Devido a pronúncia do nome Wednesday ser difícil aqui no Brasil, os produtores escolheram “Wandinha” para dar nome à personagem-título da série. A tradução de nomes de personagens estrangeiros é algo normal, e muitas vezes passam por modificações para que sejam mais “aceitáveis”.
Essa ideia veio desde da criação da personagem na versão original, escrita pelo cartunista Charles Addams na década de 1930. O autor de A Família Addams deu o nome de Wednesday para a personagem inspirado na canção infantil publicada em 1838, que define as crianças com base no dia da semana em que elas nasceram.
O trecho "Wednesday's child is full of woe" pertence ao poema "Monday's Child", publicado em 1838, e diz que crianças nascidas na quarta-feira são "cheias de desgosto". Curiosamente, no entanto, a escolha do nome não faz muito sentido já que ela nasceu em uma assustadora sexta-feira 13.
Wednesday Addams (Wandinha Addams no Brasil) é uma personagem fictícia membro da Família Addams, criada pelo cartunista Charles Addams para a revista americana The New Yorker. Trata-se de uma das principais integrantes do elenco desta obra.
Qual é o significado da música da Vandinha em português?
A Sombra e o Mistério: A Essência de Wandinha em Versos
A letra da música retrata Wandinha como uma figura que se destaca em meio à normalidade, com sua predileção pelo preto e pelo macabro, simbolizando sua individualidade e rejeição aos padrões convencionais.
A Boneca Wandinha é uma adorável representação da famosa personagem dos desenhos animados "A Família Addams”. Com seus longos cabelos pretos e tranças, ela tem um visual misterioso, que remete ao estilo da família a que pertence.
Vandinho era uma conhecido e querido por todos moradores da cidade por sua forma gentil e alegre de tratar as pessoas. “Seu nome está diretamente ligado ao real significado da palavra “inclusão”.
Os Addams são uma inversão satírica da família americana tradicional do século 20: um clã aristocrático rico e estranho que se delicia com o macabro e o sobrenatural e aparentemente não sabem ou não se preocupam com o fato das outras pessoas os acharem bizarros ou assustadores.
Em suma, Mãozinha é uma mão humana com vida própria que se comunica com os Addams através de sinais. Ele serve como uma espécie de empregado para eles, ao lado de Tropeço que é o mordomo da família, que se parece muito com o monstro de Frankenstein. Saiba mais sobre esse curioso personagem a seguir.
História derivada da Família Adams, Wandinha (Wednesday no original) aqui é uma personagem incrível, uma detetive obcecada tipo Enola Holmes, mórbida e ao mesmo tempo humana. A gente sente o conflito da personagem entre entregar-se às emoções ou manter-se fiel ao seu jeitão frio e indiferente.
Com a ajuda de Tio Chico (Fred Armisen), Wandinha descobre que o monstro é um Hyde: trata-se de uma criatura mística que se torna feroz e incontrolável ao ser libertada por um mestre e passa a obedecer a seus comandos.
De fato, inicialmente, Wandinha se chamava Venenilda, o que foi mudado para Vandinha e, atualmente, Wandinha (porque na série há elementos com a letra W).
"Vicki" é uma variação mais informal e carinhosa de "Victoria". É um nome comum em países de língua inglesa e é apreciado por sua sonoridade suave e sua associação com a ideia de sucesso e triunfo. Como um diminutivo, "Vicki" pode transmitir uma sensação de familiaridade e afeto.
É revelado que Goody Addams era uma vidente e bruxa incrivelmente poderosa, que tinha visões sombrias e potentes como sua descendente, Wandinha. Além disso, Goody era uma bruxa que podia lançar feitiços e maldições sobre os outros, como a maldição de sangue que ela colocou na alma do peregrino Joseph Crackstone.
Millar acrescentou que ela terá que enfrentar seu maior medo: “A única coisa que aterroriza Wandinha Addams é a emoção. O que nos fascinou como roteiristas foi explorar uma personagem que começa incapaz de ter uma conexão humana e ao longo da primeira temporada, isso poderia mudar? Ela vê o mundo em preto e branco.
O nome da Wandinha, ou Wednesday Addams no original, foi inspirado em uma canção de ninar. O problema é que todos os dias apresentavam características positivas, menos a quarta-feira. De acordo com a canção “a criança de quarta-feira está cheia de angústias” (via CBR).
A música culmina com Wandinha descobrindo um esquema sinistro envolvendo um monstro chamado Hyde e uma conspiração liderada por Laurel Gates. A letra é rica em referências à história da família Addams e à mitologia da série, incluindo a ancestral Goody Adams e o vilão Crackstone.
Com direção de Tim Burton, a série tem feito sucesso desde que chegou ao streaming na última quarta-feira, 23, e sua trilha sonora também chamou bastante atenção. Criada por Miles Millar e Alfred Gough, a produção acompanha Wandinha (Jenna Ortega) em suas novas aventuras na Escola Nunca Mais.