O motivo central da renúncia do papa Bento XVI foi insônia, segundo uma carta, que ele mesmo enviou a seu biógrafo semanas antes de sua morte, divulgada nesta sexta-feira (27) por uma revista alemã.
A informação é publicada por Página/12, 27-01-2023. A insônia de que padeceu o Papa Bento XVI foi o "motivo central" da sua demissão em 2013, como ele próprio revelou numa carta dirigida ao seu biógrafo semanas antes da sua morte, e revelada nesta sexta-feira por um semanário alemão.
Bento 16, o papa emérito que liderou a Igreja Católica por oito anos, morreu neste sábado (31/12) aos 95 anos. "É com pesar que informamos que o papa emérito faleceu hoje às 9h34 (hora local) no monastério Mater Ecclesiae", informou o Vaticano em nota.
Quantos anos tinha o Papa Bento XVI quando renunciou?
Um dos papas eleitos com idade mais avançada, Ratzinger se tornou Bento aos 78 anos, em abril de 2005. Permaneceu no cargo por quase oito anos, se afastando definitivamente em 28 de fevereiro de 2013, aos 85 anos, criando um novo termo para o vocabulário do dia a dia da igreja católica: papa emérito.
No texto, divulgado pela revista Focus, Joseph Ratzinger explica que o motivo central de sua renúncia à liderança da Igreja Católica em fevereiro de 2013 foi a "insônia que o acompanhava sem interrupção desde a Jornada Mundial da Juventude de Colônia", em agosto de 2005, meses depois de ter sido eleito sucessor de João ...
Os principais nomes citados até o momento incluem o filipino Luis Antonio Tagle, alinhado à visão de um Papa missionário e próximo das periferias, e o italiano Matteo Zuppi, arcebispo de Bolonha e forte defensor do diálogo inter-religioso e da paz mundial.
A declaração foi feita em conversa com o presidente da Indonésia durante discurso. O pontífice, que tem 87 anos e não tem filhos, exaltou o fato de os indonésios ainda terem muitos filhos.
Algum brasileiro já foi papa? Ao longo de seus 2 mil anos de história, a Igreja Católica Apostólica Romana já teve 266 Papas. Nenhum deles foi brasileiro.
O mais longo pontificado foi o de são Pedro, que se estendeu do ano 30 ao 64 ou 67, segundo muitos líderes católicos. Depois vem Pio 9º, eleito em 16 de junho de 1846 e morto em 7 de fevereiro de 1878, num total de 31 anos, 7 meses e 22 dias de pontificado.
Após a renúncia, Bento XVI viveu recluso no Vaticano. Seu sucessor, o Papa Francisco, foi eleito no dia 19 de março de 2013. Apesar da reclusão, o papa emérito publicou um livro em 2021, chamado La vera Europa, em que faz críticas ao casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Francisco, S.J., nascido Jorge Mario Bergoglio, é o 266º Papa da Igreja Católica, sucedendo ao Papa Bento XVI, que abdicou do papado a 28 de fevereiro de 2013.
A princípio, padres não se casavam por opção, para dedicar 100% do tempo e das energias à oração e à pregação – da mesma forma que Jesus Cristo. Em 1139, ao final do Concílio de Latrão, contudo, o matrimônio foi proibido oficialmente a membros da Igreja.
São Bento de Núrsia (480-547) viveu entre os séculos 5 e 6 na península itálica. Uma das instituições mais antigas de São Paulo, instalada desde o fim do século 16 no coração da cidade, o Mosteiro de São Bento é um conjunto de igreja e casa religiosa, onde vivem dezenas de monges.
Não ter tido filhos, em parte foi uma escolha, já que minhas profissões não permitiriam que uma criança fizesse parte”, explicou. Para quem não lembra, o último relacionamento de Dinho foi com Valéria, antes do acidente, em 1996.
Sempre bem-humorado, Francisco declarou o seguinte sobre os seus bens. “Quando preciso de dinheiro para comprar sapatos ou outra coisa, eu peço. Eu não tenho um salário, mas isso não me preocupa porque sei que serei alimentado de graça”, afirmou o líder máximo.
Francisco fala fluentemente o espanhol (sua língua nativa), italiano, relativamente bem francês e alemão, e pouco o inglês, assim como o português e o latim.
A eleição de Francisco tem sido anunciada como um novo começo para a instituição sitiada, mas Howells oferece uma interpretação incrivelmente diferente: que Francisco será o último papa da Igreja Católica.
Diferente de eleições políticas, não há um sucessor definido previamente. O próximo papa pode ser qualquer um dos cardeais elegíveis. Entre os favoritos, aparecem nomes como o cardeal italiano Matteo Zuppi e o filipino Luis Antonio Tagle, mas tudo pode mudar dentro do conclave.