Na Grécia, por exemplo, casais evitam se casar em anos bissextos porque eles acreditam que isso traz azar. Mas, em vários outros países, o dia 29 de fevereiro é conhecido como aquele em que mulheres pedem homens em casamento.
"Há uma tradição, segundo a qual, em ano bissexto, as pessoas não gostam de casar, principalmente, se for no dia 29, evidentemente, por que ninguém quer comemorar um casamento de quatro em quatro anos", afirma o folclorista Carlos Felipe. O ano bissexto aparece no calendário de quatro em quatro anos.
Nos anos bissextos, a tradição se inverte, e são as garotas que realizam esse gesto. No entanto, mundialmente, a inclinação predominante sugere uma tendência para a má sorte.
Os anos bissextos sempre foram cercados de lendas e superstições. Uma delas surgiu no século treze na Escócia. Na época, em todo ano bissexto, as mulheres em vez de escolhidas tinham o direito de escolher o marido. Se o eleito não quisesse, tinha que pagar uma multa para não casar.
A primeira coisa a considerar é que o ano bissexto existe para corrigir a diferença entre o ano solar e o ano do nosso calendário: a Terra leva 365 dias e 6 horas para girar em torno do sol, mas nosso calendário só tem 365 dias. Ao longo de vários anos, essas horas fazem diferença!
Algumas pessoas acreditam que o ano bissexto é de mau agouro, mas isto não é verdade. Isso ocorre porque, ao se quebrar a rotina, a ordem deixa de ser estabelecida. Assim, paira a sensação de que algo fugiu do controle. Sabemos que o ano é bissexto quando ele é divisível por 400.
A inclusão de um dia foi feita para aproximar o calendário ao movimento de translação da Terra, tempo que o planeta leva para dar a volta no Sol, que é de 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos. Essas horas que ultrapassam os 365 dias são compensadas a cada quatro anos, no dia 29 de fevereiro.
Em vez de durar 28 dias, como na maioria das vezes, ele dura 29. Isso ocorre periodicamente de maneira a ajustar a duração do ano solar, que corresponde ao tempo em que a Terra leva para dar uma volta completa ao Sol.
O que acontece se uma pessoa nasce no ano bissexto?
Saiba mais sobre o registro de nascimento a seguir.
“Nos casos em que o nascimento ocorre em 29 de fevereiro, em um ano bissexto, a pessoa terá o dia de nascimento exato em sua certidão de nascimento, como em qualquer registro de recém-nascido.
Como é a personalidade de quem nasce no dia 29 de fevereiro?
Pessoas nascidas no dia 29 de qualquer mês trazem em sua personalidade interior inteligência, intuição e sensibilidade mais aguçadas, e são extremamente exigentes e autocríticas. Além disso, são mais racionais e observadoras do que emotivas.
Você sabia que a superstição de não se casar em agosto vem de uma tradição portuguesa? Pois é, as mulheres daquela época não se casavam no mês, pois era quando os navios saíam à procura de novas terras.
A crença no dia 29 de fevereiro só não chegou à Grécia. Por lá, acredita-se que o dia traz má sorte. Portanto, nada de casamentos ou compras de alto valor, como casas e carros.
Os meses de setembro a novembro e março a maio são considerados os mais ideais para casamentos ao ar livre no Brasil. Durante essas épocas, o clima tende a ser ameno e as chances de chuvas intensas são reduzidas, proporcionando um ambiente confortável e ensolarado para a cerimônia e a recepção.
Além disso, o período entre 22 de dezembro e 5 janeiro não é aconselhado para a realização de casamentos por ser um período de férias escolares, quando muitos aproveitam as folgas coletivas e os feriados prolongados.
Não é recomendado os meses de dezembro, janeiro e fevereiro para casamentos ao ar livre, já que como todos sabem, no verão a probabilidade de chuva é maior.
Menos concorrência por datas: se você tem uma data específica em mente, casar em uma terça-feira aumenta as chances de conseguir o local e os serviços que você deseja.
Assim sendo, o registro de nascimento de bebês nascidos em 29 de fevereiro deve resguardar a realidade do fato, ainda que tal data repita-se apenas a cada quatro anos. O registro deve ser feito em 24 horas, ou no máximo até 15 dias após a data do nascimento, em cartório de registro civil.
Como o calendário juliano exigia um dia adicional a cada quatro anos, os romanos decidiram que esse dia seria em fevereiro, que na época era o último mês do ano. O nome bissexto vem do latim "ante diem bis sextum Kalendas Martias" ("o sexto dia antes das Calendas de Março"), ou seja, o dia 24 de fevereiro.
O ano bissexto é aquele que possui 366 dias em vez dos 365 dias dos anos considerados “normais”. Ele foi criado em 238 a.C., em Alexandria, no Egito, mas só foi efetivamente adotado em 45 a.C., em Roma, pelo então imperador Júlio César.
Por essa razão, os seguintes anos não são bissextos: 1700, 1800, 1900, 2100, 2200, 2300, 2500, 2600: Isso porque eles são uniformemente divisíveis por 100, mas não por 400. Isso porque eles são uniformemente divisíveis por 100 e 400.
Quem nasceu no dia 29 de fevereiro faz aniversário quando?
Isso significa que uma pessoa nascida no dia 29 de fevereiro não pode ter sua data de nascimento alterada, seja pelos pais ou por ela mesma. Mas isso não significa que a data não possa ser comemorada, os aniversariantes podem celebrar a data em 28 de fevereiro ou em 1º de março.
O que aconteceria se o ano bissexto fosse ignorado?
Se não existisse o ano bissexto, as estações do ano ficariam defasadas com relação às datas. Por exemplo, o equinócio iria gradualmente se afastar de 21/março, e depois de um século já teríamos 25 dias de diferença.
Esse quarto de dia extra se acumula ao longo do tempo, levando à necessidade de ajustar o calendário para manter a precisão com as estações e fenômenos astronômicos. Para compensar essa diferença, é adicionado um dia extra ao calendário a cada quatro anos, criando o ano bissexto, que tem 366 dias.