A desorganização tem suas origens no substrato biológico do TDAH – as chamadas DISFUNÇÕES EXECUTIVAS. Por isso tanta dificuldade em selecionar quais as ações relevantes para a situação atual, definir quais as prioridades dentre tudo o que espera para ser feito.
Pessoas com TDAH tendem a se distrair facilmente por estímulos externos, o que pode resultar em erros frequentes em suas tarefas. Elas podem ter dificuldade em organizar suas atividades e frequentemente parecem esquecer compromissos, tarefas ou responsabilidades importantes.
O adulto com TDAH apresenta uma frequente alteração de humor. Segundo a Associação Brasileira de deficit de Atenção, adultos com TDAH apresentam com frequência problemas com uso de álcool, drogas, ansiedade e depressão.
Com frequência não seguem instruções e não concluem tarefas. Têm com frequência dificuldades para organizar tarefas e atividades. Com frequência evitam, não gostam de ou relutam em se envolver em tarefas que exigem esforço mental prolongado. Perdem coisas com frequência.
Quem tem TDAH pode trabalhar? Devido aos sintomas do distúrbio, algumas pessoas têm dúvida se quem tem TDAH consegue fazer faculdade e até mesmo trabalhar. ...
Pelo fato do TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade) não ser considerada uma deficiência para a lei brasileira, não está entre as condições contempladas pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência, o que impede que as garantias legais estabelecidas se estendam aos portadores de TDAH.
Crianças com TDAH precisam de uma rotina estruturada para se sentirem mais seguras e organizadas. Estabeleça horários fixos para as atividades diárias, como hora de acordar, de estudar, de brincar e de dormir. Isso pode ajudá-las a se concentrarem melhor.
Os principais sinais do TDAH em crianças e adolescentes são desatenção, inquietude e impulsividade, em uma intensidade que traz prejuízos relacionados à interação social, aprendizagem, memória, linguagem e baixa autoestima.
Uma boa rotina de sono, exercícios físicos e alimentação saudável são fundamentais para pessoas com TDAH, pois ajudam na diminuição do estresse, acalmam a mente, diminuem a hiperatividade e melhoram a capacidade de manter o foco.
Pesquisadores relatam que as crianças com TDAH, por sua vez, em função da falta de competência social, seja por retraimento, ou por comportamento agressivo, resultantes de um autocontrole deficiente, sentem a rejeição de seus pares e, também, de seus familiares que muitas vezes não os compreendem, o que pode levar à ...
Sendo assim, os indivíduos adultos com TDAH apresentam reações emocionais impulsivas em diversas situações justamente porque eles têm dificuldade de autocontrolar a reação inicial, e também usar de ações direcionadas e autodirigidas que os ajudariam a acalmar as emoções.
TDAH é genético ou não? A resposta curta é sim, é possível que uma pessoa possa herdar o TDAH de sua mãe, pai ou ambos. Pesquisas atuais sugerem que as crianças cujos pais são diagnosticados com TDAH correm um risco maior de desenvolver a doença.
A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais decreta: Art. 1º – Fica o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e os Transtornos Hipercinéticos (CID 10-F90) classificados como deficiência, para todos os efeitos legais. Parágrafo único – O previsto no § 2º do art.
O Senado Federal aprovou, nesta semana, o projeto de lei 5.486/2020, que oficializa o cordão de girassol como um símbolo de deficiências e outros diagnósticos ocultos, como autismo, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), demência, entre muitos outros.
Os sintomas, que incluem hiperatividade, impulsividade ou desatenção, são vistos como uma fraqueza. No entanto, estudos recentes, indicam que pessoas com TDAH costumam ser mais criativas, dinâmicas, têm competência social e emocional, além de possuir ótimas habilidades cognitivas.
“Substâncias usadas no tratamento do TDAH podem ampliar a inabilidade de conduzir do motorista. A orientação mais importante é a de que o condutor não dirija se não estiver medicado; não utilize o celular assim como jamais dirija se tiver consumido bebidas alcoólicas.
Um dos sintomas não muito conhecido do TDAH e que também pode estar presente é a dificuldade na regulação emocional e manejo da raiva. Nas crianças isso pode se manifestar na forma de birras e irritabilidade enquanto nos adultos, além da irritabilidade, pode se manifestar como explosões de raiva.
Um dos sintomas não muito conhecido do TDAH é a dificuldade na regulação emocional. Pessoas com o transtorno geralmente experimentam mudanças de humor, que podem ser por pequenos aborrecimentos ou até mesmo eventos cotidianos sem muita importância.
O diagnóstico correto e preciso do TDAH só pode ser feito através de uma longa anamnese (entrevista) com um profissional médico especializado (psiquiatra, neurologista, neuropediatra). Muitos dos sintomas podem estar associados a outras comorbidades correlatas ao TDAH e outras condições clínicas e psicológicas.