A síndrome vasovagal é mais comum nas mulheres e durante a juventude. Outros fatores que podem levar os portadores dessa síndrome a desmaiar são: grandes emoções, sustos e ingestão de bebidas alcoólicas.
Alguns tipos de AVC mais graves também podem levar a perda de consciência e serem confundidos com desmaios. Outras condições neurológicas que podem causar síncope são a síndrome do roubo da subclávia e a Atrofia de Múltiplos Sistemas.
A sensação de desmaio pode ser causada por emoções fortes, ataques de pânico, mudanças bruscas na posição do corpo, exposição prolongada ao calor, anemia, hipoglicemia, infarto ou AVC, por exemplo.
Desmaio, em si, não é uma doença, mas pode ser consequência de outros quadros clínicos, como: doenças cardiovasculares, distúrbios metabólicos, uso de diuréticos em doses mais altas, queda repentina de pressão causada por mudança de posição, cansaço extremo, nervosismo intenso e dores fortes.
Neste momento o cérebro quer comunicar que não está recebendo o sangue que precisa e que, por isso, a pessoa deve sofrer um desmaio. O cérebro "diz" ao coração que diminua seu ritmo e dilate suas válvulas. "A pressão sanguínea cai, devido à baixa velocidade do ritmo cardíaco, e a pessoa perde a consciência."
O que é lipotimia? A lipotimia é uma condição médica muito confundida com a síncope (desmaios). Isso porque ambas causam alterações na percepção do corpo. Na lipotimia, o paciente se sente prestes a desmaiar, mas não chega à perda de consciência.
O que pode ajudar é levantar seus membros inferiores para favorecer a corrente sanguínea. Depois do evento, é essencial procurar um cardiologista para fazer uma estratificação de risco (investigação de uma patologia cardíaca subjacente, epilepsia e outros tipos de tontura que possam estar associados).
A síncope vasovagal geralmente é precedida por pródromos (enjoo, mal-estar, palidez, sudorese, calor, visão embaçada, desequilíbrio). Já os desmaios de causa cardíaca não apresentam pródromos e podem ser precedidos por palpitações.
Conhecidos cientificamente como síncopes, os desmaios são situações em que a pessoa abruptamente perde a consciência e a capacidade de permanecer em pé. Depois desse momento desacordado, a recuperação geralmente é rápida e não há nenhum tipo de sequela.
Quais os riscos de desmaiar? É comum acreditar que o desmaio é um evento inofensivo. Porém, ele pode ser um sintoma de algum problema de saúde. Além disso, o desmaio aumenta o risco de um traumatismo craniano ou fraturas ósseas, devido à queda brusca.
Síncope é a perda de consciência súbita e breve com perda do tônus postural seguida de restabelecimento espontâneo. O paciente fica imóvel e flácido e geralmente com membros frios, pulso fraco e respiração superficial.
A síncope pode ser definida como uma perda transitória da consciência, associada a incapacidade de manter-se na posição de pé. É popularmente conhecida como desmaio. A lipotímia é a sensação de desmaio, sem que esse, efetivamente ocorra.
A cianose é a coloração azulada ou acinzentada da pele, decorrente de oxigenação insuficiente do sangue. A cianose surge quando circula pela pele sangue sem oxigênio (desoxigenado), que é mais azulado e menos vermelho.
O CID R42 indica que o paciente apresenta tontura e instabilidade. Constam como sinônimos no CID: Sensação de “cabeça leve” Vertigem sem outra especificação.
Letargia é o nome dado a um estado físico em que a pessoa fica com seus níveis de energia abaixo do normal. Ela acaba por sentir uma verdadeira diminuição de suas capacidades mentais e físicas, sendo que seu estado de alerta já não fica no mesmo nível.
Na síncope vasovagal, o paciente acaba desmaiando em decorrência de uma forte resposta emocional de seu organismo a sensações como medo, pânico e estresse. Até mesmo ver sangue é capaz de desencadear uma síncope. Nessas situações, a pressão sanguínea cai subitamente e o indivíduo acaba por desmaiar.
A Síndrome Vasovagal ou Síncope Vasovagal consiste na perda de consciência transitória, um desmaio caracterizado pela baixa da pressão arterial e dos batimentos cardíacos. Ela é causada pela baixa chegada de sangue ao coração e ao cérebro, que percorre o nervo vago - que conecta o coração ao cérebro.
Resumo. Síncope neuromediada ou reflexa (SNMR) se refere a um grupo de doenças ou quadros relacionados, nos quais ocorre hipotensão sintomática como resultado da vasodilatação e/ou bradicardia por reflexo neural. Síncope vasovagal (SVV) se refere a um tipo particular de SNMR, também conhecido como desmaio comum.
Outros gatilhos para um desmaio incluem estar em locais abafados e com aglomeração, ficar por longos períodos de pé, passar por situações de estresse emocional, estar grávida ou ter alguma condição médica preexistente, como anemia, baixo nível de açúcar no sangue, problemas cardíacos, entre outros.
CID R55: o que significa? CID R55 é o código para descrever síncope e colapso, que, de forma simples, podem ser definidos como episódios em que há perda transitória da consciência. Geralmente, a síncope dura segundos ou alguns minutos, podendo manifestar diferentes condições de saúde.