O Pai-Nosso não faz parte do contexto maior da Eucaristia e se insere naturalmente no rito litúrgico ao preparar os fiéis para o momento da Comunhão. Por isso, na Santa Missa, não se diz “amém” logo após o Pai-Nosso. Cada detalhe tem um significado, que reforça a comunhão dos fiéis com Deus e com toda a Igreja.
Fora da missa, o “amém” é dito normalmente. Cabe ressaltar que o Pai-Nosso é a única oração da Igreja que está integrada na liturgia da missa. Mas qual é a explicação para a ausência do “amém” no Pai-Nosso da missa? É simples: não se diz “amém” porque a oração ainda não terminou.
Por isso, expressar em forma grupal no âmbito do serviço divino ou ofício religioso também significa “estar de acordo” com o que foi dito. A palavra “amém” é utilizada para concluir as orações. No entanto, a oração por excelência, o Pai- Nosso, quando rezado dentro da missa, não é acompanhado pelo “amém” no final.
Amém, ou amen (em hebraico: אָמֵן; em grego: ἀμήν) é um termo encontrado pela primeira vez na Bíblia hebraica e subsequentemente no Novo Testamento que indica uma afirmação ou adesão com que se concluem muitas orações nas grandes religiões monoteístas: Cristianismo, Judaísmo e Islamismo.
No Brasil, a Igreja Católica usava "dívidas" até o Concílio Vaticano 2º, quando mudou para "ofensas". Outra diferença se dá no final da oração. Os protestantes, entre eles os evangélicos, terminam com "pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre", frase que não aparece em versões católicas da Bíblia.
Pergunte e Responderemos - Por que na missa, no final do Pai Nosso, não se diz amém?
Quem é evangélico pode rezar o Pai Nosso?
Já para os protestantes, o Pai-Nosso até pode ser rezado na íntegra — e muitas denominações de fato rezam em suas liturgias —, mas está mais para um guia de como orar. "Jesus não ensina uma fórmula, mas sim como se dirigir a Deus. Ao longo da história, essa oração foi tomada dos evangelhos para fazer parte da liturgia.
Isto é, eles não podem interceder por nós junto a Deus. Maria, Pedro, Paulo, João e tantos outros que estiveram com Jesus ou foram grandes nomes do cristianismo mais tardio não receberam de Deus o papel de ser intercessor, no sentido absoluto do termo.
No meio espírita, talvez para evitar o uso de uma palavra claramente vinculada à liturgia cristã, o Codificador do Espiritismo propôs, em lugar do vocábulo “Amém”, a frase “Assim seja”, primeiramente na edição de agosto de 1864 da Revista Espírita, quando fez ali referência à Oração Dominical.
É correto rezar o Pai-Nosso com as mãos levantadas?
Entretanto, em situações normais, o gesto de elevar as mãos durante a oração do Pai-Nosso é um gesto sacerdotal e, por isso, reservado ao padre. Os fiéis, nesse contexto, devem manter as mãos postas.
Depois de já ter dito tudo o que queria, pode terminar a sua oração, dizendo: “Em nome de Jesus Cristo. Amém”. Fazemos isto porque Jesus é o caminho para nos ligarmos ao nosso Pai Celestial, e todas as coisas devem ser feitas em Seu nome.
Conclusão. Na Missa, após o Pai Nosso, o sacerdote pode dizer: "Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos...".
📍 Bater palmas na santa missa é considerado inadequado porque: Este ato desrespeita o mistério sagrado da Eucaristia, uma vez que é um sacramento, não um espetáculo.
T: Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do ...
O que devemos fazer quando vamos receber a comunhão?
Mostre a Jesus seus pecados mais difíceis de serem vencidos. Invoque Seu precioso Sangue para o libertar de todos os males do corpo e da alma. Peça ao Senhor que lhe conceda as graças e bênçãos necessárias para a sua conversão e salvação, bem como de sua família.
Em Liturgia, dá-se este nome ao comentário ou glosa que se acrescenta à oração do Pai-Nosso, «Livrai-nos, Senhor, de todo o mal…»: «o embolismo é o desenvolvimento da última petição da oração dominical; nele se pede para toda a comunidade dos fiéis a libertação do poder do mal» (IGMR 81).
Quando o padre levanta a hóstia e o cálice na Santa Missa, o que devemos fazer?
Para viver esse momento ainda mais profundamente na fé É um costume piedoso na Igreja Católica: fazer uma breve oração interior no momento em que o padre eleva a hóstia consagrada e o cálice na Missa.
Para o espiritismo Jesus não é Deus, mas o espírito mais puro enviado por Deus como modelo e guia. Os princípios básicos do espiritismo são: 1) A Existência de Deus: Para o espiritismo Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. É eterno, imutável, imaterial, onipotente, soberanamente justo e bom.
Um católico pode ser espírita? O espiritismo nega quase todo o Credo, e a reencarnação se opõe à pregação de Cristo em pontos essenciais, colocando em xeque toda a doutrina da salvação. Por isso, o católico que resolve tornar-se espírita, por esse fato, exclui a si mesmo da Igreja.
Nós, cristãos, cremos na Revelação de Deus, enquanto Os espíritas creem nas revelações de espíritos de pessoas falecidas. Nós, cristãos católicos, cremos que Deus inspirou os autores da Bíblia Sagrada para a nossa instrução e meditação.
“Quando pecadores endurecidos o rezarem, vou encher suas almas de paz, e a hora de sua morte será feliz” (1541). 13. “Quando rezarem este terço na presença dos moribundos, Eu ficarei entre Meu Pai e o moribundo, não como um Juiz justo, mas como um Salvador misericordioso” (1541).
Algumas igrejas evangélicas mais fundamentalistas também recomendam que seus fiéis não celebrem o Natal, não enfeitem suas casas e não troquem presentes na data — em geral, os argumentos são de que a comemoração se tornou uma festa capitalista que deixa a religiosidade em segundo plano.