Em que carros o motor 2JZ foi utilizado? O motor 2JZ equipou uma variedade de veículos da Toyota, incluindo o Toyota Supra da quarta geração e o sedã Aristo, bem como o Lexus GS 300.
Toyota Supra e o 2JZ: - Popularidade: A popularidade do 2JZ disparou principalmente devido ao seu uso no Toyota Supra MKIV (A80), especialmente nas versões turbo. O Supra foi produzido de 1993 a 2002, e o motor 2JZ-GTE tornou-se sinônimo deste modelo.
Pois bem: conhecendo o motor 2JZ de cabo a rabo, Andre não precisou pensar muito para decidir-se por um deles em seu mais recente project car, um BMW Z4 da primeira fase (produzida entre 2002 e 2006).
A versão turboalimentada (2JZ-GTE) se destacou por equipar o Toyota Supra MK4, produzindo 276 a 320 cv de fábrica. Com modificações, o 2JZ pode facilmente ultrapassar 1.000 cv, sendo amplamente usado em drag racing e drift devido à sua robustez e capacidade de tuning extremo.
A eficiência sempre foi uma preocupação da Toyota, e variantes de injeção direta dos motores 1JZ e 2JZ foram desenvolvidas para reduzir emissões e consumo de combustível. O 2JZ-FSE, por exemplo, utilizava injeção direta e ostentava uma taxa de compressão de 11.3:1, produzindo 162 kW e 294 N⋅m.
As siglas 2JZ-GTE dizem-te alguma coisa? Sim. É isso mesmo. Trata-se do nome de código de um dos melhores motores a gasolina da história da indústria automóvel: o motor 3.0 turbo de seis cilindros que equipava o Toyota Supra (A80).
Toyota GR Supra A91-MT Edition Chega ao Brasil pela Direct Imports. Há 14 anos, a Direct Imports tem sido referência na importação de carros exclusivos para o Brasil, e agora apresenta mais uma joia rara: o Toyota GR Supra A91-MT Edition.
CURIOSIDADE: O maior motor a diesel do mundo tem quase 110 mil cavalos de potência. RT-flex96C é o nome de nada mais nada menos que o maior motor a diesel do mundo. Desenvolvido pela Wärtsilä Corporation, esse motor alcança potências que qualquer caminhoneiro gostaria.
O motor mais potente de todos foi o BMW M12/13, um motor de quatro cilindros em linha de 1.5 litros turbo equipado com turbocompressor KKK e um sistema de gerenciamento eletrônico digital Bosch.
O que dá quando você junta dois 1JZ? Se você for um piadista, vai logo responder: um 2JZ! Mas é claro que você, nosso leitor entusiasta dos carros japoneses, sabe que a diferença entre um motor 1JZ e um 2JZ é o deslocamento. O 1JZ, de 2,5 litros, veio em 1990; o 2JZ, de três litros, foi introduzido em 1991.
O M139 da Mercedes-AMG, lançado em 2019, é amplamente reconhecido como o motor 2.0 litros mais potente do mundo. Com seus 400 cavalos de potência e 500 Nm de torque, ele equipa o AMG A 45, um dos modelos mais prestigiados da montadora alemã.
Um grã-turismo, ou GT é um automóvel de luxo e alto desempenho, projetado para ser dirigido por longas distâncias. O formato mais comum é o cupê de duas portas, com dois lugares ou com a configuração 2+2. Um Grã-turismo moderno, o BMW M6 (2013).
Seu motor é de 3 cilindros 1.6 turbo de 305 cv e 37 kgfm e a transmissão é manual de 6 velocidades, com tração integral permanente GR-FOUR. Ele vai de 0-100 km/h em 5,5 segundos e atinge 230 km/h de velocidade máxima.
Na ficha técnica deste esportivo, também conhecido como Supra MK5, temos um motor 3.0 turbo com potência de 387 cavalos, torque de 50,8 Kgfm e câmbio automático de 8 marchas. Vai de 0 a 100 em 3,9 segundos e atinge velocidade máxima de 250 Km/h. Peso de 1.542 Kg e preço de R$1.400. 000,00.