O primeiro é a perda de habitat. O Pteroptyx tener é uma espécie encontrada na Malásia e que depende dos manguezais do país para sua sobrevivência. Está em grande risco pois nas últimas décadas essas terras estão sendo desapropriadas pelas plantações de óleo de palma. O segundo motivo seria a poluição luminosa.
“Vaga-lumes são indicadores da saúde do meio ambiente e estão sumindo do mundo como resultado do prejuízo e degradação de seu habitat, poluição dos rios, aumento do uso de pesticidas em agroecossistemas e aumento de poluição luminosa em áreas de habitação humana”, de acordo com a Selangor Declaration.
Luzes artificiais, poluição, uso de pesticidas e perda de habitat estão entre as principais razões para o desaparecimento de vagalumes na natureza. A diminuição drástica de espécies de vagalumes já é uma realidade preocupante, inclusive no Brasil.
Apesar de sua importância para o meio ambiente e para a ciência, o vaga-lume está desaparecendo. Pesquisas publicadas na BioScience indicam que a perda de habitat, a poluição luminosa e os pesticidas ameaçam a ocorrência do vaga-lume.
Quando há desmatamento, por exemplo, esses insetos não encontram fontes de alimento ou condições necessárias para se reproduzir. O aumento da degradação ambiental em áreas úmidas, como observado na Mata Atlântica, Pantanal e Amazônia, contribuiu para o desequilíbrio ambiental e menor diversidade de insetos.
Pesquisas do mundo todo também apontam para a perda de habitat, o uso de pesticidas e a poluição luminosa como as principais ameaças às populações de vaga-lumes, destacando que a última é a ameaça que cresce mais rapidamente no Sudeste do Brasil.
Controle de pragas: As larvas de vagalumes são predadoras e se alimentam de insetos que são considerados pragas agrícolas, como lesmas e caracóis. Isso ajuda a manter o equilíbrio nas populações de pragas e pode reduzir a necessidade de pesticidas.
Com a chegada do verão, começa a melhor época para observar os vaga-lumes, pequenos insetos fascinantes, e infelizmente cada vez mais raros pela poluição e pela agricultura intensiva.
O Vagalume, guia espiritual, carrega um significado profundo, pois traz consigo a energia da iluminação, essa mesma Luz que todos possuímos e que pode nos guiar nos momentos desafiadores. _“Nos momentos mais sombrios, sempre há uma luz no fim do túnel.”_💫
Qualquer terreno baldio ou beira de estrada mais cheia de mato é capaz de ter. Perto de rio ou riacho é bom também. As fêmeas de muitas espécies não voam, ficam no chão, então onde já teve vagalume tem chance maior de ter de novo.
Está em grande risco pois nas últimas décadas essas terras estão sendo desapropriadas pelas plantações de óleo de palma. O segundo motivo seria a poluição luminosa. A estimativa é que pelo menos 25% da superfície da terra seja constantemente iluminada.
Ele é considerado um totem espiritual e traz consigo a energia da luz e da iluminação. O vagalume é frequentemente associado ao simbolismo da esperança. Isso porque ele é capaz de iluminar a escuridão e trazer luz para os lugares mais sombrios.
De acordo com o pesquisador, as enzimas luciferases produzem bioluminescência em vagalumes e besouros por meio da catálise da reação de oxidação da proteína luciferina – uma molécula fluorescente que, ao ser oxidada, age como emissor de luz.
OS VAGALUMES SUMIRAM POR VÁRIOS FATORES AMBIENTAIS VOCÊ SABIA! Incluindo uso de pesticidas e agrotóxicos… Mudanças climáticas… Avanço das cidades e poluição luminosa…
Assim como outros insetos importantes para o meio ambiente, como abelhas e borboletas, os vaga-lumes perderam habitat, foram contaminados quimicamente e sofrem com o avanço da urbanização.
A poluição luminosa interfere nos padrões de comunicação dos vagalumes, que utilizam a bioluminescência para encontrar parceiros. Já o uso de pesticidas atinge as larvas que vivem no solo, prejudicando seu desenvolvimento.
Outro fator que impulsiona emissões luminosas é o de chamar atenção de seu parceiro ou parceira. O macho emite sua luz avisando que está se aproximando enquanto a fêmea pousada em determinado local, emite sua luz para avisar onde está.
Pode ser um sinal de alteração do seu humor vítreo , retina e outros. Vai necessitar de um exame da retina. Mapeamento de retina ou outro que seu Oftalmo achar melhor.
🌍✨ O aumento das temperaturas, a poluição e a urbanização acelerada têm impactado não apenas esses insetos incríveis, mas muitos outros seres que dependem de ambientes saudáveis para sobreviver.
Se você nunca comeu um vagalume, saiba que o gosto é horrível. É uma questão de sobrevivência: evita que eles virem lanche de predadores, como morcegos.
A luz emitida pelos vagalumes é o resultado de uma reação química que ocorre entre duas substâncias presentes no corpo do inseto: a luciferina e o oxigênio. Este fenômeno é conhecido como bioluminescência.