O Vaticano é considerado um país-enclave, pois está situado no centro da cidade de Roma, capital italiana. Com apenas 0,44 km², é a menor nação do planeta. Sua população é formada pelo Papa e por aproximadamente 800 membros da Igreja Católica Apostólica Romana.
Criado por meio do Tratado de Latrão, o Vaticano existe enquanto entidade político-administrativa de soberania da Santa Sé e, por essa razão, é reconhecido como um Estado — ainda que classificado como Estado soberano anômalo.
No Vaticano, a nacionalidade é definida pelo ius officii, ou seja, um tipo de direito especial para quem trabalha e vive regularmente no território. Isso ocorre porque ninguém nasce no Vaticano.
1929: O Tratado de Latrão foi assinado entre o Papa Pio XI e o líder italiano Benito Mussolini declarando a Cidade do Vaticano como um Estado independente que se tornou o menor país do mundo. 1929: O estado independente do Vaticano passa a existir.
São cidadãos do Vaticano somente cardeais residentes na Cidade do Vaticano ou em Roma; diplomatas da Santa Sé; e aqueles que residem na Cidade do Vaticano enquanto exercem cargos ou serviços. Quem nasce lá, se torna cidadão italiano aos 18 anos.
Anteriormente, residiam no Palácio de Latrão na colina Célio no lado oposto de Roma, local que Constantino deu ao Papa Milcíades em 313. A assinatura dos acordos que estabeleceram o novo Estado teve lugar neste último edifício, dando origem ao nome Tratado de Latrão, pelo qual é conhecido.
Além disso, se você quisesse obter residência no Vaticano, sua cidadania teria que ser concedida pelo Papa ou pela autoridade papal. Então, sim, você pode se mudar para lá.
O setor primário da economia do Vaticano é inexistente. Já o setor secundário é restrito a atividades como a impressão de documentos e a confecção de produtos têxteis. O Vaticano é um país frequentemente apontado como um dos mais ricos do mundo em razão do elevado produto interno bruto por pessoa.
o menor país do mundo é o vaticano, na europa. ele possui 0,44 km². O menor país do mundo é o Vaticano com extensão territorial de aproximadamente 0,5 KM².
O italiano, a língua no Vaticano, vai se tornar a língua oficial no sínodo, disse ele. Em sínodos passados, o latim era a língua oficial de documentos para as reuniões e alguns dos participantes escolhiam falar em latim. O Papa decidiu fazer a mudança a fim de agilizar o processo, disseram autoridades.
O Papa como legislador, doutor e mestre supremo de toda a Igreja, tem autoridade sobre questões canônicas e litúrgicas, podendo interpretar, legislar, alterar, e revogar as leis canônicas estabelecidas por seus antecessores e reunidas por eles no Código de Direito Canônico, a legislação da Igreja Católica.
O Vaticano, oficialmente conhecido como Estado da Cidade do Vaticano, é uma entidade soberana e independente situada no coração de Roma, Itália. Com uma área de aproximadamente 44 hectares, é o menor estado do mundo em termos de área e população.
Por que no Vaticano a nacionalidade é definida pelo?
A nacionalidade vaticana não é concedida com base no "ius sanguinis" ("direito de sangue") nem no "ius soli ("direito de solo"), mas em uma espécie de "ius officii" estabelecido quando o indivíduo tem um emprego regular e vive de maneira estável no território.
A história da Igreja Católica Apostólica Romana tem seu início por volta do ano 30 d.C, por ocasião do ministério de Jesus Cristo, que escolheu os 12 Apóstolos, com os quais edificou Sua Igreja (Mateus 16,18); dentre estes, Jesus escolheu um como principal, o "primeiro entre iguais", Simão, a quem Ele chamou Pedro, ...
O Brasil é o sexto maior país em número de habitantes do mundo. Já no que toca aos menores países do globo, o Vaticano, localizado na Europa, é o menor em extensão territorial.
Conheça San Marino, o país mais antigo do mundo, um microestado "encravado" na Itália, famoso por sua rica história, paisagens montanhosas e charme medieval!
Diferente de chefes de Estado ou líderes empresariais, o pontífice argentino não recebe um salário fixo, seguindo uma tradição milenar da Igreja que prioriza os votos de pobreza, especialmente marcantes em sua formação como jesuíta.
Três feitas de ouro são exibidas em museus do Vaticano. A maior leva 9 kg do material, o que a faria custar R$ 900 mil. E sem contar as pedras preciosas!
A economia do Vaticano é baseada na captação de donativos nas igrejas subordinadas ao país em questão pelo mundo fora. Essa maneira de arrecadação existe com a finalidade de suprir as contas do Vaticano com evangelização e suportar os programas sociais que desenvolve.