Entre as inúmeras funções e benefícios para a saúde, o destaque fica com a redução efetiva do colesterol, prevenção de doenças cardíacas, diabetes, infecções e pressão alta, por exemplo. O consumo do chá com a folha de graviola também ajuda no equilíbrio do sistema digestivo.
O consumo esporádico de suco de graviola não faz mal para o fígado. No entanto, alguns estudos mostram que a ingestão frequente de suco de graviola pode causar danos no fígado e também nos rins.
São muitos os tipos de câncer que as frutas vermelhas e roxas, como o morango, a amora, a uva preta e a framboesa, podem evitar, como o de esôfago, boca, estômago e pâncreas. Segundo o dr. Merheb, isso acontece porque as frutas dessas cores são ricas em um tipo de flavonoide chamado antocianina, que previne a doença.
CHÁ DA FOLHA DE GRAVIOLA ELIMINA VERME E TIRA AÇÚCAR DO SANGUE EM DIAS| Dr Dayan Siebra
O que é bom para acabar com as células cancerígenas?
Anticorpos monoclonais, vacinas contra o câncer e as Car T- Cells – células produzidas em laboratório derivadas das mais importantes células de defesa do nosso organismo – são os principais tipos de imunoterapia usados hoje para o combate às células tumorais.
A radioterapia utiliza raios ionizantes para destruir um tumor, impedir o seu crescimento e/ ou reduzi-lo. Ela é feita na direção do tumor e pode curar ou controlar a doença. O avanço tecnológico melhorou consideravelmente os resultados com a radioterapia e a eficácia desse tratamento para o câncer.
Não há evidências científicas que sugiram que o consumo de ora-pro-nóbis possa fazer mal para o fígado. Na verdade, a planta é conhecida por ser rica em nutrientes, tais como proteínas, ferro, cálcio, vitaminas A e C, e fibras alimentares, além de apresentar propriedades antioxidantes.
"Mesmo com tantos benefícios, o suco de graviola assim como todo e qualquer alimento não deve ser consumido de forma exagerada. Essa fruta não é indicada para pessoas com Doença de Parkinson e pressão baixa.
O consumo de graviola não é recomendado para hipotensos, já que ela pode causar quedas de pressão, nem para pessoas com insuficiência renal (devido à quantidade considerável de potássio presente). Diabéticos devem consumi-la com moderação, já que a fruta é rica em açúcares naturais.
Previne doenças crônicas como obesidade e diabetes (por possuir alto teor de fibras, promove a saciedade alimentar e contribui para a formação do bolo fecal e atuam como prebiótico, melhorando o funcionamento do intestino).
Pode ter ação anti-microbiana e fúngicas e de regulação da pressão arterial. O seu nome científico é Annona muricata L e o extrato de suas folhas é muito estudado no tratamento do câncer.
Por possuir antioxidantes, a fruta ajuda a combater os radicais livres que causam danos às células da pele, formando rugas e linhas de expressão, por exemplo. Um estudo demonstrou que o extrato de graviola previne os danos causados pelos radicais livres, ajudando assim a manter a pele jovem e saudável por mais tempo.
O chá de louro pode ter efeitos positivos no controle dos níveis de glicose no sangue. Os compostos bioativos presentes nas folhas, como antioxidantes e polifenóis, podem ajudar a melhorar a sensibilidade à insulina, contribuindo para a regulação da glicose.
Atuar contra parasitas. Alguns dos compostos isolados das folhas e sementes de graviola possuem ação eficaz contra parasitas responsáveis por causar doenças, como amebíase, malária e tripanossomíase, por exemplo.
Consumo em excesso: O consumo em excesso do fruto está relacionado ao risco de doenças neurodegenerativas similares ao Parkinson. Estudos indicam que se um adulto consumir uma fruta por dia, diariamente, durante um ano, pode apresentar lesões cerebrais similares a pesquisa realizada em camundongos.
A ora-pro-nóbis é uma planta comestível com várias propriedades medicinais, fornecendo diversos benefícios para a saúde, como prevenção da anemia, melhora do funcionamento do intestino, perda de peso, prevenção do envelhecimento precoce e diminuição do colesterol.
Ah, sim: embora o orégano propriamente dito não cause problemas ao fígado, pessoas que já têm doenças hepáticas devem procurar um médico para conhecer quaisquer contraindicações específicas para o seu caso, seja com este ou outros alimentos. Em qualquer cenário, vale sempre a moderação.
Os mais indicados são os chás de camomila, maracujá, hortelã e espinheira santa. Devem ser evitados chás mate (por causa do excesso de cafeína), cavalinha e sene. Já em relação às sopas, a indicação é sempre pelas opções caseiras, feitas com ingredientes naturais e sem temperos industriais e conservantes.
Quando uma célula se torna cancerosa, aparecem novos antígenos, desconhecidos para o sistema imunológico, na superfície na célula. O sistema imunológico pode considerar esses novos antígenos, designados antígenos tumorais, estranhos e pode ser capaz de bloquear ou destruir essas células cancerosas.
Existem várias causas para o aparecimento do câncer, são os denominados fatores de risco, como, por exemplo, o tabagismo, o consumo exagerado de álcool, maus hábitos alimentares e sedentarismo, que são em soma os principais responsáveis pelos casos de câncer.
Por isso, para diagnosticar um câncer, são necessários além dos exames de sangue, de imagem, biópsias, testes genéticos, exames endoscópicos e/ou, até mesmo, cirurgias. Neste artigo, mostramos quais exames de sangue ajudam a detectar os cânceres gastrointestinais, especificamente.