Sim! O Diesel S10 é um combustível de alta potência que transformou a forma com que abastecemos os veículos. Muito mais eficiente, garante uma maior quilometragem por litro e uma maior capacidade de movimentação.
O que acontece se usar diesel S10 no lugar do diesel comum?
Usar Diesel S10 em lugar do S500 pode oferecer diversos benefícios. O principal é a redução de emissões, o que contribui para um menor impacto ambiental e melhora a qualidade do ar. Além disso, o Diesel S10 proporciona maior eficiência de combustão, resultando em melhor desempenho do motor e economia de combustível.
EP. 445 // Toyota HILUX: Abastecida com Diesel S10, Causou Danos ao Motor ou foi a SUJEIRA Mesmo?
Posso colocar diesel S10 em um caminhão antigo?
Ainda que não seja recomendado, não existe nada que impeça motores antigos de utilizarem Diesel s10 como combustível, porém é necessário ter em mente que os motores fabricados antes de 2012 foram preparados para queimar diesel s500, que possui propriedades e taxa de lubrificação diferentes do s10.
Em poucas palavras, quanto maior a octanagem, mais eficiente é o diesel. Enquanto o diesel S10 possui uma octanagem igual a 48, o diesel S500 possui uma octanagem igual a 42. Portanto, o diesel S10 apresenta um desempenho superior.
Condução em condições severas: Para quem dirige em estradas de terra, subidas frequentes ou com carga pesada, como no caso da Toyota Hilux, a gasolina premium oferece maior proteção ao motor e mais eficiência, além de ajudar a evitar a corrosão.
É o seguinte: esse diesel S-10, é obrigatório o seu uso nos motores a partir de 2012. Se você tem um carro produzido de 2012 para cá, você tem que usar o S-10, que é um bocadinho mais caro que o outro, que seria o S-500, mas que não tem esse nome.
“Por ter muito mais enxofre em sua composição, o S-500 fará com que o catalisador do veículo fique entupido, provocando sua troca prematura”, conclui Oliveira.
Além de ter o motor danificado, você pode ter problemas com a lei. Isso porque a prática é proibida e pode ser considerada crime ambiental. E a pena é pesada.
O parlamentar informou que, de acordo com diversos estudos, incluindo um relatório da Associação Nacional de Fabricantes de Motores dos EUA, um aumento no teor de biodiesel pode levar a problemas de desgaste do motor, corrosão, acúmulo de resíduos, entupimento do filtro e diminuição da eficiência do combustível.
O que acontece se colocar diesel no tanque de Arla?
O ARLA 32 não é um aditivo do óleo diesel e, portanto, não deve ser misturado com o combustível. Da mesma forma, não se deve abastecer o tanque de ARLA 32 com óleo diesel, pois isso irá ocasionar aumento de emissões e danos irreparáveis ao sistema SCR.
Também há outros motivos: motores antigos, feitos até dez anos atrás, foram projetados para queimar S500, e podem ter comportamentos distintos quando abastecidos com S10: apesar de ser poluente, o enxofre auxilia na lubrificação dos componentes do propulsor. Mas não há problemas em fazer a troca.
Geralmente é possível dirigir pelo menos dez quilômetros quando a luz da reserva acende, mas o ideal é evitar andar nessa situação. Além do risco de pane seca, que dá multa de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH, o sistema de alimentação de combustível do veículo pode ser danificado.
A Toyota Hilux 2019 oferece opções de motorização que combinam eficiência e potência. A versão a diesel, com motor 2.8 e câmbio automático, apresenta um consumo de 9,3 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada, garantindo economia sem abrir mão do desempenho robusto e da tração 4x4.
Misturar esses combustíveis pode causar problemas de compatibilidade e desempenho no motor, além de potencialmente prejudicar a eficiência do sistema de redução de emissões de CO2 em veículos modernos.