A picada pode causar a sensação de formigamento ou dor no local, geralmente sem lesão ou inchaço muito evidente. O paciente pode apresentar dificuldade de manter os olhos abertos, visão turva ou dupla, dificuldade de fala, dores musculares generalizadas e urina escura.
O envenenamento por cascavéis é dos mais sérios e de maior índice de mortalidade, podendo matar em poucas horas, ou após 6-12 dias, devido à lesão renal.
Por isso, a vítima pode até parar de respirar se não tiver socorro adequado em tempo hábil, algo em torno de 2 a 6 horas. Esse efeito é atribuído à ação de uma proteína chamada crotoxina, o principal componente ativo do veneno da cascavel.
Obtida da peçonha de uma subespécie de cascavel, Crotalus durissus collilineatus, a collineína-1 consome o fibrinogênio, composto presente no sangue responsável pela coagulação. No veneno da cascavel, ajuda a causar a hemorragia em quem é picado pela serpente.
urgente! DIAS TOFFOLI SERÁ O PRIMEIRO A SER PRESO! BOMBA INTERNACIONAL EXPLODE NO STF! ACABOU...
Quais são os efeitos do veneno da cascavel?
Veneno da cascavel
Ele destrói as células do sangue das vítimas, causa lesões musculares, afeta os sistemas nervoso e renal. Na peçonha dessa serpente, há uma proteína que causa rápida coagulação, fazendo o sangue da vítima endurecer. O ser humano tem uma proteína parecida, a trombina.
Substâncias cáusticas ou irritantes danificam as membranas mucosas da boca, garganta, do trato gastrointestinal e dos pulmões causando dor, tosse, vômito e falta de ar. O contato da pele com toxinas pode causar vários sintomas, por exemplo, erupções cutâneas, dor e formação de bolhas.
A picada de uma cascavel é muito dolorosa, e se a cobra tiver mais de 1 metro de comprimento essa mordida pode ser fatal – caso a vítima não receba atendimento médico o mais rápido possível, de acordo com o Instituto Butantan.
O veneno da cascavel pode causar hemorragia com risco de morte a quem é picado pela serpente. No entanto, pesquisadores do Brasil e da Bélgica desenvolveram uma molécula de interesse farmacêutico, a PEG-collineína-1, a partir de uma proteína encontrada no veneno dessa cobra, capaz de modular a coagulação sanguínea.
O antídoto para tratamento de mordidas de víbora é feito de soro de ovelha ou cavalo, previamente imunizados com veneno de serpente. A administração de proteínas estranhas à pessoa, tal como anticorpos de soro de ovelha ou cavalo, desencadeia, por vezes, reações imunes, às quais se dá o nome de doença do soro.
Pílula Farmacêutica #131: Soro antiofídico deve ser administrado em até 24 horas após picada. É de conhecimento geral que anfíbios, peixes, escorpiões e serpentes carregam substâncias venenosas, cujas picadas podem ser fatais se não houver tratamento imediato.
O veneno da cascavel (Crotalus durissus terrificus ) tem 65% de crotoxina, proteína que é seu principal componente ativo. Ela inibe os movimentos musculares: por isso, a vítima pode até parar de respirar se não tiver socorro adequado em tempo hábil, algo em torno de 2 a 6 horas.
Considerada uma das cobras mais perigosas na natureza, a Cascavel (Crotalus durissus) pode atingir mais de 1,50 m de comprimento e tem o veneno mais letal dentre as serpentes do Brasil, segundo o Instituto Butantan.
Quais são os efeitos do veneno de cobra no organismo humano?
“O veneno das serpentes perturbam esse equilíbrio e têm poder coagulante e hemorrágico ao mesmo tempo. Desencadeiam a coagulação do sangue na microcirculação, bloqueando o fluxo sanguíneo e dificultando a oxigenação de certos tecidos, como o renal, por exemplo”, explica Böhm.
A picada de cobra é muito dolorosa e, caso a serpente seja venenosa, a preocupação aumenta: além de dor e inchaço no local, podem ocorrer sangramentos em outras partes do corpo, dores musculares e alguns sintomas neurológicos, como visão dupla e pálpebras caídas, dependendo do gênero da serpente.
O soro antiofídico é um antídoto para as toxinas presentes no veneno injetado no organismo humano pelas picadas de cobra. Como explica a OMS, o envenenamento por mordida de serpentes pode ser “potencialmente fatal“ a depender da quantidade e da agressividade da substância inoculada.
Beber água em abundância é uma das formas mais eficazes de desintoxicar o organismo, pois a água auxilia na eliminação das toxinas por meio da urina, do suor e das fezes. Além do mais, manter o corpo hidratado também ajuda a melhorar a função renal e a acelerar o processo de purificação do sistema.
Quais são os efeitos do veneno de cobras no corpo humano?
As principais toxinas hemorrágicas do veneno de cobras peçonhentas como jararacas são as metaloproteinases – que causam extensa hemorragia no local da picada. Essas toxinas estão presentes nos venenos que são inoculados por meio de dentes (presas) que ficam na parte da frente do aparelho bucal da serpente.
O envenenamento por picada de cobra coloca em risco 5,8 bilhões de pessoas, acomete quase 3 milhões e mata pelo menos 138 mil todos os anos no mundo, além de causar prejuízos econômicos incalculáveis, segundo a Organização Mundial da Saúde.
O que acontece quando há contato com o animal? Segundo o Instituto Butantan, quando são esmagados, os piolhos-de-cobra liberam toxinas que podem manchar a pele (deixando-a arroxeada). Além disso, quando se sente ameaçado, o piolho-de-cobra exala um cheiro muito forte (cianeto de hidrogênio) para espantar seus inimigos.
Quais são as sequelas da picada de cobra jararaca?
A picada produz desde efeitos locais, como intensa dor local, parestesia e edema, que podem evoluir, nos casos mais graves, para efeitos sistêmicos, que incluem alterações cardiovasculares, edema pulmonar, choque, hipertensão arterial e morte.