Esta imigração foi motivada especialmente pelo comércio paraguaio e pela busca de maior qualidade de vida. Iguaçu, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2000. Estas diversas instituições formaram-se sob prismas de interesses diversos dentro da comunidade árabe ao longo do tempo.
Sul. Mesquita Omar Ibn Al-Khattab, em Foz do Iguaçu-PR. A cidade abriga a maior comunidade muçulmana do Brasil. Os primeiros imigrantes árabes que chegaram na região vieram do Oriente Médio por volta de 1860.
A maioria dos imigrantes árabes se dirigiu para São Paulo, menor número foi para o Rio de Janeiro e Minas Gerais; poucos foram para o Rio Grande do Sul e Bahia.
Foz do Iguaçu, destino de 20 dos brasileiros repatriados do Líbano na última segunda após os conflitos recentes com Israel, concentra a segunda maior comunidade árabe do Brasil, com cerca de 20 mil habitantes.
Lojas e preços na Galeria Pagé Brás em São Paulo em tecnologia e eletrônicos
Por que Foz do Iguaçu tem tantos árabes?
Esta imigração foi motivada especialmente pelo comércio paraguaio e pela busca de maior qualidade de vida. Iguaçu, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2000. Estas diversas instituições formaram-se sob prismas de interesses diversos dentro da comunidade árabe ao longo do tempo.
Entre cidadãos e descendentes, a Associação Cultural Brasil-Líbano fala em algo em torno de 8 milhões de pessoas. Isso faz do Brasil o país com a maior comunidade de libaneses e descendentes do mundo, à frente até mesmo da população do próprio Líbano, que é de cerca de 5,5 milhões atualmente.
De onde vem tanto dinheiro? Vem da extração e exportação de petróleo, descoberto em 1939 e produzido pela primeira vez em 1949, e do gás natural. De acordo com o Banco Mundial, o país possui as maiores reservas do mundo.
Os imigrantes árabes tinham origens as mais diversas: vinham do Líbano, da Síria, da Turquia, do Iraque, do Egito ou da Palestina. Assim, constituíam-se de povos diferentes, que, com suas respectivas organizações políticas, compartilhavam fundamentos comuns: a língua, ou os dialetos derivados do árabe, e a cultura.
"Junto com os colonizadores, no século XVI, desembarcaram heranças da língua, música, culinária, arquitetura e decoração, técnicas agrícolas e de irrigação, farmacologia e medicina", escreveu Oswaldo Truzzi, em artigo para a Revista de História da Biblioteca Nacional.
A expedição do Engenheiro e Tenente José Joaquim Firmino chegou a Foz do Iguaçu em julho de 1889. Foi feito um levantamento da população e foram identificadas 324 pessoas, em sua maioria paraguaios e argentinos.
Qual cidade da Argentina fica perto de Foz do Iguaçu?
Puerto Iguazú, na Argentina, fica a apenas 30 minutos do centro de Foz do Iguaçu. Então, com uma travessia super tranquila, em pouco tempo você já estará em outro país! Essa região é conhecida como a tríplice fronteira, que inclui Foz do Iguaçu, Ciudad del Este no Paraguai e, claro, Puerto Iguazú.
Para começar, falando do próprio nome da cidade, Foz do Iguaçu. Iguaçu significa água-grande no idioma tupi-guarani, dos índios que habitavam a região antigamente. E então é possível imaginar a quantidade de água que passa por aqui.
Com apoio da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR), as mais de 2 mil famílias que moram na maior ocupação urbana do Paraná, a Bubas, no bairro Porto Meira, em Foz do Iguaçu, conseguiram neste mês a principal conquista desde 2013.
Embora seja um equívoco recorrente, muçulmanos e árabes não são sinônimos! Ser árabe significa pertencer ao grupo étnico que habita principalmente o Oriente Médio e a África setentrional, enquanto ser muçulmano significa apenas ter fé no islamismo.
O Catar é um país árabe localizado na Ásia Ocidental. Atualmente, é considerado o país mais rico do mundo, tendo à frente da sua economia a exportação de petróleo.
Os árabes são um grupo étnico semita, nativo principalmente do Oriente Médio e da África setentrional, originário da península Arábica, a qual é constituída majoritariamente por regiões desérticas.