Quais doenças podem positivar o VDRL?
O laudo “reagente” normalmente indica que a pessoa tem sífilis, porém, há também possibilidade de haver falso-positivos devido a reações cruzadas. Nesses casos, pode significar que o paciente tenha outras enfermidades, como brucelose, lepra, hepatite, malária, asma, tuberculose, câncer e doenças autoimunes.O que o exame VDRL detecta?
O exame VDRL – sigla para Venereal Disease Research Laboratory ou Estudo Laboratorial de Doenças Venéreas, em tradução livre – é um teste utilizado para diagnosticar a sífilis, uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum.Qual a diferença entre sífilis e VDRL?
O VDRL é um exame de sangue utilizado para o diagnóstico e acompanhamento da sífilis, uma doença sexualmente transmissível, causada pela bactéria Treponema Pallidum. A sigla vem do nome Venereal Disease Research Laboratory que, em tradução literal para o português, significa o Estudo Laboratorial de Doenças Venéreas.Quando o VDRL é considerado curado?
Os exames que testam a cura da sífilis são o exame de sangue VDRL e o exame do liquor, feito através da punção lombar. Saiba como é feita a unção lombar. A cura da sífilis é alcançada quando os exames de VDRL e do liquor são considerados normais, entre 6 e 12 meses após o início do tratamento.VDRL │ TESTE DE TRIAGEM PARA SÍFILIS │ MEU EXAME
Como saber se a sífilis é recente ou antiga?
A sífilis adquirida até dois anos é considerada recente. Nessa fase, a doença pode manifestar-se como sífilis primária, secundária ou latente recente. Já a infecção presente no indivíduo há mais de dois anos é chamada de sífilis tardia, e pode manifestar-se como latente tardia ou terciária.Quem já teve sífilis fica completamente curado?
Quem já teve a doença pode ter filhos, desde que a sífilis tenha sido tratada e os exames de sangue confirmem que o casal esteja curado. Mulheres que já tiveram sífilis podem engravidar, mas é preciso que o tratamento tenha sido feito corretamente e a doença esteja completamente curada.Quem já teve sífilis sempre vai dar reagente?
A ginecologista Wanicleide Leite Fagundes comentou que a pessoa que tem sífilis sempre vai ter o VDRL reagente. “O que quer dizer exame reagente? Quer dizer que a pessoa que teve a doença sempre vai ter o resultado no exame de ½, que significa que ela teve a sífilis, foi curada, mas tem uma cicatriz sorológica.Qual o valor do VDRL normal?
O VDRL é considerado positivo quando seu título for igual ou superior a 1/16. Títulos inferiores são considerados falso-positivos quando os testes treponêmicos forem negativos.Como saber se a sífilis está ativa?
Na sífilis em atividade a doença apresenta, habitualmente, altos títulos de VDRL (maiores ou iguais a 1/16). Esta condição ou a elevação de títulos do VDRL em quatro vezes ou mais, comparativamente ao último exame realizado, justificariam um novo tratamento para indivíduos previamente tratados.O que é TGO no exame de sangue?
O que é TGO? O TGO é a enzima conhecida como transaminase oxalacética ou AST (aspartato aminotransferase). Ela é produzida no fígado, mas também está presente no coração, músculos, rins e cérebro. Apenas a análise de seus níveis não é o suficiente para detectar doenças hepáticas.Quando o VDRL é considerado cicatriz?
Por quanto tempo podemos considerar um VDRL positivo como cicatriz sorológica e até que diluição? Uma titulação 1/1, 1/2, 1/4 pode estar em ascendência, assim como uma titulação elevada, como 1/256, pode ser considerada como um critério de cura.O hemograma detecta sífilis?
Pessoas que não apresentam sintomas de sífilis e não se encaixam em nenhuma das condições acima também pode fazer o exame para triagem. Não existem contraindicações expressas para um hemograma completo. No entanto, o médico ou médica pode dizer se você está apto a fazer o teste ou não.Quais doenças podem dar falso-positivo para sífilis?
Aqui estão alguns dos fatores mais comuns:
- Doenças Autoimunes. Doenças como lúpus e artrite reumatóide podem causar resultados falsos positivos para a sífilis. ...
- Infecções Agudas e Crônicas. ...
- Problemas no fígado. ...
- Gravidez. ...
- Vacinas. ...
- Idade Avançada. ...
- Uso de Drogas Intravenosas. ...
- Transfusão de sangue: