As cores de Kimono de Jiu Jitsu aceitas em eventos oficiais são, branco, azul royal e preto. Kimonos de Jiu Jitsu, camuflado, rosa, azul marinho, cinza, entre outras cores também podem ser utilizados nos treinos, em academias, via de regra em todo evento não oficial e onde são permitidos o uso.
Posso usar kimono de qualquer cor? A resposta é simples, mas muitos não gostam dela. Para a prática do Karate-Do, a tradicional arte marcial, o kimono, ou Karate-Gi, como é oficialmente chamado, só pode ser branco. Nenhuma outra cor é permitida.
De acordo com a IBJJF (International Brazilian Jiu-Jitsu Federation) a cor do kimono usado nas competições deve ser uniforme. Além disso, somente as cores branca, azul real ou preta podem ser utilizadas. Sendo que a calça, camisa e colarinho devem ser todos da mesma cor.
As cores oficiais dos kimonos de judô, são o branco e o azul. A cor branca é a cor mais tradicional na cultura japonesa, e foi usada desde os primórdios da modalidade. Já a cor azul, é utilizado de forma obrigatória em competições oficiais. Portanto a cor dos kimonos de judô é branco e azul.
COMO USAR KIMONO NO LOOK EVANGÉLICO | ESTILO LAURA ROSA
O que significa cada cor de kimono?
As faixas no jiu jitsu são nas cores branca; amarela; laranja; verde; azul; roxa; marrom e preta, respectivamente. Elas servem para mostrar o nível de conhecimento que aquele atleta tem sobre aquele esporte. Também funcionam como forma de demonstrar a hierarquia do esporte.
No judô não são permitidos golpes no rosto ou que possam provocar lesões no pescoço ou vértebras. São proibidos também os golpes no rosto do adversário. Quando estes golpes são praticados, o lutador é penalizado e, em caso de reincidência, pode ser desclassificado.
Ficar andando de kimono e rash guard na rua, além de provavelmente ser fedido 😂 pode fazer com que você contraia doenças sérias de pele por conta das bactérias. Então o ideal é sair do treino e tomar banho o mais rápido possível - sem ficar desfilando de kimono na rua!
Os kimonos masculinos geralmente têm um corte mais largo e largo, com ombros mais largos e mangas mais longas. O kimono feminino leva em consideração ombros mais estreitos, tronco mais curto e circunferência de braço menor.
Alguns dojos podem até aceitar alguma cor diferente de kimono, como preta, vermelha ou rosa, mas absolutamente TODOS aceitam o kimono branco. O kimono branco representa a pureza, e foi "herdado" do judo como sendo o padrão pelo fundador do karate, Gichin Funakoshi.
A melhor cor de kimono e a mais tradicional é o branco. Os primeiros kimonos de luta, surgiram na cor branca que trazia consigo um simbolismo de pureza e de aprendizado.
Quanto à cor de kimono para campeonato de jiu-jítsu, a IBJJF (Federação Internacional de Jiu-Jítsu Brasileiro) exige o uso de cor uniforme: branco, azul-royal ou preto.
Treino 3-4 vezes por semana: são recomendados 3-4 kimonos. Quanto mais você treina, mais você vai querer extras para quando alguns estiverem lavando. Treino mais de 5 vezes por semana: são recomendados 5 ou mais kimonos.
É obrigatório o uso de roupa íntima de tamanho adequado, que cumpra o seu papel: o de gerar conforto, segurança e discrição. Por razões óbvias, não é permitido o uso de roupas íntimas de tamanho diminuto, como a tanga ou o “fio-dental”. Afinal, a discrição é importante em um ambiente esportivo.
O branco é a cor mais tradicional de um kimono e na cultura japonesa ele representa “verdade” e “pureza”. Apesar da tradição pedir que o branco fosse utilizado, outras cores começaram a ser adotadas para que ficasse mais fácil de distinguir os lutadores, mas no Judô, só o Azul é utilizado em competições oficiais.
Quais são as regras para competir no jiu jitsu sem kimono?
As mulheres podem usar shorts, calças de tecido elástico coladas ao corpo, ou bermudas. As cores permitidas seguem as mesmas dos homens, preto, branco, preto com branco ou na cor da graduação e também não podem ter bolsos, botões, peças plásticas ou qualquer coisa que traga risco ao outro atleta.
O ideal é que ele não fique curto, mas também não fique largo, pois um kimono mal ajustado atrapalha nos treinos e lutas. Prove kimonos até encontrar um que fique justo no seu corpo e tenha o comprimento ideal, seguindo sempre as regras da Federação.
Na maioria das modalidades o Kimono é exigido como o traje obrigatório durante treinos e competições, em algumas práticas as mulheres podem optar por um modelo unissex ou feminino.
A faixa está em constante contato com suor e impurezas nos tatames, e assim como o kimono é um excelente hospedeiro para os micro-organismos a faixa também serve o mesmo padrão! Porém os kimono são lavados constantemente o mesmo não ocorre com as faixas, podendo essas ser um meio de transmissão de doenças.
Não são permitidos: Socos; Chutes; Cotoveladas; Cabeçadas; Pisadas; Mordidas; Puxões de cabelo; Enfiar os dedos nos olhos; Atingir órgãos genitais; Torcer dedos; Chave de Calcanhar. O que é permitido no Jiu-Jitsu:Quedar o adversário; Imobilizar; Neutralizar; Estrangular; Pressionar; Torcer articulações (excetos dedos).
No decorrer da luta, ele servirá para incentivar e colocar numa situação vantajosa, sendo forte e profundo. Tomar precaução ao gritar, pois se o grito for usado fora de ritmo ou de tempo ou em ocasiões impróprias poderá surgir como contraefeito, tornando-se prejudicial.
Alguns dos principais golpes do judô são o ippon seoi nage (arremesso de ombro), o osoto gari (grande varredura exterior), o uchi mata (coxa interna), o deashi harai (varredura avançada no pé) e o tai otoshi (grande queda no corpo).