Quando o mesmo se rompe ou quebra, é natural que surjam dúvidas do que fazer, já que não é apenas um objeto. A partir disso, jogar o Terço no lixo não é uma opção. Existem algumas formas que permitem descartar seu Terço ou seu Rosário de forma mais digna e respeitosa.
Por isso, a orientação é levar seu ramo à paróquia para que queime junto com os outros. Se surgir alguma dúvida, não pense duas vezes: entregue o objeto a alguém da comunidade paroquial.
devem ser colocadas nas santas igrejas de Deus, nas casas e nos caminhos, tanto a imagem de Nosso Senhor, Deus e Salvador, Jesus Cristo, como a de Nossa Senhora, a puríssima e santíssima Mãe de Deus, dos santos anjos, de todos os santos e dos justos” (Catecismo da Igreja Católica, n.
TERÇO DE HOJE 06/03/2025 - QUINTA-FEIRA - MISTÉRIOS LUMINOSOS
Como descartar objetos religiosos?
Qualquer pano de linho, vestuário ou panos do altar devem ser queimados e as cinzas enterradas. A água benta em excesso ou contaminada deve ser vertida diretamente no solo. Os ramos devem ser queimados e as cinzas são utilizadas na quarta-feira de cinzas. Do mesmo modo, um terço ou uma imagem devem ser enterrados.
Código de Direito Canônico, Cân. 1171). No entanto, objetos religiosos abençoados quebram e se desgastam pelo uso. A regra básica para desfazer-se deles é queimá-los ou enterrá-los [1].
Segundo o número 1171 do Código de Direito Canônico, os objetos abençoados devem ser tratados “com reverência e não se votem ao uso profano ou a outro uso não próprio, ainda que estejam sob o domínio de particulares”. Caso os objetos não possam ser reparados, a tradição diz que devem ser queimados ou enterrados.
Terço que deve ser retirado para o enterro, pois “dá azar”. O “azar” que traz o terço no enterro, é contrário a importância dele durante o velório, mostrando assim as fronteiras entre o sagrado e o profano.
🕊 Coloque o Terço debaixo do travesseiro! 🕊 Você sabia que essa simples prática pode trazer paz e proteção para suas noites? O terço nos conecta com a fé e nos lembra de entregar nossos medos e ansiedades a Deus.
Bíblia Sagrada, livros religiosos ou manuais de oração
Quando se encontram marcados pelo uso, com rasgados ou desfeitos em pedaços, a orientação é para queimá-los ou, assim como as imagens, também podem ser envolvidos e colocados para descarte no lixo reciclável.
Imagens partidas que não têm mais conserto, o ideal seria enterra-las, mas se isso não for possível, o melhor é terminar de fragmenta-las, envolvê-las e colocá-las num cesto de lixo. Folhetos e santinhos não são objetos de devoção em si, logo o descarte aqui mencionado não se aplica a estes objetos.
Isso é um uso impróprio do sacramental. Usar o Terço de uma forma propositadamente zombeteira ou sacrílega, no entanto, ou como uma identificação de gangue, como alguns têm sido conhecidos, pode ser pecaminoso. A principal coisa a ter em mente é a intenção da pessoa.
Como isto nem sempre pode ser feito facilmente, sobretudo por quem vive numa grande cidade, é recomendável rasga-los em pedaços, envolvê-los e coloca-los num cesto de lixo. Revistas, folhetos e leituras ainda úteis pode colocá-los no balcão ou mesas de portas de igrejas que os fiéis se encarregam de levá-los.
No caso da Bíblia, a indicação é queimar as páginas antes de descartá-la. Soluções como enterrar ou jogar o objeto em um rio não passam de superstições, conta o teólogo. “Não há um rito para o descarte. Retirar as suas características é o suficiente”, resume ele.
Por isso, padre Marcelino recomenda que, ao dispensar esses objetos, o cristão deve optar por outras formas. “Os cristãos podem enterrar em algum local próprio para isso ou, se for o caso, jogar em algum local com água corrente, como um córrego ou um rio”, destaca.
Se a vela foi totalmente consumida, você pode descartar com tranquilidade, no lixo mesmo. A bênção é o sinal sagrado que a vela traz para o seu coração, não o objeto propriamente dito.
A qualquer momento, o objeto amaldiçoado pode trazê-lo para dentro de seu Domínio Inato, sua alma. Lá, você pode conversar com ele até que ele o libere, trazendo-o de volta ao mundo real.
💕Receber um terço é perceber que há uma conexão espiritual entre quem dá e quem recebe, fortalecendo os laços de fé e união em torno de valores religiosos.
Elas podem ser trituradas e enterradas no jardim ou em um vaso de sua casa. O sentido é evitar a possibilidade de as imagens que foram abençoadas serem escarnecidas, ao serem jogadas no lixo com indignidade ou deixadas em lugar indevido.