Se você acaba de instalar o porcelanato polido em seu imóvel e agora notou que o piso está embaçado com aspecto engordurado, diferente da peça que você escolheu no mostruário da loja, saiba que seu porcelanato pode estar com cera protetora ou impregnado por excesso de impermeabilizante.
O que passar no porcelanato para não ficar embaçado?
Aplique no porcelanato um pouco de vinagre diluído em água. Deixe agir cerca de 5 minutos e em seguida passe um pano para espalhar o produto de forma homogênea. Depois umedeça um pano limpo com água para retirar o vinagre do porcelanato.
Sim, é possível polir porcelanato fosco. Para isso, basta usar um pó para polimento de porcelanato umedecido em água e esfregá-lo no piso com uma enceradeira ou esfregão fazendo movimentos circulares. Mas saiba que, após esse polimento, o porcelanato perde sua característica fosca permanentemente.
O melhor jeito de limpar o porcelanato sempre é a mistura de água e detergente neutro passada sobre a superfície com um pano limpo. Antes de mais nada, é importante tentar essa solução para ver se o aspecto “encardido” não é só uma sujeira acumulada. Vinagre: Aplique vinagre branco (de álcool) no rejunte.
A impregnação se dá dentro do material e portanto, por alguns fatores de compactação durante a fabricação, podem gerar uma espécie de névoa, embaçado ou aspecto engordurado, a chamada Baixa Negativa, por técnicos dos fabricantes.
VOCÊ LIMPA O PISO E ELE FICA EMBAÇADO? TENHO A SOLUÇÃO
O que não pode passar em porcelanato?
Por outro lado, alguns produtos não podem ser passados de maneira alguma sobre os pisos de porcelanato, correndo o risco de danificar todo o material. Evite passar ceras, água sanitária e sabão em pó.
Tem como limpar piso embaçado? Use uma solução de vinagre e água. Misture duas partes de vinagre com três de água e aplique no piso com um pano úmido. Deixe agir por alguns minutos e depois enxágue com água limpa.
Revestimentos polidos, com os poros mais fechados, tem cor mais acentuada do que o que tenham os poros mais abertos (todo esmalte também). É exatamente por isso que o porcelanato com manchas esbranquiçadas acontece. O efeito "quando molha desaparece" se dá por esta razão.
Ele é o produto de limpeza ideal para pisos, para todos os tipos de piso, como limpar porcelanato ou piso laminado. Não é necessário misturar diversos produtos, o Veja Limpeza Pesada Original possui todo o poder.
– Para limpar um piso esbranquiçado pós obra, você pode começar varrendo ou aspirando a sujeira solta. Em seguida, misture água morna com um detergente neutro e aplique a solução no piso com um pano ou esfregão. Esfregue suavemente para remover a sujeira e enxágue bem com água limpa.
Aprenda como tirar o embaçado do porcelanato sem danificar. Para a manutenção periódica do porcelanato você precisa diluir um saponáceo da linha de produtos CIF - por exemplo, o CIF Cremoso - da seguinte forma: uma colher de sopa para cada 5 litros de água (de preferência morna).
Sabão e saponáceos em pó também devem ser evitados, já que os granulados podem danificar e arranhar as superfícies dos porcelanatos, assim como as escovas e esponjas com cerdas de aço, além de torná-los mais lisos, podendo causar acidentes.
Além disso, a limpeza com o vinagre é uma ótima opção de manutenção no dia a dia para deixar o seu piso sempre brilhante e com aspecto de novo. E, se quiser deixar o ambiente perfumado depois da limpeza, você também pode passar um pano com essa solução: 1 copinho do amaciante de que você mais gosta em 1 litro de água.
O verniz é ideal para dar brilho e luminosidade ao piso. A cera também tem a função de dar mais brilho ao piso, sendo aplicada no final da limpeza. Por fim, temos o selador, que evita que substâncias gordurosas grudem no piso, deixando-o limpo por mais tempo.
Os produtos do tipo Limpa Pedras são ácidos, agridem e retiram o brilho dos porcelanatos. Muitas pessoas tentam fazer a limpeza pós obra do porcelanato, ou quando está encardido, usando os ácidos para limpeza de pedra. Basta um contato mínimo e este tipo de produto remove o brilho do piso e causa mancha no porcelanato.
Reaplique com pano limpo: após a primeira limpeza, use um pano limpo e enxágue-o bem em água corrente (não no balde com água suja e produtos). Passe esse pano limpo no chão para remover o excesso de produto e umidade, garantindo que o piso não fique pegajoso; 5.
Caso precise de uma limpeza mais pesada, utilize o CIF cremoso que irá limpar o seu piso e retirar manchas sem precisar esfregar e sem danificar o polimento do piso. Para o dia a dia você pode passar um pano com o CIF perfumado de sua escolha ou então com desinfetante CIF que mata até 99% de germes e bactérias.
Sendo assim, faça uma mistura com uma colher de bicarbonato e uma colher de detergente neutro. O objetivo é ter uma solução cremosa, mas a quantidade depende do tamanho da mancha, então vá misturando até ter o suficiente para cobrir a sujeira. Aplique sobre a mancha e deixe a mistura agir por 15 minutos.
A regra de ouro nesse caso é: por mais sujo que esteja o porcelanato, não use produtos abrasivos! Materiais como tíner, ácidos, querosene, cloro, cera, aguarrás, álcool, água sanitária, vinagre, amoníaco, palha de aço, escovas e esponjas duras podem danificar a superfície de maneira irreversível.