A quinoa pode ser consumida de diferentes modos (cru, cozida, em flocos, farinha), tanto em pratos doces, quanto salgados, uma vez que o alimento possui sabor neutro e que se incorpora facilmente a outros ingredientes.
Antes de qualquer preparo, a quinoa deve ser bem lavada com água corrente. Depois, ela pode ser cozida, com um preparo semelhante ao do arroz: em 15 a 20 minutos ela está pronta para consumo, podendo ser misturada no próprio arroz ou ingerida pura, como um substituto desse carboidrato.
Ao remover as saponinas e permitir que a quinoa absorva água, ela se torna mais macia e fácil de digerir. Deixar de molho também pode ajudar a ativar enzimas naturais, resultando em um aumento na disponibilidade de nutrientes presentes nos grãos. Sim, você pode comer quinoa sem deixá-la de molho.
COMO COZINHAR QUINOA + Todos os truques! | Receita Essencial | MARINA MORAIS
Pode comer gergelim cru?
Aqui no Brasil, geralmente, ele é consumido torrado, mas a nutricionista funcional Pamela Terra explica que ele também pode ser utilizado na sua forma crua.
A quinoa pode ser consumida na forma de farinha, flocos ou grãos. Os grãos podem ser usados na produção de alimentos e também serem consumidos de forma semelhante ao arroz cozido, ou em sopas, iogurte e saladas, ou moídas como farinha.
Como hidratar sua Quinoa: você vai precisar de 1 xícara de quinoa branca em grãos, lave bem e escorra com auxílio de uma peneira. A seguir, em uma panela, adicione água até cobrir os grãos e cozinhe de 10 a 15 minutos até chegar no ponto desejado. Feito isso, é só escorrer e utilizar como preferir.
Embora seja um alimento seguro para a maioria das pessoas, algumas podem ter alergia à quinoa, especialmente aquelas sensíveis a alimentos como espinafre, beterraba e acelga. Além disso, devido ao seu teor de ácido oxálico, pessoas com histórico de cálculos renais podem precisar moderar o consumo.
A quinoa é rica em fibras que melhoram a digestão e regulam o funcionamento do intestino. Além disso, as fibras agem como um probiótico, reduzindo a inflamação intestinal, protegendo contra o desenvolvimento da síndrome do intestino irritável, da colite ulcerativa e da doença de Crohn.
Talvez um dos fatores que mais contribuem para a fácil adoção da quinoa nas refeições cotidianas de quem deseja consumi-la é o seu sabor neutro, que permite que ela seja facilmente utilizada para enriquecer tanto alimentos doces como salgados. Pode ser consumida: Germinada (em cru) – pode ser usada em saladas.
Pode comer quinoa todos os dias no lugar do arroz?
Sim, a quinoa pode ser uma excelente substituição para o arroz em muitas receitas! Ela é um grão integral que oferece várias vantagens nutricionais em comparação com o outro alimento repleto de carboidratos , além de ter um sabor neutro e uma textura que lembra o arroz integral.
Qual a melhor forma de consumir quinoa? Uma das maneiras mais comuns de utilizar a quinoa é salpicá-la em saladas, iogurtes e vitaminas. Mas se você quer começar bem o dia, a dica é incluir a quinoa no seu café da manhã. É possível misturá-la com frutas, vitaminas e iogurtes.
Primeiramente é necessário lavar a quinoa em água corrente para tirar seu gosto amargo devido a saponina. Após isso eu torro ela em uma panela, até que comece pipocar para secar bem e realçar seu sabor.
A forma como EU mais gosto de preparar é similar ao preparo de um arroz. Importante lavar ou deixar de molho antes do preparo para remover a saponina, uma substância natural que pode deixar um gosto amargo.
Numa panela, coloque a quinoa com 1/2 xícara (chá) de água. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar com a tampa entreaberta por cerca de 15 minutos, até a quinoa absorver toda a água. Transfira para uma tigela e reserve.
Em geral, não é recomendável comer quinoa crua porque ela contém saponinas, que são substâncias naturais que podem ser irritantes para o sistema digestivo. É melhor sempre cozinhar a quinoa antes de comê-la.
"Não existe uma contra-indicação para pessoas saudáveis, mas para quem tem a doença de Crohn, deve evitar o consumo dos grãos, para não causar inflamação no intestino", diz a nutricionista.
Vale consumir os grãos de quinoa como cereal, com leite ou iogurte ou como ingrediente de vitaminas. A versão em flocos e farinha pode ser polvilhada nas frutas ou acrescentada em sucos. Essa é uma boa alternativa para equilibrar as fibras que as frutas perdem em forma de suco.
Embora o gergelim seja um alimento versátil e que permite diversas formas de consumo, a melhor maneira de consumi-lo é in natura, ou seja, integral e sem torrar. O alimento com casca ajuda a aumentar o movimento intestinal e ativa a circulação sanguínea na parede intestinal.
Ela pode ser consumida in natura ou acompanhada de frutas e/ou iogurte. Elas podem ser adicionadas em saladas, sopas e massas de biscoitos, bolos, pães, etc. Pode estar presente no café da manhã, no almoço e até na janta. (*)% Valores Diários de referência com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8.400 kJ.
Outro alimento que ajuda a soltar o intestino são as sementes como chia, linhaça, girassol e gergelim, ricas em ômega 3, contém gordura boa o que ajuda a lubrificar o intestino, facilitando o caminho das fezes.