Quais animais sobreviveram ao meteoro que matou os dinossauros?
A catástrofe levou à extinção de até três quartos de todas as espécies da Terra, incluindo dinossauros como o Tyrannosaurus rex. Mas alguns dinossauros com penas voadoras sobreviveram e acabaram evoluindo para as mais de 10.000 espécies de aves que vivem hoje, incluindo beija-flores, condores, papagaios e corujas.
O asteroide que acabou com o Cretáceo levou consigo dinossauros famosos como o Tiranossauro e o Tricerátops, assim como criaturas menos conhecidas, mas bizarras, como o Anzu (ou "galinha do inferno").
Por que os crocodilos sobreviveram à extinção dos dinossauros?
Os crocodilianos, diferente da maioria dos dinossauros, sobreviveram a grande extinção causada pela queda de um meteorito na Terra (hipótese mais aceita).
Dinossauros não foram completamente extintos! Uma unica linhagem, a linhagem dos terópodes avianos, sobreviveu, voltou a se diversificar e a dominar o mundo nos mais diversos habitats!
A Bíblia não fala diretamente sobre os dinossauros,mas ela diz que Deus 'criou todas as coisas', o que com certeza inclui os dinossauros. * (Apocalipse 4:11) Embora não mencione os dinossauros, a Bíblia,fala de grupos de animais, em que eles talvez estejam incluídos: “Grandes animais marinhos”, ou “monstros”
Porque as galinhas são descendentes dos dinossauros?
Hoje em dia as aves são consideradas pelos cientistas como dinossauros terópodes derivados - uma ramificação muito especializada desses dinossauros. Isso porque ambos os grupos possuem características em comum: Pescoço alongado e móvel em forma de "S".
Já os crocodilos e jacarés atuais são de outra linhagem, que se separou da que daria origem aos dinossauros há 245 milhões de anos, no comecinho do período Triássico.
Ainda assim, os ecossistemas só viriam a se recuperar totalmente alguns milhares de anos depois — no fim do Paleoceno. Sem os dinossauros, pterossauros e outros grandes predadores, novas portas foram abertas para que animais pequenos e que viviam nas sobras como os mamíferos, se desenvolvessem.
Existiam seres humanos na época dos dinossauros? Não. Qualquer filme que envolva homens e dinossauros é pura ficção. Enquanto faz 65 milhões de anos que os dinossauros foram extintos, o Homo sapiens começou a evoluir há 200 mil anos.
Como sabem que foi um meteoro que matou os dinossauros?
Pesquisa descobriu que a poeira do asteroide que atingiu a Terra há 66 milhões de anos permaneceu na atmosfera durante 15 anos. Com isso, provocou a falta de luz que fez com que a temperatura média caísse em até 15°C. A baixa temperatura foi a responsável pela extinção dos dinossauros.
Embora ambas as espécies compartilhem um ancestral comum, as aves não são exatamente “primas” dos dinossauros. De acordo com Rafael Delcourt, biólogo e especialista em dinossauros, em entrevista ao Vida de Bicho, as aves são, na verdade, dinossauros que conseguiram sobreviver à extinção em massa.
Qual é o ancestral do crocodilo que viveu antes dos dinossauros?
Conhecidos como os “blindados” do período Triássico, os aetossauros são ancestrais dos crocodilos modernos. Pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, encontraram uma carapaça de uma nova espécie de aetossauro, que conta com ossos de 70% de seu corpo.
Hoje ele é encontrado na África Subsaariana, da África do Sul ao Sudão e do Senegal a Moçambique, incluindo a Ilha de Madagascar. No topo da cadeia alimentar nas águas africanas, o crocodilo-do-nilo é um predador alfa.
Quem é o parente vivo mais próximo dos dinossauros?
Esta informação talvez você não sabia ainda: sabe os frangos, que fornecem os ovos que comemos no dia a dia, que cantam ao amanhecer e que têm lindos pintinhos? Eles são os parentes mais próximos dos dinossauros, principalmente do Tiranossauro Rex (também conhecido como T-Rex).
os tiranossauros e seus parentes cruéis não tenham sido cobertos de penas. Segundo a nova hipótese, no máximo uma pequena área de suas costas teria matéria prima para um cocar jurássico.
Em resumo, não existem dinossauros vivos atualmente, mas as aves podem representar um vestígio do que esses animais já foram. Então, quando você olhar para o céu e ver um pássaro voando, lembre-se de que sua história remonta a um passado muito mais antigo que o da humanidade.
O que acontece é que a vida no planeta surgiu há cerca de três bilhões e meio de anos atrás, e os dinos vieram muito antes de Adão, Eva ou seus filhos e netos pensarem em nascer. “Os dinossauros viveram e se extinguiram bem antes de a espécie humana surgir”, diz o professor.
Leviatã (em hebraico: לִוְיָתָן; romaniz.: Livyatan, Liwyāṯān) é um peixe feroz citado na Tanakh, ou no Antigo Testamento. É uma criatura que, em alguns casos, pode ter interpretação mitológica, ou simbólica, a depender do contexto em que a palavra é usada. Geralmente é descrito como tendo grandes proporções.