O óleo essencial de copaíba pode ser usado por via oral por adultos para ajudar em problemas digestivos, respiratórios ou fortalecer o sistema imunológico, e deve ser usado apenas com orientação do médico ou fitoterapeuta. 1 gota de óleo essencial de copaíba; 1 copo de água, suco ou 1 xícara de chá.
Em grandes quantidades, pode provocar efeitos colaterais como irritações gastrointestinais, vômitos, náuseas, sialorréia, diarreia e depressão do sistema nervoso central. Não sendo recomendado o seu uso durante a gestação e o aleitamento materno.
Quantas gotas de óleo de copaíba pode tomar por dia?
Pode ser tomado puro, ou em uma colher de chá de mel . 2 a 6 gotas por dia. Uso externo: massagens de drenagem linfática, cicatrização de feridas e pós cirurgia, frieiras, afecções do couro cabeludo, como óleo carreador para os óleos essenciais. Composição: Copaifera officinalis resin.
Inflamações, tétano, tumores, infecção urinária, bronquite, doenças de pele, sífilis. Estes são alguns males que, segundo a cultura popular, podem ser curados pela ação do óleo de copaíba, resina extraída das árvores do gênero Copaifera, encontradas em diversas regiões do país.
Assim, a utilização de óleo de copaíba no tratamento da artrite reumatoide deve ser considerada com cautela, pois pode ser também prejudicial, especialmente para o fígado, onde foram observadas grandes modificações.
Para que serve o Óleo de Copaíba? O Óleo de Copaíba é super indicado para combater a acne e a oleosidade, tanto da pele, quanto do cabelo. Ele possui ação antimicrobiana e possui efeito relaxante sobre os músculos, sendo eficaz para dores musculares e até mesmo para enxaquecas.
CONCLUSÃO: A suplementação com óleo-resina de copaíba reduz o índice de adiposidade, o que foi associado ao aumento de IL-10 e à melhor função renal, sugerindo que o óleo-resina de copaíba apresenta efeitos benéficos sobre os rins de animais submetidos à dieta rica em sacarose.
USO INTERNO DO ÓLEO DE COPAÍBA: 5 a 10 gotas em água uma vez ao dia ou segundo prescrição de profissional de saúde qualificado. Para que o organismo se acostume, na primeira semana da ingestão do óleo, tomar 1 gota ao dia, de preferência após o café da manhã.
O óleo de copaíba destaca-se dentre as substâncias medicinais de uso popular principalmente na Amazônia como antiinflamatório, cicatrizante e antiinfeccioso por via oral, tópica ou vaginal.
Quais são os efeitos colaterais do óleo de copaíba?
No material são oferecidas explicações sobre restrições de uso e efeitos colaterais. Não é recomendado o uso durante a gravidez e a lactação, nem por pessoas com problemas gástricos. Além disso, altas doses podem provocar vômitos, náuseas ou diarreia com cólicas.
Se o óleo que você adquiriu contém cores chamativas, é um forte indício de que o produto foi adulterado. Aroma de álcool ou óleo de soja: Este é outro forte sinal de que o produto não é puro.
Passar uma colher de chá de óleo com os dedos na vagina e vul- va após cuidados com solução de melaleuca ou bicarbonato. vagina com o dedo ou aplicador de pomada vaginal. Retirar o excesso no banho pela ma- nhã.
Uso tópico: Usar 5 gotas de óleo essencial de copaíba por colher de sopa de óleo vegetal de sua preferência. Aplicar no local desejado, sem friccionar.
Posso aplicar no corpo e no rosto? Sim. No corpo, para a sensação de relaxamento e bem estar da pele ou no rosto, em toda superfície ou em regiões específicas, para reduzir a inflamação causada pela acne e controlar a oleosidade.
O óleo essencial de copaíba pode ser usado por via oral por adultos para ajudar em problemas digestivos, respiratórios ou fortalecer o sistema imunológico, e deve ser usado apenas com orientação do médico ou fitoterapeuta. 1 gota de óleo essencial de copaíba; 1 copo de água, suco ou 1 xícara de chá.
Remédio popular usado contra mais de 50 tipos de doenças, o óleo de copaíba ganhou respaldo científico. Substância combate leishmaniose, câncer, bactérias e inflamações.
O que acontece se eu tomar óleo de copaíba todos os dias?
A população que faz uso desta planta como medicamento, afirma que a mesma apresenta ação antiinflamatória, analgésica, anestésica, cicatrizante, anti-séptica, anti- reumática e até anticancerígena, sendo que, algumas dessas propriedades já foram comprovadas cientificamente.
Com função vital no metabolismo, o fígado é uma víscera que participa de diferentes processos. Sabe-se que o óleo-resina de copaíba exerce efeitos benéficos no tecido hepático de animais com comorbidades, entretanto ainda pouco é estudado em condições normais.
Resultados: O óleo de copaíba reduziu a hipertrofia do VD (24%), melhorou a função sistólica (TAPSE) do VD e reduziu a pressão diastólica final no VD (PDFVD) de ratos com HAP.
Como já inferimos na introdução, as principais características terapêuticas associadas ao óleo de copaíba são: ação anti- inflamatória, cicatrizante, anti-séptica, antibacteriana, germicida, antitumoral, analgésica, diurético e expectorante.
A eliminação do óleo de copaíba do organismo humano é feita pelos pulmões, rins, glândulas sebáceas e sudoríparas (OPÇÃO FÊNIX, 2011). Em grandes quantidades, ele pode provocar efeitos colaterais como irritações gastrointestinais, vômitos, náuseas, sialorréia, diarreia e depressão do sistema nervoso central.