Sim, é possível fazer um furo em uma viga de concreto, desde que dada a devida atenção aos fatores citados no início deste artigo, entretanto colocar um parafuso ou prego não é qualquer problema.
Realizar furos em viga de concreto de maneira inadequada pode comprometer a resistência e a durabilidade da obra, resultando em problemas de segurança e elevados custos de manutenção.
Posso furar uma viga de concreto para passar canos?
Pode? É muito comum em reformas ou em construções novas, seja ela em estrutura pré-moldada ou alvenarias se depararem com a necessidade de realizar perfurações em vigas ou lajes, seja pela necessidade de passar tubulações diversas. Sim, pode!
Sim, é possível efetuar furo em pilar de concreto em todos os tipos de obras sem derrubar ou comprometer a estrutura. O serviço de perfuração em pilar de concreto é feito de acordo com a demarcação do engenheiro ou arquiteto responsável pela obra, afinal, furos excessivos podem derrubar as estruturas.
O prego de cabeça dupla pode ser usado no escoramento de vigas, lajes e pilares, assim como fundações e bandejas, por exemplo. Por conta disso, possui uma remoção mais simples, com o dobro de velocidade na desforma, o que evita desgaste na madeira. É a técnica aliada à alta performance do produto.
Reforço estrutural, enchendo viga de concreto sem furar a laje
Pode colocar parafuso em viga?
Sim, é possível fazer um furo em uma viga de concreto, desde que dada a devida atenção aos fatores citados no início deste artigo, entretanto colocar um parafuso ou prego não é qualquer problema.
Porém, se é visto que determinado produto ou peça poderá ser desmontado no futuro, então o parafuso leva vantagem. Além disso, dependendo do material e da dureza do parafuso, este pode aguentar grandes cargas.
Existem diversos tipos dessa ferramenta, mas a que deve ser utilizada para perfurar a parede de concreto possui a função de martelete. Essa funcionalidade significa que a furadeira vai martelar a parede, além de rotacionar a broca, dando pequenos “socos” para possibilitar o rompimento das estruturas de concreto.
Para que a furação seja possível, deve-se buscar que seja feita abaixo da linha neutra na região central da viga e acima desta na região próxima à apoios intermediários, ou seja, busca-se a região tracionada da viga.
A broca para concreto pode ser de vídea ou brocas SDS. A broca de vídea deve ser utilizada apenas em concreto, alvenaria e mármore. Recomenda-se que esse modelo de broca seja utilizado com a furadeira na posição martelete.
Sabendo então que o concreto tem resistência característica de 25 MPa, isso significa que o concreto resiste a 250 quilos de carga por cm². Se nós temos a seção do pilar, agora ficou muito fácil. Então um pilar básico de 14×26 aguenta uma carga de aproximadamente 65 toneladas com segurança.
O aparelho deve ser colocado em uma parede sem vigas ou colunas e fora da passagem da tubulação elétrica ou de água e esgoto. Também não é recomendado que seja instalado em paredes com grande incidência de raios solares.
Segundo a NBR 6118, a largura mínima da viga deve ser de 0.12 m, mas aceita-se o mínimo absoluto de 0.10 m. Para vigas paredes e vigas-baldrames, a largura mínima da deve ser de 0.15 m.
Em que momento a viga de concreto armado começa a fissurar?
As fissuras aparecem quando há uma sobrecarga, concreto com baixa resistência, laje fina, armadura inadequada ou mal posicionada e erros na execução ou no projeto.
Para perfurar concreto, é recomendável optar por uma furadeira com potência mínima de 600 watts ou 18 volts. Essa potência é suficiente para lidar com a dureza do concreto e garantir um trabalho preciso e eficaz.
Escolher a broca certa para furar concreto é crucial para garantir a eficiência e a segurança do seu trabalho. Brocas como a Broca para Alvenaria Widea, a Broca SDS Plus e a Broca Multimaterial da Heavy Duty são excelentes opções para diversas necessidades de perfuração.
Como posso identificar se uma broca é para concreto?
O primeiro indicador de uma broca para concreto é a ponta de carbureto de tungstênio. Este material extremamente duro permite que a broca perfure o concreto sem desgastar rapidamente. A ponta geralmente tem uma cor mais escura e é mais brilhante do que o resto da broca.
Sim, é possível embutir tubulação dentro de pilares, mas isso deve ser feito com critério, respeitando as normas técnicas e garantindo que a estrutura continue segura e eficiente. O ideal é sempre consultar um engenheiro estrutural antes de executar esse tipo de solução.
O furo em vigas de concreto armado é um procedimento técnico e especializado que consiste na perfuração de vigas reforçadas com aço. Esse tipo de serviço é realizado visando possibilitar a passagem de cabos, tubulações ou conduítes, sem comprometer a resistência e estabilidade da estrutura.
Suporta pressão de serviço de até 750 kPa, (7,5 kgf/cm² ou 75 m.c.a.), à temperatura de 20°C, sendo 4,0 kgf/cm² para pressão estática máxima e 2,0 kgf/cm² para eventuais sobrepressões, com uma variação de temperatura em função da pressão (de no máximo 45 °C).
Cada bucha e parafuso aguentam uma quantidade máxima de peso. Por exemplo: buchas de 4 mm suportam até 2 kg; de 5 mm, entre 2 e 8 kg; de 6 mm, entre 8 e 14 kg; 8 mm, de 14 e 20 kg e buchas de 10 mm uma carga entre 20 e 30 kg.
Os pregos são peças de metal afiladas que são marteladas no material, criando uma ligação por fricção. Já os parafusos possuem roscas que, ao serem giradas, penetram no material, agarrando-se a ele e oferecendo uma fixação mais segura.