Porque não consigo atualizar meu Cadastro Único pela internet?
Caso a família não consiga atualizar o Cadastro Único online, o recomendado é que o titular do cadastro se dirija até o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo de sua residência, portando um documento original com foto.
Porque não consigo atualizar meu Cadastro Único pelo aplicativo?
Se for identificada alguma pendência no cadastro da família, como por exemplo, família incluída em Averiguação Cadastral, o aplicativo não vai permitir fazer a atualização cadastral por confirmação e o Responsável Familiar deverá ir ao posto de atendimento.
As famílias cadastradas podem ter acesso às informações do Cadastro Único diretamente pelo site https://cadunico.dataprev.gov.br ou pelo aplicativo do Cadastro Único.
É possível atualizar o Cadastro Único pela internet?
Para atualizar a conta do Cadastro Único pela internet, a atualização pode ser realizada de forma prática pelo aplicativo Cadastro Único entrando com a conta Gov.br e clicando em “Atualização Cadastral por Confirmação”.
Quanto tempo cai no Sistema a atualização do Cadastro Único?
O tempo necessário para a aprovação no Cadastro Único pode variar dependendo de vários fatores. Após a realização do cadastro, as informações fornecidas passam por um processo de análise e validação pelo governo. Em geral, o prazo para a aprovação costuma variar entre 30 e 45 dias.
👉 COMO ATUALIZAR CADASTRO ÚNICO ONLINE NO APP PASSO A PASSO 2023 - Atualização Cadastral CadÚnico
Como saber se meu CadÚnico foi atualizado?
A consulta ao Cadastro Único pode ser feita por meio do site Meu CadÚnico, do aplicativo e pelo telefone do Ministério da Cidadania, no número 0800 707 2003. É possível realizar uma consulta simples e verificar informações sobre o status da família, informações pessoais e a data da última atualização do cadastro.
Basta seguir o passo a passo: Acesse o app ou site do CadÚnico. Insira os dados de login e senha cadastrada no gov.br. Selecione a opção “atualização cadastral”.
O Governo Federal já avisou que cerca de 7 milhões de famílias precisam atualizar suas informações no CadÚnico. Caso os dados não sejam atualizados ou apresentem inconsistências, o benefício pode ser suspenso ou até cancelado.
Quanto tempo demora para receber o Bolsa Família após a atualização?
Desde o pedido de regularização da situação, atualização das informações e nova aprovação do benefício, o Bolsa Família pode demorar até 90 dias para ser desbloqueado.
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) agora disponibiliza um canal direto de comunicação através do WhatsApp (53) 3238.1014, tornando mais fácil e acessível para os usuários entrarem em contato com os serviços oferecidos.
Baixa renda pode ser definida como uma família cuja renda mensal por pessoa seja de até meio salário mínimo, que hoje corresponde a R$ 759,00. Essa é a definição que o decreto n.º 11.016/2022, que regulamenta o CadÚnico, define sobre o termo baixa renda.
Caso a pendência seja no cadastro da pessoa, deve-se arrastar a barra de rolagem até aparecer o campo COMPOSIÇÃO FAMILIAR, para visualizar a pessoa para a qual consta a pendência. No Portal não é possível realizar tratamento de pendências. Esse procedimento apenas pode ser realizado no Sistema de Cadastro Único.
O que significa parabéns, o cadastro da sua família está atualizado?
Você recebeu esta mensagem porque alguns dados da sua família no Cadastro Único estão diferentes das informações de outros cadastros do Governo Federal.
Caso as dúvidas persistam, você pode ligar no telefone 0800 707 2003 e se informar a respeito do seu cadastro. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.
Precisa atualizar ou efetuar a sua inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do Governo Federal? Desde 2019 a Prefeitura de São Paulo disponibiliza o agendamento online para esse tipo de atendimento nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.
Quanto ao comprovante de endereço, ele pode ser uma conta de luz, água, celular, por exemplo. Caso a família realmente não tenha um comprovante, o Responsável Familiar poderá assinar uma declaração de residência. Vale ressaltar que as regras de documentação de famílias indígena e quilombolas não sofrem alteração.
O Cadastro Único deve ser atualizado obrigatoriamente a cada dois anos ou sempre que houver mudanças na composição familiar, renda ou endereço. Caso os dados no CadÚnico não sejam revisados dentro do prazo, o benefício pode ser suspenso ou bloqueado, gerando transtornos para o beneficiário.
As alterações implementadas no Cadastro Único em 2025 não exigem qualquer atualização ou ação por parte das famílias já inscritas. Os cidadãos que fazem parte do CadÚnico continuarão a ter acesso normal aos benefícios sociais, sem necessidade de se preocuparem com as mudanças.
É necessário manter seu cadastro atualizado a cada 2 anos ou se você mudar de endereço ou de telefone, tiver alguma alteração em sua renda mensal ou no estado civil, no nascimento, adoção ou falecimento de algum membro da família, o seu cadastro também deve ser atualizado.
Tem como atualizar o Cadastro Único pelo WhatsApp?
A inscrição e atualização no Cadastro Único são feitas exclusivamente de forma presencial, pelos municípios. Inscritos no Cadastro Único e beneficiários do Programa Bolsa Família têm recebido mensagens FALSAS para atualização dos dados por meio de links enviados por SMS ou mensagens de WhatsApp.
Como saber se meus dados estão atualizados no Cadastro Único?
Pra saber o número do NIS ou ver se as suas informações estão atualizadas não é mais preciso ir até o Cras. O Ministério do Desenvolvimento Social lançou uma ferramenta online, a Consulta Cidadão, que vai facilitar a vida dos usuários do Cadastro Único.