Porque não se pode mais emprestar cartão de crédito?
“Emprestar o cartão de crédito para outras pessoas gera o risco de interpretação de que o proprietário do cartão de crédito está recebendo valores não declarados à Receita Federal e, portanto, sonegando imposto de renda”, explica Helder Santos, professor de Gestão Tributária na Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis ...
Ou seja, se alguém empresta o seu cartão de crédito para outra pessoa e essa pessoa realiza compras sem autorização, pode estar cometendo o crime de estelionato.
O recente aperto na fiscalização da Receita Federal sobre movimentações financeiras acendeu o alerta para quem tem o costume de emprestar o cartão de crédito para parentes e amigos. Primeiramente, essa prática não é recomendável, mas é uma prática comum no país e há pessoas com medo de ter problemas com o Fisco.
Pode emprestar o cartão de crédito para outra pessoa?
O titular do cartão assume a responsabilidade pela dívida. — Emprestar um cartão de crédito gera um risco, pois você assume a dívida de outra pessoa. Formalmente, quem está assumindo a dívida é o proprietário do cartão.
O que a Bíblia fala sobre emprestar cartão de crédito?
A Bíblia diz: “O rico domina sobre os pobres; e o que toma emprestado é servo do que empresta” (Provérbios 22:7). Isto mostra quão importante é que os homens se mantenham sem dívidas.
5 MOTIVOS PRA NÃO EMPRESTAR O SEU CARTÃO DE CRÉDITO! | E como eu digo NÃO!
Qual o versículo da Bíblia que fala que não pode emprestar dinheiro a juros?
Já na esfera religiosa, a Bíblia no Antigo Testamento no livro de Deuteronômio 23,20-22, diz assim: “Não emprestes a teu irmão com juros, quer se trate de empréstimo de dinheiro, de viveres ou qualquer outra coisa sobre a qual é costume exigir um juro.
6 Instrui a criança no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele. 7 O rico domina sobre os pobres, e o que toma emprestado servo é do que empresta. 8 O que semear a perversidade ceifará males, e a vara da sua indignação se acabará.
O que acontece se eu emprestar meu cartão de crédito?
“Emprestar o cartão de crédito para outras pessoas gera o risco de interpretação de que o proprietário do cartão de crédito está recebendo valores não declarados à Receita Federal e, portanto, sonegando imposto de renda”, explica Helder Santos, professor de Gestão Tributária na Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis ...
O que muda nas novas regras do Pix e cartão de crédito? A partir de janeiro de 2025, a Receita Federal implementará um monitoramento mais rigoroso das movimentações financeiras, ampliando os limites de notificação obrigatória: Para pessoas físicas que não possuem conta PJ: transações acima de R$ 5.000 mensais.
Qual desculpa usar para não emprestar cartão de crédito?
“Não tenho como comprometer parte do meu limite de crédito nesse momento, pois terei que fazer compras futuras ou dependo desse valor para imprevistos”;
“Os juros do cartão de crédito são muito altos e não posso me arriscar a ter que pagá-los na próxima fatura”;
Embora não seja ilegal, prática pode aumentar risco de fraudes e dívidas. Pedir ou emprestar o cartão de crédito, especialmente a alguém da família, é uma prática comum no Brasil. Segundo especialistas, a utilização não é crime, mas é bastante arriscada.
O quanto você gastou com seu cartão de crédito: Gastou mais de 5 mil reais com cartão de crédito? Pois é, a sua fatura vai estar em cópia para a Receita Federal do Brasil.
A partir de 2025, um novo módulo foi incorporado, tornando obrigatório, para as administradoras de cartão de crédito, o envio de dados por meio da e-Financeira. Informações já eram prestadas à Receita Federal desde 2003 por meio Decred, que foi descontinuada.
Se você quer ir às compras, precisa de ajuda no parcelamento de curto e médio prazo, pode escolher o cartão. Mas se o objetivo é realizar um plano de médio a longo prazo, o melhor pode ser o empréstimo pessoal. Ele também pode ser uma excelente alternativa para renegociar uma dívida, por causa dos juros mais baixos.
Quem usa muito cartão de crédito precisa declarar imposto de renda?
Empresas que oferecem a possibilidade de pagamento dos seus serviços ou produtos com cartão de crédito estão obrigadas a entregar a Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF) . Essa obrigação vale para praticamente qualquer tamanho de empresa e de qualquer segmento.
O valor da dívida não pode, agora, superar 100% do total original. Instituído pela lei do Programa Desenrola, sancionada em outubro, o teto foi regulamentado no fim de dezembro pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). “O pobre só quer viver com dignidade. As pessoas querem pagar suas dívidas.
Desde 1º de janeiro de 2025, apenas instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central (BC) podem solicitar adesão ao Pix. Essa medida visa fortalecer a segurança e o controle do sistema, restringindo o acesso a empresas que seguem regulamentações específicas.
Todos os bancos e instituições financeiras são obrigadas a seguir a nova regra de teto de juros do cartão de crédito rotativo e do parcelamento da fatura. Ou seja, eles não podem cobrar de você um valor superior aos 100% da dívida original contraída a partir de 2024.
“O empréstimo do cartão de crédito a familiares e amigos pode gerar despesas nesse cartão incompatíveis com a renda daquele que empresta. Se isso acontecer, ocorrerá um acréscimo patrimonial a descoberto, ou seja, uma despesa não justificada pelos rendimentos do contribuinte.
Tem como processar alguém que pegou o cartão emprestado e não pagou?
Se a pessoa não se dispuser a pagar a dívida, o titular pode entrar com uma ação de cobrança judicial. Nesse caso, o acordo feito antes pode ser utilizado como prova no processo. Embora essa seja uma medida extrema, pode ser a única solução em situações onde a dívida é significativa e a pessoa se recusa a pagar.
10 Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.
Semeie de manhã e também de tarde porque você não sabe se todas as sementes crescerão bem, nem se uma crescerá melhor do que a outra. - Bíblia Apostólica.