Precisa recolher custas para agravo de petição?

O agravo de petição não exige o pagamento de custas, uma vez que são pagas apenas ao final do processo nos termos do Art. 789-A da CLT.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em modeloinicial.com.br

O agravo de petição exige pagamento de custas?

Valor das Custas do Agravo de Petição

De acordo com o art. 789-A , IV , da CLT , "no processo de execução são devidas custas, sempre de responsabilidade do executado e pagas ao final", sendo as do agravo de petição no valor de R$44,26, SIM, quarenta e quatro reais e vinte e seis centavos!
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

É necessário preparo no agravo de petição?

Do Preparo para interposição do agravo de petição

No processo do trabalho, um dos requisitos extrínsecos de admissibilidade recursal é o preparo, que vem a ser o recolhimento não só das custas processuais, como também o depósito recursal com a finalidade de garantia do juízo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.kuriertecnologia.com.br

Precisa recolher custas para interpor agravo de petição?

Nos moldes delineados pelo artigo 789-A , V , da CLT e pela Instrução Normativa nº 20, XIII, do C. TST, não há exigência do pagamento de custas para interposição do agravo de petição, o qual deve ser procedido ao final do processo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O agravo de petição precisa de depósito recursal?

Todavia, ao contrário do recurso ordinário que exige o preparo, o agravo de petição trabalhista não depende de depósito recursal, não sendo esse um requisito para sua admissibilidade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

3.6 - Agravo de Petição

É necessário o depósito judicial para se interpor agravo de petição?

O Agravo de Petição que versa sobre matéria apta a extinguir a execução, arguível de ofício ou mediante exceção de pré-executividade, deve ser conhecido , sem a exigência de garantia do juízo (depósito recursal).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando cabe agravo de petição?

O agravo de petição cabe quando há uma decisão na fase de execução do processo trabalhista que prejudica uma das partes envolvidas. É utilizado para contestar questões como penhora de bens, cálculos de valores devidos, impugnação de avaliação, entre outros temas relacionados à execução da decisão judicial.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

Tem custas no agravo?

Não há custas para nenhum dos três tipos de Agravos: Agravo em Recurso Especial, Agravo Regimental ou Agravo Interno, nem para embargos de declaração, conforme Art. 1.023, do Código de Processo Civil, Art. 1.042, § 2º, do Código de Processo Civil e Resolução STJ/GP n. 7/2025.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em centraldeajuda.stj.jus.br

Qual a diferença entre agravo de instrumento e agravo de petição?

Vale ressaltar que o agravo de petição e o agravo de instrumento são recursos diversos e não se confundem. A diferença entre eles é que o agravo de petição tem como objetivo atacar as decisões judiciais na fase de execução, já o agravo de instrumento é destinado a destrancar recursos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que diz o artigo 897 da CLT?

Os erros materiais poderão ser corrigidos de ofício ou a requerimento de qualquer das partes. § 1º Os erros materiais poderão ser corrigidos de ofício ou a requerimento de qualquer das partes.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em modeloinicial.com.br

Quais são os requisitos do agravo de petição?

De acordo com o §1º do Art. 897 da CLT, "o agravo de petição só será recebido quando o agravante delimitar, justificadamente, as matérias e os valores impugnados, permitida a execução imediata da parte remanescente até o final, nos próprios autos ou por carta de sentença."
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em modeloinicial.com.br

Precisa garantir o juízo para agravo de petição?

Não se conhece do agravo de petição quando não existe nos autos prova de que esteja garantido o Juízo integralmente (art. 884, caput e § 3º, da CLT).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual a diferença entre embargos à execução e agravo de petição?

A real diferença entre agravo de petição e embargos à execução é que são instrumentos processuais completamente distintos - sendo o primeiro um recurso contra decisões judiciais, e o segundo, uma defesa processual.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusdocs.com

O que diz o artigo 789-A da CLT?

"Art. 790-A São isentos do pagamento de custas, além dos beneficiários de justiça gratuita: I – a União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e respectivas autarquias e fundações públicas federais, estaduais ou municipais que não explorem atividade econômica; II – o Ministério Público do Trabalho.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em planalto.gov.br

Tem que recolher custas para interpor agravo de instrumento?

No Direito Processual Civil, a petição do Agravo de Instrumento deve conter o recolhimento do pagamento das custas, conforme tabela publicada pelos tribunais. Já no Direito Processual Trabalhista, o preparo contempla também o depósito recursal. É o que dispõe o Art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mutuus.net

Pode pedir justiça gratuita em agravo de petição?

99. O pedido de gratuidade da justiça pode ser formulado na petição inicial, na contestação, na petição para ingresso de terceiro no processo ou em recurso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

O agravo de petição precisa de preparo?

MODELO DO AGRAVO DE PETIÇÃO: COMO DEVE SER O PREPARO? Um dos pressupostos de admissibilidade de todo recurso é o Preparo, que é o recolhimento das custas e do depósito recursal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que diz o artigo 1.015 do CPC?

"O rol do artigo 1.015 do CPC é de taxatividade mitigada, por isso admite a interposição de agravo de instrumento quando verificada a urgência decorrente da inutilidade do julgamento da questão no recurso de apelação", concluiu Nancy Andrighi ao definir a tese adotada no Tema 988 dos recursos repetitivos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

O agravo precisa de preparo?

O agravo é feito para impugnar decisões interlocutórias. Além disso, ele não precisa de preparo quando impugna questão cujo conteúdo é sobre gratuidade da justiça.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quais as ações que são isentas de custas?

Procedimentos isentos de custas
  • AÇÃO POPULAR – sem custas, salvo comprovada má-fé.
  • AÇÃO CIVIL PÚBLICA – sem custas.
  • ADI/ADC – sem custas (distribuídas na 2ª Instância).
  • AGRAVO RETIDO – sem custas.
  • APELAÇÃO CRIMINAL COM MP SENDO PARTE AUTORA – sem custas.
  • ARBITRAMENTO DE FIANÇA – sem custas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

O agravo de instrumento tem custas no Novo CPC?

Não. Não há custas para nenhum dos três tipos de Agravos: Agravo em Recurso Especial, Agravo Regimental ou Agravo Interno, nem para embargos de declaração, conforme Art. 1.023, do Código de Processo Civil, Art. 1.042, § 2º, do Código de Processo Civil e Resolução STJ/GP n.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

Tem depósito recursal no agravo de petição?

O agravo de petição não tem como requisito de admissibilidade a realização de depósito recursal, contudo, é preciso que, quando de sua interposição, o Juízo já esteja integralmente garantido, porquanto essa garantia representa requisito indispensável ao regular exercício do direito de o devedor se opor à execução.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que pode ser alegado em agravo de petição?

Quando a parte alega que possui bens ou valores indisponíveis para a execução, pode recorrer da decisão por meio do agravo de petição.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em doc9.com.br

Quais são as hipóteses de cabimento do agravo de petição?

O agravo de petição tem seu cabimento sujeito a duas restrições: primeiro, quanto à natureza da ação/ fase; e, segundo, quanto à natureza do ato recorrido. Quanto à natureza da ação/fase, a CLT reservou o agravo de petição à ação de execução (alínea a do art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em vlex.com.br