Os graus podem ser subdivididos em minutos (') e segundos ("). Cada grau possui 60 minutos, e cada minuto possui 60 segundos. Portanto, 1 grau equivale a 60 minutos, e 1 minuto equivale a 60 segundos.
O grau é originário da Babilônia. Para estabelecerem o grau, os babilônios dividiram o círculo em 360 partes iguais, pois acreditavam que essa era a quantidade de dias referente ao período de um ano e porque seu sistema de numeração era de base sessenta ou sexagesimal.
Por que os ângulos são medidos em minutos e segundos?
Minutos e segundos são unidades de medida usadas no sistema sexagesimal, criado pelos babilônios por volta de 1800 antes de Cristo. “O sistema usa como base o número 60, diferente do arábico ou decimal adotado hoje, baseado no 10”, diz o matemático Jairo Z. Gonçalves, da Universidade de São Paulo.
Um grau é igual a 60 minutos e um minuto é igual a 60 segundos. Para simplificar alguns cálculos matemáticos, é desejável que você expresse medições de ângulos em graus e frações decimais de graus.
Contagem do tempo está ligado ao sistema sexagesimal — uma forma de contar baseada no número 60 —, desenvolvido pelos babilônios; entenda! Uma hora tem 60 minutos. E cada minuto, por sua vez, possui 60 segundos.
GRAUS PARA MINUTOS E SEGUNDOS - Marcos Aba Matemática
Porque a hora tem 60 minutos e não 100?
Já alguma vez se perguntou porque é que uma hora tem 60 minutos e não, digamos, 100? Bem, a resposta está em algo muito prático: as suas próprias mãos. Em vez de usarem as duas mãos para contar até 10, como fazemos agora, os babilónios usavam uma mão para contar as divisões dos dedos da outra mão.
Como era necessário usar diversas unidades de medida de capacidade, de peso e de área, o sistema de numeração sexagesimal, criado pelos babilónios e já em uso no 3.º milénio, surgiu para facilitar os cálculos com certas medidas.
No equador, um grau de longitude equivale a aproximadamente 111.321 quilômetros, enquanto a 60 graus de latitude, um grau de longitude equivale a apenas 55.802 km (esta aproximação é baseada no esferóide Clarke 1866).
O sistema de numeração sexagesimal (base 60) é fundamental na utilização da medida de 360º. Esse valor indica que a circunferência está dividida em 360 partes, valor aproximado dos 365 dias de um ano. Dessa forma, quando dividimos as unidades por 10 na base decimal, obtemos os décimos.
Não se sabe ao certo se o conceito da medida de ângulo surgiu com os gregos ou se eles, por contato com a civilização babilônica, adotaram suas frações sexagesimais. Mas os gregos fizeram um estudo sistemático das relações entre ângulos - ou arcos - numa circunferência e os comprimentos de suas cordas.
Os graus podem ser subdivididos em minutos (') e segundos ("). Cada grau possui 60 minutos, e cada minuto possui 60 segundos. Portanto, 1 grau equivale a 60 minutos, e 1 minuto equivale a 60 segundos. Essa é a forma de medir ângulos em graus, uma unidade fundamental na geometria e trigonometria.
A longitude é a distância ao meridiano de Greenwich medida ao longo do Equador. Esta distância mede-se em graus, podendo variar entre 0º e 180º para Leste(E) ou para Oeste(W).
Longitude é a distância em graus de um ponto na superfície terrestre até o Meridiano de Greenwich. Distribui-se entre o intervalo de 0 a 180º no Hemisfério Leste e no Oeste. São determinadas com base nos paralelos e meridianos, linhas imaginárias traçadas sobre a superfície terrestre.
A escala Celsius (unidade °C), também conhecida como a escala centígrada, é uma escala termométrica do sistema métrico usada na maioria dos países do mundo. Teve origem a partir do modelo proposto pelo astrônomo sueco Anders Celsius (1701-1744).
Para a conclusão desse movimento são necessárias 24 horas, o giro completo que o planeta executa possui 360°. Para a elaboração dos fusos horários, os 360° do movimento de rotação foram divididos pelas 24 horas gastas para a execução completa do mesmo, esse cálculo resultou 15°, que corresponde a 1 hora.
Ninguém sabe exatamente, mas é provável que seja pela conveniência, já que 60 é o menor número divisível pelos primeiros seis números (1, 2, 3, 4, 5, e 6) e também por 10, 12, 15, 20 e 30.
Este sistema é conhecido como sexagesimal (hora relógio), tendo em vista que há 60 minutos em uma hora (01h = 60 min) e um minuto tem 60 segundos (1 min = 60s).
Por que o tempo é dividido em 60 minutos e 60 segundos?
A escolha é bastante particular, já que a maioria das sociedades humanas escolheu 5, 10 ou 20 como seu número-base. Os sumérios achavam o 60 bastante flexível já que ele é o menor número simultaneamente divisível por 1, 2, 3, 4, 5 e 6.