Essa variação segue um cálculo astronômico baseado no ciclo lunar, que é estabelecido pela Igreja Católica desde o século IV depois de Cristo. Assim, o Carnaval sempre cai entre fevereiro e o início de março, marcando o período de festas antes da reflexão religiosa".
O cálculo começa com o equinócio de março, quando o dia e a noite têm a mesma duração (cerca de 20 de março). A Páscoa é definida como o primeiro domingo após a primeira Lua cheia que ocorre após o equinócio de março, e o Carnaval é calculado a partir desta data.
O equinócio de março marca a chegada do outono no hemisfério sul e da primavera no norte. Nessa data, o dia e a noite têm a mesma duração. Este ano, o equinócio está marcado para o dia 20 de março. Então, o Domingo de Ramos acontece no dia 13 de abril. 40 dias antes, temos a terça de Carnaval: 4 de março.
Assim, pode se dizer que a data do Carnaval é definida com base na data da Páscoa. A regra é simples: o Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa. Para encontrar a data da Páscoa, usa-se a seguinte norma: ela cai no primeiro domingo após a primeira lua cheia que acontece após o equinócio de março (20 ou 21 de março).
As fórmulas existentes calculam o que se convencionou chamar de "Cálculo Eclesiástico", quando em 325 o Concílio de Nicea assim definiu. O Carnaval acontece 47 dias antes da Páscoa. Logo o Carnaval pode acontecer de 4 de fevereiro a 9 de março. Corpus Christi acontece 60 dias depois da Páscoa.
A data da Páscoa é determinada com base no calendário lunar e solar e deve ocorrer no primeiro domingo depois da lua cheia que segue o equinócio da primavera no hemisfério norte (que geralmente ocorre em 21 de março). Para o Carnaval ocorrer, ele precisa ser celebrado 47 dias antes da Páscoa.
A Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do equinócio da Primavera (no hemisfério norte, outono no hemisfério sul), ou seja, é equivalente à antiga regra de que seria o primeiro Domingo após o 14º dia do mês lunar de Nissan.
"O carnaval não tem data fixa porque está ligado ao calendário litúrgico cristão, que determina a Quarta-feira de Cinzas como o início da Quaresma, um período de 40 dias que antecede a Páscoa. A Páscoa, por sua vez, ocorre sempre no primeiro domingo após a primeira lua cheia na primavera do hemisfério norte.
A Igreja Católica determinou que todo ano a Páscoa seria comemorada no primeiro domingo após a primeira lua cheia do equinócio de março. Sete dias antes da Páscoa é celebrado na Igreja Católica o Domingo de Ramos, que dá início à Semana Santa. E, exatamente 40 dias antes do Domingo de Ramos, é terça-feira de carnaval.
O Carnaval foi trazido para o Brasil pelos colonizadores portugueses. Os historiadores afirmam que a festividade estabeleceu-se no país entre os séculos XVI e XVII e teve como primeira prática o entrudo. Essa brincadeira fixou-se primeiramente no Rio de Janeiro e era realizada dias antes do início da Quaresma.
Embora o dia 28 de fevereiro de 2025, esta sexta-feira, não seja feriado nacional, algumas cidades do Brasil têm feriados municipais nesta data. Esse dia, portanto, não está relacionado ao período de carnaval, que acontece entrre os dias 1º e 5 de março. Em locais com feriado municipal, a data é de descanso.
Os principais eventos ocorrem tipicamente durante fevereiro ou início de março, durante o período historicamente conhecido como Tempo da Septuagésima (ou pré-quaresma). O Carnaval normalmente envolve uma festa pública e/ou desfile, combinando alguns elementos circenses, máscaras e uma festa pública de rua.
A divulgação das notas dos desfiles do Grupo Especial ocorrerá nesta terça-feira, 4 de março. Publicado em 4 de março de 2025 às 08h00. O Carnaval de São Paulo de 2025 entregou um espetáculo grandioso no Sambódromo do Anhembi, na zona norte da cidade.
Como as fases da Lua não mudam sempre nos mesmos dias todos os anos, a data da Páscoa também muda. Ela é comemorada sempre no primeiro domingo depois da primeira Lua cheia após o equinócio da primavera — ela pode ocorrer entre os dias 22 de março e 25 de abril.
O Carnaval, nos países cristãos, é comemorado 47 dias antes do dia da Páscoa, mas está relacionado também com antigos rituais pagãos. O carnaval é comemorada sempre 47 dias antes da Páscoa. Ouça o texto abaixo! A comemoração do Carnaval está subordinada, nos países cristãos, à data da Páscoa.
O Carnaval é uma festa de origem pagã. A sua história remonta à Antiguidade, tanto na Mesopotâmia quanto na Grécia e em Roma. A palavra carnaval é originária do latim, carnis levale, cujo significado é retirar a carne.
Isso porque o equinócio da primavera para o Hemisfério Norte acontece em 20 de março, e a primeira Lua cheia após o equinócio da primavera será em 25 de março, uma segunda-feira. O domingo mais próximo dessa data é o domingo do 31 de março, portanto, Domingo de Páscoa.
Por que a data do Carnaval muda? A data do Carnaval é determinada com base no calendário da Igreja Católica. Os elementos variáveis são as datas estabelecidas para a Páscoa, a mudança das estações do ano e o calendário lunar.
A páscoa de 2008 aconteceu muito cedo, no dia 23 de março. Na realidade, foi mais cedo do que qualquer um de nós irá ver durante nossas vidas! A última vez em que isso ocorreu foi em 1913. A próxima vez que a Páscoa ocorrerá em 23 de março, será no ano 2228.
Esse domingo marca o início da Semana Santa, que termina com a ressurreição de Cristo no dia da Páscoa. Exatamente 40 dias antes do Domingo de Ramos está a terça-feira de Carnaval. Isso significa que o Carnaval é celebrado 47 dias antes da Páscoa, equivalente a sete domingos antes desse dia sagrado.
A data de início da Quaresma se dá na Quarta-feira de Cinzas, e a definição do início da Quaresma depende da definição da data da Páscoa. A definição da data da Páscoa segue um critério que leva em consideração o equinócio da primavera, no Hemisfério Norte, e as fases da Lua.
Assim, durante o Concílio de Niceia, ficou decidido que a data da Páscoa seria determinada pela seguinte estrutura: A data da Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira Lua cheia que ocorre depois do equinócio de primavera/outono.
A Igreja Católica estabeleceu que a Páscoa seria celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia após o equinócio de primavera no hemisfério norte e, portanto, após o equinócio de outono no hemisfério sul. A partir desta referência, são determinadas a data da Quarta-Feira de Cinzas e da Sexta-Feira Santa.
O que pouca gente sabe é que esta folia pagã tem o seu calendário definido em conseqüência de um sistema de cálculo inventado pela própria Igreja católica. Por essa metodologia, a igreja, primeiro, define uma de suas datas mais sagradas, o domingo de Páscoa, quando comemora a ressurreição de Jesus Cristo.
A contagem do período da Quaresma faz referência aos 40 dias em que Jesus Cristo esteve no deserto. Em 2025, a Quaresma vai até o dia 17 de abril, antes da celebração da Quinta-feira Santa.