Há quatro vacinas pneumocócicas conjugadas disponíveis no Brasil: a VPC-10; a 10-valente (VPC10), a 13-valente (VPC13), a 15 valente (VPC15) e a 20-valente (VPC20). Elas previnem, respectivamente, 10, 13, 15 e 20 tipos de pneumococos, bactérias que são responsáveis por doenças graves, como pneumonia e meningite .
Quais as doenças que a vacina pneumocócica previne?
Vacina Pneumo 23 protege contra doenças graves, como pneumonia e meningite. A vacina Pneumo 23 ou pneumocócica 23 protege contra doenças graves causadas pela bactéria pneumococo, como pneumonias, meningites e outras. É indicada para crianças a partir dos 2 anos de idade e adultos.
A vacina pneumocócica conjugada 10-valente (VPC10) previne cerca de 70% das doenças graves (pneumonia, meningite, otite) em crianças, causadas por dez sorotipos de pneumococos.
A vacina pneumocócica conjugada 15 (ou vacina pneumo 15), previne grande parte dos casos de pneumonia, meningite e otite média aguda (infecção que acomete o ouvido) causados pelo pneumococo. O pneumococo é uma bactéria Gram positiva que é chamada Streptococcus pneumoniae.
Há duas diferenças fundamentais entre as vacinas pneumo 13 e pneumo 15 com a pneumo 23. Além da quantidade de sorotipos de pneumococos presentes em cada vacina – 13, 15 ou 23 –, a diferença fundamental é que as vacinas pneumo 13 e a pneumo 15 são vacinas conjugadas e a pneumo 23 é uma vacina polissacarídica.
A vacina pneumocócica conjugada 13-valente (VPC13) previne cerca de 90% das doenças graves (pneumonia, meningite, otite) em crianças, causadas por 13 sorotipos de pneumococos. A vacina pneumocócica conjugada 15-valente (VPC15) acrescenta mais dois sorotipos aos 13 já existentes na VPC13.
A vacina pneumo 13 ou pneumocócica conjugada 13 previne boa parte dos casos de pneumonia (infecção nos pulmões), meningite (infecção das meninges, membranas que recobrem o cérebro) e otite (infecção aguda no ouvido) causados pelo pneumococo.
A Sociedade Brasileira de Pediatria e a Sociedade Brasileira de Imunizações recomendam que seja utilizada a vacina de maior cobertura possível, Pneumo 20, ou na impossibilidade dela, utilizar pelo menos a Pneumo 15, para uma proteção eficiente contra os sorotipos de pneumococo mais frequentes.
Qual vacina devo tomar primeiro, Pneumo 13 ou Pneumo 23?
A partir dos 2 anos, recomenda-se dose única. Para idosos acima de 60 anos e pacientes imunodeprimidos, recomenda-se a complementação da vacinação com a aplicação da vacina Pneumo 23 (pneumocócica polissacarídica 23- valente) após a vacina Pneumo 13.
Quais doenças a vacina pneumocócica 10 valente previne?
O imunizante, que em 2022 completou dez anos de introdução no Sistema Único de Saúde (SUS), protege crianças com até dois anos contra a doença pneumocócica, causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae, que provoca doenças pulmonares como pneumonias, além de inflamações do ouvido e a meningite bacteriana.
Entre os que devem tomar a vacina estão as pessoas com mais de 60 anos de idade que estejam acamadas em casa; que residam em instituições fechadas, como asilos, casas geriátricas e casas de repouso, mesmo que não estejam acamadas; ou ainda que estejam hospitalizadas.
Muito comum: calafrios, fadiga, eritema no local da vacinação, endurecimento / edema no local da vacinação, dor / sensibilidade no local da vacinação, limitação do movimento do braço; Comum: febre; Incomum: linfadenopatia localizada na região do local da vacinação.
A vacina pneumocócica 13 confere proteção contra 13 sorotipos de pneumococos. É recomendada para crianças a partir de 6 anos, adolescentes e adultos com doenças crônicas. Geralmente é necessária apenas uma dose da vacina, porém em alguns casos são necessárias duas doses com intervalo de dois meses.
A vacina para rinite é indicada para pessoas que sofrem com reações alérgicas exageradas e que podem ser controladas, como rinite alérgica, sinusite, asma alérgica, conjuntivite alérgica e alergia a picada de inseto.
Como os pacientes com doença pneumocócica são tratados no SUS? A vacina VPP-23 também é disponibilizada para pessoas a partir de 60 anos de idade quando internadas em hospitais, residentes em instituições fechadas ou povos indígenas.
Muitas pessoas acreditam que a vacina Pneumo 23 é "superior" à Pneumo 20, mas não é bem assim! A Pneumo 23 é uma vacina recomendada apenas para grupos específicos, e ela é um reforço UM COMPLEMENTO das vacinas Pneumo 13, 15 e 20, protegendo contra outros sorotipos do pneumococo.
A V116 é uma vacina pneumocócica conjugada 21-valente experimental em fase 3 de desenvolvimento para a prevenção de doença pneumocócica invasiva e pneumonia pneumocócica na população adulta.
Quem tomou a vacina Pneumo 13 pode tomar a Pneumo 23?
Para aqueles que tem indicação para a Pneumo23, a vacina conjugada (Pneumo10, 13 ou 15) também deve ser indicada. Em suma: elas não são substitutas, elas se complementam.
Quanto tempo dura a imunidade da vacina Pneumo 23?
A imunidade é adquirida cerca de 10 a 15 dias após a vacinação. Os níveis de anticorpos para a maioria dos antígenos permanecem elevados por pelo menos 5 anos, em adultos sadios. Em algumas pessoas, os anticorpos reduzem-se aos níveis pré-vacinação em um período de 10 anos.
A conhecida "vacina dos 15 anos" é a dpaT. Ela protege contra tétano, difteria e coqueluche. Não está disponível nos postos de saúde, somente em clínicas particulares.