homossexualidade como alguns dos pecados comuns entre os coríntios (ver 1 Coríntios 6:9–10).
Paulo diz: “Pois até à Lei havia pecado no mundo; o pecado, porém, não é levado em conta quando não existe lei” (Rm 5,13,14). A referência à Lei que emana de Deus, por Paulo, enseja interpretações, sempre em direção a um 'estado social', pecaminoso.
Os membros da igreja primitiva que viviam em Corinto lidavam com muitos dos problemas que existem hoje, como desunião, falsos ensinamentos e imoralidade.
Eles diziam que não eram seguidores de homem algum e sim de Cristo. Era como se dissessem: não queremos estar debaixo da orientação ou da instrução e autoridade de qualquer homem porque recebemos tudo diretamente de Cristo.
Os crentes de Corinto tinham todos os dons espirituais, inclusive os chamados dons extraordinários, como línguas, curas e profecias. Apesar disso, Paulo não podia considerá-los como espirituais, mas como carnais, como as crianças em Cristo.
No Novo Testamento, Paulo relaciona dezessete pecados mortais: “Adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias.” Há os pecados contra a fé (incredulidade de Deus e heresia), contra a ...
Paulo, ao afirma ser o “pior” dos pecadores estava, de acordo com o contexto, fazendo referência ao seu passado sem Cristo. Durante os versos anteriores ao (15), Paulo descreve o seu passado de pecado, onde sua identidade residia em suas obras.
Por que o apóstolo Paulo censura os crentes em 1 Coríntios 5?
O Apóstolo Paulo aconselhou os santos a não permitirem que pessoas iníquas os influenciassem. Ele advertiu os santos a evitarem as filosofias e práticas imorais comuns em Corinto.
O que estava acontecendo na igreja de Corinto na Santa Ceia?
Para o apóstolo, uma comunidade dividida podia até banquetear-se, mas não se alimentaria do Senhor. Essa era a situação da igreja de corinto. Eles se reuniram para comer e beber, mas a Ceia do Senhor não foi servida, porque os limites do ensino apostólico foram postos de lado.
Na mitologia grega, Chloe era um dos epítetos da deusa Deméter, deusa da agricultura e das colheitas. O nome também é mencionado no Novo Testamento da Bíblia, especificamente em 1 Coríntios 1:11, onde Chloe é uma mulher cristã de Corinto que informou Paulo sobre as disputas na igreja local.
Aliás, o apóstolo Paulo tinha algumas fraquezas. Paulo escreveu que, para não se tornar orgulhoso, o Senhor lhe dera um “espinho na carne” (2 Coríntios 12:7). Não sabemos o que era, mas era algum tipo de fraqueza. Paulo não apenas pediu ao Senhor, mas implorou ao Senhor que afastasse essa fraqueza.
O "espinho na carne" de Paulo, que muitos acreditam ser uma metáfora para suas lutas físicas ou espirituais, é apresentado como um instrumento essencial para impedir o orgulho e promover a verdadeira humildade e dependência em Deus. Este não é apenas um livro para leitura, mas um companheiro para a vida toda.
“Paulo (James Faukner) é conhecido como um dos perseguidores de cristãos, mais cruel de seu tempo. Mas, tudo muda quando ele tem um encontro com o próprio Jesus e, a partir desse momento, o jovem se torna um dos apóstolos mais influentes do cristianismo.”
Jesus também Se qualificou para ser nosso Salvador porque foi a única pessoa que viveu na Terra sem ter cometido pecado. Isso O tornou um sacrifício digno para pagar os pecados das pessoas.
No texto bíblico, Manassés é execrado como o monarca mais pecaminoso do Reino de Judá (2Reis 21,3-7), por ter reintroduzido a idolatria, permitindo a reconstrução de altares destruídos por seu pai.
Foi desta última que – segundo os escritos – primeiro Eva, depois Adão, comeram (por influência de uma serpente) o fruto proibido e, assim, foram expulsos do Paraíso. Estava então condenada a Humanidade a passar a eternidade enfrentando provas e tormentos na Terra.
Depois desse encontro com Jesus, o apóstolo ficou cego e foi levado para a cidade de Damasco. Sua cegueira durou 3 dias e foi curada por Ananias, um servo de Deus, que teve uma visão, mostrando que precisava encontrar um judeu perseguidor dos cristãos.
A conversão de Paulo pode ser datada entre os anos de 31 e 36 pela referência que ele fez em uma de suas epístolas. De acordo com os "Atos dos Apóstolos", sua conversão (metanoia) ocorreu na "estrada para Damasco", onde ele afirmou ter tido uma visão de Jesus ressuscitado que o deixou temporariamente cego.
Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus.
No primeiro século, a igreja cristã em Corinto recebeu Cartas do apóstolo Paulo, o qual tratou duramente de pecados de repercussão, como a imoralidade sexual, as facções e a desordem nos cultos, mas também achou ocasião para ensinar sobre os dons espirituais, considerando que eles conheciam essa realidade.
Os 9 dons mencionados pelo apóstolo Paulo são: palavra de sabedoria, palavra de conhecimento, fé, dom de cura, operação de maravilhas, profecia, discernimento de espíritos, variedade de línguas e interpretação de línguas.
Ele é o grande escritor do Novo Testamento e grande conhecedor da Sagrada Escritura. Terminou sua vida decapitado em Roma. Ele merece um destaque maior por ser autor de várias cartas. Em Damasco, Paulo teve uma grande reviravolta em sua vida.