Tais marcas são causadas pela atividade de células responsáveis pela produção de pigmento da pele, nomeadas de melanócitos. Esses sinais são chamados ainda de nevos ou nevus, e podem possuir vários formatos. Entre as suas cores possíveis estão o preto, o pardo e qualquer tonalidade escura.
Por que as pintas aparecem? A maioria das pintas aparece durante a infância e adolescência – são os nevos adquiridos. O aparecimento está relacionado com a predisposição genética e a quantidade de exposição ao sol. É normal aparecem mais pintas até os 30-40 anos de idade.
Durante a gravidez é comum elas aparecerem, pois a mulher começa a produzir hormônios capazes de estimular sua formação e isso também pode aumentar as já existentes. O número considerado normal de pintas em adultos pode variar bastante, mas fica entre 10 a 40. Porém, existem pessoas que têm muito mais do que isso.
Embora seja normal que pintas apareçam durante a infância, você deve desenvolver menos novas pintas conforme envelhece. Novas pintas após os 30 anos podem ser inofensivas, mas provavelmente devem ser examinadas por seu médico.
Manchas ou pintas marrons estão diretamente ligadas ao sol e aparecem mais nas costas das mãos, no colo e nas costas. Há também manchas marrons provocadas por queimadura de limão e as que surgem durante a gravidez ou por causa do uso de pílula anticoncepcional – chamadas de melasma.
O que ocorre com as pintas 🔎 no decorrer do tempo?
Como é a pinta de câncer?
Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho; Uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.
A maioria das pintas indesejadas é removida cirurgicamente, mas também é possível fazer uma excisão, uma técnica chamada shaving, em que se faz uma espécie de raspagem superficial da pinta e, nesse caso, não precisa levar pontos após o procedimento.
Algumas pintas podem eventualmente desaparecer. A maioria das pessoas têm pintas, e quase todas são inofensivas. Mas, é importante reconhecer qualquer alteração numa pinta, como seu tamanho, forma ou cor, que possam sugerir que um melanoma pode estar se desenvolvendo.
É possível que as pintas sejam de nascença ou surjam durante a infância ou na puberdade. Enquanto algumas pintas podem simplesmente desaparecer, outras permanecem intactas durante anos. Entretanto, quando as pintas começam a surgir na vida adulta, esse é um primeiro sinal de alerta de que há algo errado.
Qual é o significado espiritual de pintas no corpo?
Pinta no abdômen: reflete uma vida financeira estável, com prosperidade que pode surgir mais tarde na vida. Pinta no braço: Está associada à proteção e segurança, sugerindo que a pessoa terá uma vida protegida de adversidades. Pinta no pulso: relacionada ao triunfo e sucesso na vida.
Permaneça na sombra durante a exposição direta ao sol. Reaplique o protetor solar a cada duas horas. Limite ao máximo a exposição das crianças: a pele delas é muito mais sensível do que a dos adultos. O vestuário (chapéu, camiseta e óculos de sol) ainda é a melhor proteção contra os raios UV.
As manchas e pintas benignas são assimétricas, com bordas regulares e possuem uma única coloração. Quando essas marcas apresentam mais de uma tonalidade, pode indicar uma doença grave, como o câncer de pele.
A Pinta Preta é causada pelo fungo Phyllosticta citricarpa (Guignardia citricarpa) que pode se multiplicar e produzir seus esporos assexuais (conídios) em frutos, folhas e ramos secos da planta e os esporos sexuais (ascósporos) em folhas caídas no solo.
Em casos estéticos, procedimentos mais simples como o uso do laser podem ser indicados para remover pintas pequenas e de natureza benigna. Já para casos de suspeita de doença de pele, um médico precisará atestar suas características, dimensões e definir a microcirurgia ou mesmo uma cirurgia com uma anestesia geral.
Na maioria das vezes, as pintas ou nevos melanocíticos são benignos. É preciso estar atento. Se uma pinta doer, coçar, sangrar ou apresentar alterações no seu tamanho e no padrão de suas cores, isso é um importante sinal de alerta de modificação para um tumor maligno, o melanoma.
“A maioria das pintas aparece durante a infância e a adolescência. Elas crescem conforme a criança ou o adolescente crescem. Algumas pintas ficam mais escuras, outras mais claras e essas mudanças são esperadas e raramente são sinais de melanoma, o câncer de pele mais grave”, detalha a entidade no site.
Os melanócitos fazem a produção da melanina, sendo responsável pelo tom de pele e cabelos. A concentração anormal deles, que ainda não tem os motivos esclarecidos cientificamente, na derme mais profunda resulta em pintas no corpo azuladas e as mais superficiais são pretas ou amarronzadas.
Pinta ou sinal que apresente crescimento, coceira, sangramento frequente ou mude de cor, tamanho, consistência ou espessura. Lesão rosada ou avermelhada de crescimento lento, mas constante.
Bejel, bouba (frambesia) e pinta são infecções causadas por Treponemas, que são bactérias em forma de espiral chamadas espiroquetas. Essas infecções disseminam-se por qualquer contato estreito com a pele de uma pessoa infectada – geralmente entre crianças que vivem em más condições de higiene.
Uma mistura de bicarbonato de sódio e óleo de rícino também pode ser usada para remover pintas. Misture partes iguais de ambos os ingredientes para formar uma pasta, depois aplique na pinta. Cubra com um curativo e deixe durante a noite. Repita o processo diariamente até que a pinta diminua.
Sinais ou pintas representam o poder através do conhecimento e a proteção divina. Indica a agilidade. Pessoa correta, que não gosta de injustiças. Tranqüila, sensata e cordial, é incapaz de prejudicar o próximo em benefício pessoal.
O profissional especialista em remoção de pintas é o dermatologista, um médico que se aprofundou no estudo, diagnóstico e tratamento de doenças que acometem a pele, pelos, mucosas, cabelos e unhas.
O Nevus rubi é uma protuberância na pele causada pelo acúmulo de sangue em vasinhos, resultando em uma coloração vermelha. Essas pintas são benignas, ou seja, não tem chance de se tornar um câncer. Porém, podem sangrar e se infectar se cutucadas ou raspadas.