Inclinar o avião faz com que a força de sustentação incline, o que empurra o avião na direção da inclinação. força de sustentação inclinada que faz o avião virar.
Ao traçar as rotas mais curtas para economizar tempo e combustível, eles buscam as geodésicas, que são os caminhos mais rápidos em uma esfera. Em vez de voarem diretamente “em linha reta” no mapa, as aeronaves seguem um trajeto curvado que, na realidade tridimensional, é mais eficiente.
como o avião faz curva. o avião faz curva através do movimento de 2 superfícies. o aileron que são aquelas linhazinhas. ficam lá na ponta da asa grande. que mexe pra cima e pra baixo. eles mexem de maneira desproporcional.
Vamos olhar as asas de perto: o vento passa mais rápido na parte de cima das asas do que na parte de baixo. As turbinas do avião ajudam a fazer o vento passar pela asa. Essa diferença de velocidade do vento faz com que a força de sustentação fique maior do que o peso, e o avião suba!
força de sustentação inclinada que faz o avião virar. Desse ponto de vista, a força de sustentação atua verticalmente, empurrando o avião para cima e mantendo-o suspenso no ar. É claro que, se a força de sustentação pode empurrar para cima, pode também empurrar um pouco à esquerda ou à direita.
Nos estudos e pesquisas feitos pelos cientistas das várias épocas, verificou-se que o ar, fluído que será responsável para sustentar uma aeronave em vôo é composto de alguns elementos, entre eles, nitrogênio, oxigênio e água, com isto podendo sofrer alterações em grandezas como a densidade, temperatura e pressão.
Desde logo uma questão se coloca: por que motivo a rota não é em linha reta e sim curvilínea? A resposta a esta questão, para além dos aviões terem a necessidade de seguirem “estradas no céu” evitando conflitos, tempestades e ventos fortes, tem acima de tudo a ver com representações geométricas.
Para definir essa velocidade da decolagem, o peso do avião também tem papel fundamental (o que inclui o peso do próprio avião, combustível, passageiros, bagagens e cargas). No geral, a velocidade média dos modelos comerciais fica entre 200 km/h e 280 km/h.
Quando o planeta gira, ele carrega a massa de ar que está em seu entorno. E como é o ar que sustenta o avião, ele é carregado junto. O piloto não precisa se preocupar se está indo contra ou a favor da rotação terrestre. Caso contrário, uma viagem para o Oeste seria mais rápida que uma para o Leste.
O Oceano Pacífico é conhecido por ter algumas das formações meteorológicas mais extremas do planeta. Correntes de ar instáveis, tempestades violentas e fortes ventos de altitude podem dificultar a navegação segura dos aviões.
Quando os motores dos aviões queimam combustível, emitem dióxido de carbono, fuligem e vapor d'água. Essas moléculas de água aderem às partículas finas de fuligem e congelam, formando os cristais de gelo que criam as formações lineares vistas no céu.
Porque não dá para ir para o Japão pelo lado esquerdo?
Por que no Japão se dirige do lado esquerdo da pista? Conta-se que os Samurais penduravam suas espadas no lado esquerdo da cintura. Se eles andassem pelo lado direito da pista, suas espadas se tocariam, causando muitos problemas e lutas.
Primeiro, as bússolas dos aviões não funcionam corretamente quando estão logo acima dos polos magnéticos. Isso dificulta que os pilotos sigam a rota. Segundo, o frio extremo é um problema.
Por que o voo mais longo do mundo não é feito em linha reta?
Isso é devido à projeção usada para criar a imagem bidimensional, mas não significa que o trajeto é mais longo. Na prática, as rotas aéreas seguem o que chamamos de arco de círculo máximo, ou seja, o menor caminho entre dois pontos numa superfície esférica.
Se um avião comercial voar muito alto, encontrará ar menos denso passando sobre as asas para criar sustentação. Isso pode fazer com que a aeronave perca velocidade considerável e fique fora de controle. A altitude exata para esse tipo de ocorrência pode variar conforme as condições climáticas e o peso.
tem 1 média de consumo de cerca de 3,6L para voar 1km. Considerando, por exemplo, que 1 voo de São Paulo para Nova Iorque, por exemplo, cobre aproximadamente 7.500km, isso significa que precisaríamos de 27.000L.
Em algumas empresas aéreas, por exemplo, o aviso é feito pelo sistema de som, em uma mensagem como “Tripulação, dez mil pés” ou algo semelhante. Em outras, é feito apenas através de algum código sonoro, como a repetição seguida do som de aviso dos cintos de segurança.
Aviões que parecem parados no ar não são nenhum truque ou algo paranormal; O fenômeno pode acontecer devido a ventos que impedem que ele se locomova normalmente, reduzindo sua velocidade; Outro motivo é uma ilusão de ótica causada pelo avião estar voando no sentido contrário do observador.
A companhia aérea de Singapura detém a rota de voo mais longa do planeta, partindo da cidade-estado no sudeste asiático, até o outro lado do globo, em Nova York. Parece longe, não é mesmo? Pois são mais de 18 horas de voo!
Os flaps que se abrem para cima criam uma força decrescente, além de reduzir a velocidade do ar, forçando o avião em direção ao solo; inversamente, os flaps que se abrem para baixo criam uma força ascendente que empurra o nariz da aeronave para o ar.
Para isso, são abastecidas com combustível, água e alimentos para garantir a normalidade durante o tempo que estará no ar. Alguns modelos de aviões comerciais de grande porte devem voar ao menos cerca de 10 horas por dia para manter uma operação lucrativa.