Posso me creditar de ICMS em bonificação?

Empresas que recolheram ICMS sobre mercadoria dada em bonificação têm direito ao creditamento do imposto. A decisão é da Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ao julgar recurso interposto pela Danone Ltda. contra decisao do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Pode-se creditar de ICMS de bonificação?

Os estabelecimentos comerciais também poderão creditar-se do ICMS incidente na entrada de mercadoria a título de bonificação, desde que a posterior saída seja tributada pelo imposto ou, não sendo, haja expressa previsão de manutenção de crédito prevista na legislação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em contabeis.com.br

Pode aproveitar crédito de ICMS de brinde?

A aquisição de brindes de fornecedor sujeito ao regime do Simples Nacional, a princípio, dá direito ao aproveitamento do crédito do valor do imposto indicado no campo "Informações Complementares" ou no corpo da Nota Fiscal, observado o disposto no inciso XI e nos §§ 7º e 8º do artigo 63 do RICMS/SP.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em legisweb.com.br

Tem ICMS sobre bonificação?

Os valores das mercadorias enviadas a título de bonificação não poderão ser excluídos da base de cálculo do ICMS e da base de cálculo do ICMS a ser retido por substituição tributária, ou seja, o imposto incide normalmente sobre as mercadorias bonificadas, de modo que o remetente deverá estabelecer, no caso da ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em legislacao.fazenda.sp.gov.br

Quando é permitido aproveitar o crédito de ICMS?

Uma organização pode se beneficiar do direito ao crédito do ICMS sobre as aquisições para o ativo imobilizado apenas quando tais bens estejam ligados ao seu processo de produção ou comercialização de produtos, ou prestações de serviços tributados pelo ICMS.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em site.irko.com.br

ICMS PARA A INDÚSTRIA - Como funciona?

Quais situações é vedado o crédito do ICMS?

O aproveitamento de crédito do ICMS é vedado, entre outras situações, nas seguintes hipóteses: quando a mercadoria ou serviço resultante for beneficiado com isenção ou não tributação, quando o bem ou mercadoria for para uso ou consumo exclusivamente na área administrativa, quando a mercadoria for acobertada por ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portalservicos.sefaz.ce.gov.br

É possível aproveitar créditos fiscais de ICMS?

O sistema de crédito ou de não cumulatividade do ICMS permite que haja compensação do imposto, isto é, garante ao sujeito que recebe as mercadorias ou produtos o direito de se creditar do imposto que foi anteriormente cobrado em operações envolvendo a entrada de mercadorias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ajuda.contaazul.com

O que a lei diz sobre bonificação?

Apesar de nomes diferentes, bonificação e gratificação se referem ao mesmo incentivo não obrigatório dado aos funcionários. Segundo o artigo 457 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), tanto as gratificações quanto as bonificações integram o salário como “gorjetas”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pontotel.com.br

Como funciona a tributação de bonificação?

Os valores referentes às bonificações concedidas em mercadorias serão excluídos da receita bruta para fins de determinação da base de cálculo da Contribuição para o PIS/Cofins, conforme disposto no Art. 1º, Lei nº 10.637/2002 e Art. 1º, Lei nº 10.833/2003, devendo a nota fiscal ser emitida com o CST 08.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em atendimento.tecnospeed.com.br

Qual é o entendimento do STJ sobre a incidência do ICMS sobre mercadorias dadas em bonificação?

A respeito do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o entendimento do STJ é no sentido de que não há incidência do tributo quando as mercadorias forem dadas em bonificação, visto que a lei prevê que a base de cálculo é a operação mercantil efetivamente realizada.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

O que não gera crédito de ICMS?

As empresas optantes pelo Simples Nacional não conseguem se creditar do ICMS proveniente de suas compras. Porém, elas podem conceder crédito de uma parte do percentual do Simples Nacional pertinente ao ICMS quando elas estiverem vendendo para uma empresa do lucro presumido ou real.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em facil123.com.br

Quando a bonificação não é tributada?

Sendo assim, os valores de bonificação não integram a base de cálculo do ICMS porque não fazem parte do valor da operação da qual decorre à saída da mercadoria da empresa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portaltributario.com.br

O CFOP 6910 destaca o ICMS?

Relação Do CFOP 6910 E O ICMS

Ao utilizar o CFOP 6910, a empresa está indicando que a remessa em bonificação, doação ou brinde está sendo realizada para outra unidade da federação, acionando as regras tributárias estaduais correspondentes.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em webmaissistemas.com.br

Qual a diferença entre bonificação, doação e brinde?

Doação/Brindes:

Tendo diferença da bonificação que está agregada à venda e que configura um desconto comercial, a entrega de amostras ou brindes tem como objetivo promoção dos produtos ou da própria empresa, sem nenhum tipo de vinculação com receitas auferidas. Sendo assim o tratamento contábil deve ser outro.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em parmacontabilidade.com

Qual a diferença entre o CFOP 1910 e 2910?

O código fiscal 1910 registra a entrada de brindes, bonificações ou doações dentro do mesmo estado, aplicando-se a operações internas. Portanto, ele é utilizado para transações locais. Já o código fiscal 2910 registra a entrada desses itens provenientes de outro estado, cobrindo operações interestaduais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em webmaissistemas.com.br

O que significa 6910?

6910 - Remessa em bonificação, doação ou brinde Classificam-se neste código as remessas de mercadorias a título de bonificação, doação ou brinde.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cosmos.bluesoft.com.br

Posso aproveitar o crédito de bonificação?

Assim, caso se saiba que haverá operação subsequente com a mercadoria recebida em bonificação, e esta operação subseqüente seja normalmente tributada ou possua expressa manutenção do crédito, será possível o aproveitamento do crédito relativamente às mercadorias recebidas em bonificação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em econeteditora.com.br

Quais impostos incidem sobre a bonificação?

A Receita Federal entende que as bonificações são consideradas receitas de doação e, portanto, devem incidir PIS e Cofins sobre o valor de mercado dos produtos. Por outro lado, algumas empresas argumentam que as bonificações são redutoras de custos e não possuem natureza jurídica de receita.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tributodevido.com.br

Pode descontar bonificação?

As bonificações e gratificações não podem ser descontadas do salário do colaborador, salvo se houver previsão em lei, convenção ou acordo coletivo de trabalho, ou se o colaborador tiver dado causa ao desconto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jobconvo.com

Qual a tributação de bônus?

Os bônus, diferentemente da PLR, são tributados conforme a tabela progressiva do Imposto de Renda aplicada aos salários. As alíquotas variam de 7,5% a 27,5%, dependendo do valor total dos rendimentos mensais do trabalhador.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em exame.com

Quais são os critérios para bonificação?

Os critérios para dar essa recompensa podem variar, mas geralmente envolvem mérito, resultados e metas atingidas. As bonificações são calculadas e distribuídas de uma forma justa e transparente, levando em conta o desempenho de cada colaborador.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em flashapp.com.br

Quando não posso aproveitar crédito de ICMS?

23 da LC 123/2006, só permitido o crédito de ICMS relativo às empresas enquadradas no Simples Nacional para o caso de mercadorias e nas operações para comercialização e/ou industrialização. Portanto, não será possível o crédito quando tratar-se de aquisições de ativo imobilizado ou de prestação de serviço.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em atendimento.receita.rs.gov.br

Quando posso me creditar do ICMS?

Você pode creditar-se do ICMS cobrado anteriormente em operações que resultaram na entrada de mercadoria ou serviços de transporte interestadual e intermunicipal ou de comunicação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portalservicos.sefaz.ce.gov.br

Como funciona o creditamento de ICMS?

O crédito do ICMS advém do direito de abater das respectivas saídas o imposto pago na aquisição de produtos e mercadorias e serviços. O montante do crédito corresponde ao valor a ser abatido do respectivo débito do imposto. Caso o crédito seja maior que o débito, denomina-se "crédito acumulado".
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portaltributario.com.br