Por tudo isso, jamais recorra a um reparo da roda de liga leve que exija o processo de solda, pois foi o que provocou inúmeros acidentes, até fatais, em estradas brasileiras.
“Rodas amassadas ou rachadas podem ser retrabalhadas e, externamente, ficam como novas após a manutenção. No interior delas, porém, possíveis irregularidades estruturais colocam em xeque a segurança do veículo e, por consequência, a integridade de motorista e passageiros”, afirma.
O risco de soldar uma roda de liga leve é grande, pois ela pode não resistir quando submetida a um esforço severo provocando o rompimento e um possível acidente. O custo do conserto é baixo comparado ao preço de uma roda nova e o serviço é realizado em poucos dias.
Se o dano causado for apenas um arranhão ou trinca pequena, o técnico poderá fazer um reparo. Mas, se o caso for de roda empenada, quebrada ou amassada, é necessário adquirir uma nova, pois não é possível consertá-la. Por mais que tente e ela pareça estar reformada, falhas e fissuras internas ainda podem constar nela.
Porém, isso só é detectado por meio de aparelhos do tipo ultrassom e raio-x, muito sofisticados e caros que só existem em fábricas de rodas. Por tudo isso, jamais recorra a um reparo da roda de liga leve que exija o processo de solda, pois foi o que provocou inúmeros acidentes, até fatais, em estradas brasileiras.
Em casos simples, é possível desamassar a roda com um martelo de borracha ou um torno. No entanto, se a roda estiver gravemente danificada, pode ser necessário um trabalho mais detalhado ou até mesmo a substituição da roda e de outros componentes. Diferentes rodas pedem tratamentos específicos também.
No geral, a reforma de rodas de liga leve ficam entre R$150 a R$300 para os casos de reparos leves como arranhões, fica em torno de R$ 50 a R$70 reais. Agora, as reformas mais complexas, como decapagem, desempeno e diamantação, podem custar até R$1500 reais.
Não. Uma roda empenada ou amassada compromete o balanceamento, estabilidade e a dirigibilidade do veículo. Ela deve ser reparada ou substituída antes do pneu ser montado.
Embora diferentes tipos de desempeno sirvam para consertar rodas, ele às vezes não é suficiente. Em uma roda de aço, por exemplo, não vale a pena fazer o processo se o estrago foi grande, já que o custo da roda é baixo. Já nas de liga leve, vale a pena, pois comprar uma roda desse tipo é um gasto maior.
Aqui está uma descrição geral dos riscos a que estão expostos os soldadores: Inalação de fumos e partículas perigosos. Trabalhar com uma postura desconfortável e levantando itens pesados. Exposição a vibrações, como as vibrações das ferramentas para lixamento e remoção de escórias.
Como reparar as rodas tortas do automóvel? As rodas tortas são mais fáceis de reparar do que uma roda amassada. Você pode passá-las num torno e o serviço não ficará por mais de R$ 50 por roda. Depois de passá-las no torno, não se esqueça de fazer o alinhamento e o balanceamento das 4 rodas.
Se você roda muito por pistas ruins, vale a pena considerar usar esses modelos mais simples ou utilizar uma de liga com aro menor calçada com pneus mais altos. Outra desvantagem está no preço mais alto. Trocá-la por uma nova vai pesar mais no bolso.
Utilizando um pedaço de estopa ou um pano macio, aplique uma pequena quantidade da massa sobre a roda, faça o polimento com movimento circulares. Não é necessário exercer força excessiva, apenas uma ligeira pressão.
É possível consertar uma roda trincada, mas apenas se o dano for superficial. Em caso de danos maiores, como amassados ou empenamentos, é necessário trocar a roda. Venha fazer uma revisão das rodas do seu veículo e aproveite o feriado com segurança.
Sentir vibrações anormais no volante, no assento ou em todo o veículo pode ser um indicador de problemas nos eixos ou na suspensão. Neste caso, essas vibrações podem ser mais pronunciadas em velocidades mais altas e geralmente sugerem que as rodas estão desequilibradas ou que há um problema de alinhamento.
Para carros baixos com hatchs: R$300 a R$350; Para carros maiores, como as SUVs: R$150 para cada roda; Para reparar pequenos riscos ou arranhões: R$50 e R$70; Em carros de luxo: o preço pode ficar salgado, aproximando-se de R$ 1.500.
Os sinais de que é hora de fazer o alinhamento incluem o desgaste desigual dos pneus, o veículo puxando para um lado em estradas retas, volante desalinhado, dificuldade em retornar o volante após curvas, choque da roda com objetos na estrada, passagem por buracos significativos e mudanças na posição da suspensão.
Porque se o impacto de proporções amassou, ou empenou um pedaço da roda de liga leve ou se uma parte dela se quebrou, ou apareceu uma trinca, aí é impossível e não se recomenda em hipótese alguma o reparo.
Na prática, a diamantação é um tipo de lapidação de rodas que oferece a recuperação de pequenos danos e renova o brilho da peça, especialmente focado em suas bordas, na parte de contato com os pneus, que geralmente ficam bastante desgastadas em relação ao resto.
Em alguns outros casos é permitido fazer a mudança das rodas. Um deles é a troca de modelos de ferro por liga leve, mas Scopino comenta que o tamanho deve ser respeitado. A troca no aro só é permitida por fabricantes em um caso.
Caso a roda chegue a esse estágio, o melhor a fazer é providenciar a sua substituição. Rodas de alumínio não podem ser desamassadas e precisam passar por processos especiais em oficinas especializadas”, explica Rafael Astolfi, gerente sênior de serviços técnicos ao cliente da Continental Pneus Américas.
O truque aqui é ligar o secador na temperatura mais alta e aplicar no ponto do carro amassado. Utilize movimentos circulares, evitando a aplicação em um ponto fixo. Mantenha o aquecimento por aproximadamente 1 minuto.