Encher o tanque “até a boca” aumenta o consumo Além de danificar a peça responsável pela filtragem dos gases nocivos emanados pelo combustível, rodar com o tanque acima da capacidade máxima recomendada compromete o consumo do veículo.
Além de causar problemas a atmosfera e a saúde, o filtro danificado – canister – é encharcado com combustível, desta forma estragando e prejudicando também o funcionamento do carro. Outro problema de encher o tanque até a boca é que o combustível pode escorrer e manchar a pintura da carroceria.
Afinal, qual a solução: encher o tanque ou abastecer aos poucos? O mais adequado para quem busca economizar combustível é deixar o tanque cheio, mas nunca até o seu limite. Dessa forma, você minimiza o desperdício de combustível, uma vez que não haverá muito espaço para evaporação.
Se rodar com excesso de combustível no tanque pode acarretar danos ambientais, de saúde e até aumento no consumo, circular com o carro sempre na reserva gera outros tipos de prejuízo. Além do risco de pane seca, que é uma infração média sujeita a multa de trânsito de R$130,16.
O que é melhor para economizar combustível: rodar na cidade com o tanque cheio (menos evaporação) ou com meio tanque (menos peso)? Tanto faz! Como a evaporação se processa pela área e não pelo volume, ela será a mesma com o tanque cheio ou com pouco combustível. O peso do tanque cheio também não faz diferença.
Veja, a seguir, as consequências. Encher o tanque até o bocal danifica o cânister, que é o filtro de carvão responsável por reter os gases provenientes da evaporação do combustível, gases esses altamente tóxicos e poluentes.
Porque vaza combustível por baixo quando enche o tanque?
3) Vazamento nas mangueiras de combustível
Os tubos de combustível normalmente passam por baixo do veículo, do tanque ao motor. É muito comum ter uma mangueira quebrada ou danificada porque não há muita proteção para eles contra sujeira e outros elementos da estrada.
Encher o tanque economiza gasolina? Com certeza! Você já percebeu que o ponteiro demora a baixar quando o tanque de gasolina está cheio? Esse fenômeno de economia acontece porque quando o tanque está cheio, a evaporação do combustível é menor, visto que não tem espaço para os gases transitarem.
Como a bomba do posto de combustível sabe que encheu o tanque do seu carro? O bico da bomba sabe que o tanque está cheio graças a um pequeno tubo que corre dentro do cano de combustível. Cada bomba tem um marcador eletrônico ligado a um motor blindado.
Qual a diferença de carros entre o dia mais cheio e o mais vazio?
O tanque quase vazio significa mais espaço para vaporização do combustível, aumentando a taxa de perda por evaporação. Essa perda pode não ser perceptível imediatamente, mas trará custos a médio e longo prazo.
A gasolina que dura mais é a chamada premium, que pode ser a Podium da Petrobras ou a Octapro da Ipiranga ou a Shell R, que pode durar até oito, dez meses.
Nunca encha o reservatório do líquido de arrefecimento “até a boca”! Outro ponto importante está relacionado à quantidade de líquido de arrefecimento. Muita gente erra em achar que enchendo o reservatório até a tampa estará protegendo o motor.
Jamais abasteça com o motor do carro ligado. O combustível que entra no tanque é altamente inflamável, e o papel do motor é basicamente “queimar” esse combustível e transformá-lo em emergia por meio da combustão. Ao abastecer com o motor ligado, o risco de explosão é imenso.
A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou proposta que proíbe a continuidade do abastecimento de veículos após o acionamento da trava de segurança instalada nas bombas dos postos de combustível.
Evitar circular com o tanque quase vazio é fundamental para prevenir problemas mecânicos, enquanto manter o tanque cheio pode ser benéfico para veículos que ficam parados por longos períodos. Em última análise, o equilíbrio entre esses fatores é essencial para garantir o bom funcionamento e a longevidade do veículo.
Qual é a velocidade ideal para economizar combustível?
De maneira geral, é possível poupar quando o veículo se mantém entre 40 e 70 km/h de forma constante, engatando na quinta marcha e enquanto dirige sobre um terreno plano. Mante a velocidade média cosntante também ajuda, já que mudança contínua de velocidade influencia nos gastos com combustível.
O que acontece quando enche demais o tanque de combustível?
"Encher o tanque até o bocal danifica o cânister, que é filtro com carvão ativado responsável por reter os gases provenientes da evaporação do combustível. Esse filtro, geralmente localizado próximo ao tanque, é encharcado, perdendo toda sua eficiência", alerta Lopes.
Se você insistir em encher o tanque até a boca, um pouco de combustível pode vazar até o cânister, encharcá-lo e danificá-lo. Afinal, ele foi projetado para receber gases e não líquidos.
O cheiro de gasolina indica que há algum problema no sistema de combustível, e isso pode representar riscos significativos para a segurança do veículo e dos seus ocupantes. A gasolina é altamente inflamável, e a presença de vapores dentro ou ao redor do carro pode aumentar o risco de incêndio.
Se houver um vazamento de combustível dentro do carro e houver uma fonte de ignição, como faíscas elétricas ou calor excessivo, pode ocorrer um incêndio ou até mesmo uma explosão. Isso pode representar um perigo extremo para os ocupantes do veículo, podendo resultar em ferimentos graves ou até mesmo fatais.
O bico da bomba sabe que o tanque está cheio graças a um pequeno tubo que corre dentro do cano de combustível. Cada bomba tem um marcador eletrônico ligado a um motor blindado.
Proteção do Veículo: Além dos riscos de incêndio, deixar o motor ligado durante o abastecimento pode prejudicar alguns sistemas do veículo, como o sistema de emissões. Isso ocorre porque o sistema de recuperação de vapores de combustível pode ser sobrecarregado, levando a danos e até mesmo avarias no veículo.
Mas, então, qual o melhor horário para abastecer? O mesmo estudo da Universidade Federal de Campina Grande sugere que para evitar a perda de gasolina, o melhor horário para abastecer seu carro é à noite, entre 19h e 7h, quando a temperatura está mais amena e abaixo dos 30 graus.