O jaleco é um item muito comum na área da saúde, sendo usado por médicos, enfermeiros, dentistas, farmacêuticos, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e outros profissionais que lidam com pacientes ou materiais biológicos. Ele também é usado por estudantes dessas áreas nas aulas práticas e estágios.
O jaleco é um Equipamento de Proteção Individual (EPI) usado para resguardar profissionais e pacientes dos microrganismos presentes no ambiente hospitalar. Assim sendo, a exposição dos jalecos em locais públicos ou de circulação de pessoas representa riscos para a saúde pública.
Cerimônia do Jaleco de Enfermagem, Biomedicina, Fisioterapia, Nutrição, Estética e Fonoaudiologia; Calouros dos cursos da área da Saúde participam da Cerimônia do Jaleco.
O Conselho Federal de Medicina (CFM) não adota nenhuma norma específica sobre o assunto, mas indica como boa prática da utilização do jaleco que ele seja usado apenas pelo médico que está no exercício da profissão. Se você não está trabalhando em uma instituição de saúde, não deve utilizar a peça.
TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O USO DO JALECO NO CURSO TECNICO DE ENFERMAGEM
É crime sair de jaleco na rua?
Jaleco na rua é proibido por Lei em alguns estados
Por exemplo, no estado de São Paulo, a lei 14.466, está em vigor desde 2011, ocasionando uma multa de R$ 174,50 para os profissionais que forem pegos de jaleco fora de clínicas e hospitais.
Profissionais de saúde não podem usar jaleco fora do ambiente de trabalho, e isso inclusive virou Lei, devido ao grande número de trabalhadores que fazem uso desse EPI em ambientes nada higiênicos, o que pode aumentar os riscos de contaminação para os pacientes e os próprios profissionais.
Os discentes podem, a partir da Cerimônia, usar a vestimenta – que é também um equipamento de segurança que o profissional usa para manusear instrumentos laboratoriais. Esse é o início dos primeiros passos práticos, quando o aluno poderá vivenciar a atuação de mercado da sua futura profissão ”, disse.
Para credenciamento do aluno no evento junto com seus convidados, será necessário o pagamento da taxa de 70,00 reais via PIX ou pagamento na secretaria da instituição.
O jaleco é considerado um Equipamento de Proteção Individual (EPI) para os profissionais da saúde como: médicos, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos etc. Portanto seu uso no ambiente de trabalho desses profissionais é obrigatório.
Na área da saúde, onde a higiene e a prevenção de contaminação são essenciais, existem diversos tipos de jalecos que são amplamente utilizados. Entre os mais comuns, podemos destacar: Jaleco branco clássico: utilizado por médicos, enfermeiros e outros profissionais da área da saúde.
Caso o profissional possua uma especialidade médica, deverá grafá-la, também em letras maiúsculas, logo após o termo “médico” e antes, portanto, do seu nome. Se desejar, o médico poderá ainda acrescentar a palavra “doutor” ou sua abreviatura antes do nome.
Todos os profissionais podem ser chamados de doutor, contanto que concluam o curso de doutorado. Sendo assim, existem doutores em Medicina, Direito, Psicologia, Letras, Odontologia, Administração, Jornalismo e em todas as áreas do conhecimento.
Para escolher a cor do seu jaleco você deve considerar: o seu ambiente de trabalho; o nível de concentração para realizar suas tarefas; como as cores se combinam o se anulam (por exemplo: o laranja neutraliza o azul e vice-versa; o verde neutraliza o vermelho e vice-versa; a violeta neutraliza o amarelo e vice-versa);
“Ao vestir esse jaleco, / eu juro pela minha vida e minha honra, / dedicar minha profissão a serviço da humanidade. / Vestindo este jaleco respeitando a dignidade / e os direitos da pessoa humana, / exercendo a profissão da saúde de forma consciente e dedicada. / Respeitando a vida desde a concepção até a morte, / não ...
Na cerimônia, os estudantes vestem pela primeira vez o jaleco, como o ato de uma transição para o universo da saúde. Em todos os semestres, depois da alegria de ter sido aprovado no vestibular, os novos acadêmicos passam por esse ritual.
A Cerimônia Integrada do Jaleco é obrigatória e faz parte da formação acadêmica do aluno. Para par cipar da cerimônia, o aluno deverá atender às exigências de ordem legal e as orientações de caráter norma vo, discriminadas a seguir: 1.
Dito isso, vejamos as profissões mais comuns que geralmente utilizam o jaleco branco em seu ambiente de trabalho: Médicos. Dentistas e ASB, TSB. Enfermeiros e Técnicos em Enfermagem.
Sim, quem faz Faculdade EAD pode ter formatura tanto no formato EAD, quanto no formato presencial. Vai depender da turma, da instituição e do tipo de celebração escolhido.
Leve em conta o ambiente em que você trabalha antes de escolher. Por exemplo: ambientes gastronômicos são normalmente quentes, então o recomendado é usar roupas leves por baixo para evitar o suor. Da mesma forma, ambientes médicos são frios, então recomenda-se roupas mais grossas por baixo para manter o calor corporal.
Assim, na semana passada, o Diário Oficial publicou a lei 14466, disciplinando o assunto. De acordo com a nova lei, médicos e demais funcionários da saúde não podem circular pelas ruas vestindo os mesmos jalecos que usam durante o trabalho. Agora, falta apenas a regulamentação.
O uso do jaleco é obrigatório para todos os profissionais que trabalham em serviços de saúde tanto na Atenção Básica da Saúde (ABS) quanto em outros pontos da rede de atenção da saúde1,2.