Números pares eram sinônimo de azar para os romanos, então todos os meses tinham ou 29 ou 31 dias. Mas, para chegar a 355 dias (calendário lunar), eles precisavam que um mês terminasse em 28 dias. O escolhido como o “azarado” foi o mês de fevereiro.
Com a reforma de Júlio César e depois do Papa Gregório XIII, fevereiro ganha um dia extra a cada quatro anos, nos anos bissextos, para alinhar o calendário civil ao ano solar. Em 2025, fevereiro tem um total de 28 dias, como acontece em anos comuns.
No entanto, os romanos consideravam os números pares de azar, então decidiram alternar os meses entre 29 e 31 dias. Como precisavam de um mês com número par para completar o ano, fevereiro ficou com 28 dias.
O dia 30 de fevereiro (AO 1945: 30 de Fevereiro) existiu somente em três vezes na história, em contrapartida de fevereiro ser um mês com 28 dias no calendário gregoriano (29 em anos bissextos).
A explicação do calendário gregoriano. Fevereiro é o único mês do ano com 28 dias, e essa característica peculiar tem origem no calendário gregoriano, adotado em 1582 para corrigir discrepâncias na contagem do tempo. O motivo está diretamente ligado ao movimento da Terra ao redor do Sol.
O que aconteceu com o mês de fevereiro quando o ano é bissexto?
Em 2024, fevereiro, o mês mais breve do ano com 28 dias, será marcado por um acréscimo de mais 24 horas em sua contagem. Isso ocorre por conta do fenômeno astronômico do ano bissexto, quando, a cada quatro anos, é acrescido um dia a mais no ano, dando origem ao raro 29 de fevereiro.
Assim, “repetiu-se” o dia 24 de fevereiro, que era o sexto dia antes de 1º de março. O termo bissexto veio daí, já que quer dizer duas vezes seis ou “o sexto dia antes das calendas de março”.
Por que fevereiro tem menos dias que os outros meses?
Foram os egípcios de Alexandria que, há mais de 2.200 anos, tiveram a idéia de, a cada quatro anos, adicionar um dia a mais ao calendário, para compensar as seis horas restantes (um arredondamento das 5h48m46s). Dá um dia certinho, que a cada quatro anos aparece na folhinha como o dia 29 do mês de fevereiro.
Nascidos na data contam como comemoram o aniversário, que, oficialmente, só existe a cada quatro anos. 2024 é um ano bissexto e, por isso, tem um dia a mais no calendário de fevereiro. Isso só acontece a cada quatro anos, para acertar o tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol.
“No dia de São Nunca” é uma expressão designativa de um evento que, ao que tudo indica, nunca se efetivará. Costuma vir reforçada com “à tarde”, no final da locução, assim; Dia de São Nunca, à tarde. Seria como um 30 de fevereiro, embora, historicamente, já tenha existido a data 30 de fevereiro.
Para tentar corrigir a falha, o próximo rei de Roma, Numa Pompílio, tirou um dos meses de 30 dias e acrescentou mais dois meses. Números pares eram sinônimo de azar para os romanos, então todos os meses tinham ou 29 ou 31 dias.
A diferença nas datas de Carnaval entre 2025 e 2026 é devida à variação na data da Páscoa: em 2025, a Páscoa cai em 20 de abril, resultando em um Carnaval mais tardio, enquanto em 2026, a Páscoa ocorre em 5 de abril, trazendo o Carnaval para mais cedo.
Última atualização em 26 de fevereiro de 2025 às 11h22. Já imaginou ter um dia com 25 horas? Pesquisadores da Technical University of Munich (TUM), na Alemanha, sugerem que essa possibilidade pode se concretizar por causa de mudanças sutis na rotação da Terra.
Isso porque o mês de fevereiro, do ano de 2025, tem a seguinte coisa que acontece apenas uma vez em 823 anos. Este mês de fevereiro terá: 4 domingos, 4 segundas, 4 terças, 4 quartas, 4 quintas, 4 sextas e 4 sábados. Isso é chamado de MiracleIn”, afirmam publicações no Facebook, no Instagram, no Threads e no X.
Quem nasce no dia 29 de fevereiro é registrado quando?
Isso significa que uma pessoa nascida no dia 29 de fevereiro não pode ter sua data de nascimento alterada, seja pelos pais ou por ela mesma. Mas isso não significa que a data não possa ser comemorada, os aniversariantes podem celebrar a data em 28 de fevereiro ou em 1º de março.
Por essa razão, os seguintes anos não são bissextos: 1700, 1800, 1900, 2100, 2200, 2300, 2500, 2600: Isso porque eles são uniformemente divisíveis por 100, mas não por 400. Isso porque eles são uniformemente divisíveis por 100 e 400.
Antigamente, a mudança da data de nascimento nesta circunstância era comum, mas desde 2012 uma lei federal determina que os cartórios registrem a data real de nascimento nos documentos do recém-nascido. Portanto, para quem nasce em 29 de fevereiro, o aniversário ocorre apenas a cada quatro anos.
Como comemorar o aniversário de quem nasce em 29 de fevereiro?
Os aniversariantes de 29 de fevereiro não precisam esperar quatro anos para comemorar o aniversário: eles podem celebrar a data em 28 de fevereiro, quanto em 1º de março.
O que acontece com as 6 horas que sobram todos os anos?
Também, na astronomia, ano designa o período orbital de qualquer planeta. Mas como não pode haver todos os anos um 366º dia com as cerca de 6 horas que sobram, no calendário gregoriano realiza-se, a cada quatro anos, um ajuste no calendário e adiciona-se mais um dia ao ano, sendo que este ano se denomina bissexto.