Antônio de Oliveira Filho, mais conhecido como Careca (Araraquara, 5 de outubro de 1960), é um ex-futebolista brasileiro que atuava como atacante. Apesar do apelido, Careca não sofre de calvície; o motivo da alcunha é que, quando criança, ele costumava cantar músicas do palhaço Carequinha.
Antônio de Oliveira Filho, o Careca, ex-centroavante da Seleção Brasileira, Guarani, São Paulo, Napoli e outros times, hoje mora Araraquara-SP, após ter residido em Campinas, onde foi dono do Campinas Futebol Clube junto do ex-jogador Edmar. A equipe passou a se chamar Red Bull.
O ex-atacante conta três, mas na verdade foram dois Mundiais. Isso porque o primeiro, em 1982, Careca nem teve a oportunidade de disputar. Foi cortado dias antes da estreia contra a União Soviética. A Seleção de Cerezo, Falcão, Zico e Sócrates perdeu o jovem camisa 9, que vinha arrebentando no Guarani.
Atacante paulista, ídolo de Guarani F.C., São Paulo F.C. e S.S.C. Napoli (Itália), campeão brasileiro (1978 e 1986), italiano (1990) e da Copa da UEFA (1989). Foi titular da Seleção Brasileira nas Copas do Mundo de 1986 e 1990.
Com um total de 15 jogos pelo Corinthians, Careca estreou no Timão em 03 de junho de 1984 em partida amistosa. No primeiro jogo de Careca pelo Corinthians, o Timão venceu Vasco da Gama por 3 a 0. Na ocasião, o jogador de 5 anos começou a partida no banco de reservas no Romeirão.
Convidados do documentário expuseram falas abusivas do então técnico quando houve a briga com Romário. Segundo os relatos, Zagallo pegou raiva do futebolista e disse que ele "só pensava em putaria, não queria jogar". O corte na Copa do Mundo de 1998 também teria acontecido por birra.
Careca chegou a participar dos primeiros jogos das eliminatórias para a Copa de 94 que foi disputada nos Estados Unidos, onde o Brasil sagrou-se Tetra Campeão Mundial, mas pediu dispensa ao técnico Carlos Alberto Parreira para cuidar dos problemas físicos.
Careca jogou sua última partida pela seleção nacional em 1º de agosto de 1993, contra a Venezuela, durante as eliminatórias para a Copa do Mundo de 1994. Careca completou um total de 60 internacionalizações pelo Brasil, nas quais marcou 29 gols.
Ao repetir Vítor Pereira e abandonar o caminho da competitividade, alinhado com o seu discurso e aonde estavam depositadas as únicas chances de êxito em seu trabalho, o Careca acabou por selar o seu destino no Clube de Regatas do Flamengo.
Sérgio Bernardino: o ChulapaTalentoso, explosivo e controverso. Serginho Chulapa é o maior artilheiro da história do São Paulo, com 242 gols, e foi um dos maiores centroavantes do futebol brasileiro em todos os tempos.
Depois de uma primeira experiência de cinco meses no futebol da Coreia do Sul, em 2023, o meia-atacante Careca, 28 anos, vai para a segunda temporada defendendo o Gangneung Citizen, da terceira divisão daquele país asiático.
Uma das maiores lendas do futebol, Mário Jorge Lobo Zagallo morreu nesta sexta-feira (5), aos 92 anos, no Rio de Janeiro, vítima de falência múltipla dos órgãos.
O empresário Roberto Medina, criador do festival Rock in Rio, ficou 16 dias nas mãos de bandidos, em junho de 1990. Mas alguns sequestros chegaram a durar meses, como foi o caso do empresário Fausto Mourão, que passou 191 dias no cativeiro.
Se em 1990 Romário não conseguiu se destacar por conta de uma grave lesão, na Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos, o baixinho chamou para si a responsabilidade de conquistar o tetra. Às vésperas da competição, o jogador já estava em alta, após grande destaque no PSV e em seu início no Barcelona.
Careca, era atacante do Napoli, da Itália, na época, e pediu para deixar a seleção, alegando que faltava 'espírito de seleção' no time. Todos pensavam que Romário iria ficar com a vaga dele, mas Parreira e Zagallo seguiram sem convocar o camisa 11 e Valdeir entrou no lugar de atacante.
⚽ Com uma média de gols absurda na carreira, foi ídolo de 3 clubes diferentes e passou de 400 gols na carreira! Parabéns craque! 🏟️ 824 Jogos. ⚽ 406 Gols.
Porque o goleiro Ronaldo do Corinthians ficou Careca?
Quem viu Ronaldo como jogador, não consegue se esquecer dos seus vastos cabelos. Porém, vítima de alopécia areata, o comentarista ficou careca em 15 dias.
Para a entidade, o maior artilheiro da história é Cristiano Ronaldo, que balançou as redes 857 vezes. Se desconsiderarmos a contagem da Fifa, alguns poucos jogadores já atingiram a tão sonhada marca. Pelé tem, em sua conta, 1.283 gols na carreira, mas apenas 767 são contabilizados de forma oficial.
Hulk é o segundo brasileiro com mais gols pelo mundo. Com o gol decisivo diante do Vasco, no sábado passado, o camisa 7 do Galo chegou a 432 tentos marcados, sete a menos do que Neymar.