Ele pagou pelos erros de Salomão, que perdeu o trono por ter desobedecido às ordens de Deus. Ele era filho de Naamá. Ele é considerado um dos descendentes de Ló –interpretado por Emílio Orciollo Neto em Gênesis (2021)-- e era descrito como um homem de "caráter deturpado".
Após uma tentativa frustrada de fugir, Naamá retorna a Jerusalém. Então, a mãe de Roboão faz as malas e decide deixar a cidade. Salomão implora para a amada ficar, mas ela deixa claro que não aceita o relacionamento dele com Abisague.
Salomão revela não ter assumido o relacionamento com Naamá por causa do preconceito que ela sofreria por estar grávida. A jovem aceita a explicação do príncipe, que afirma: “Essa noite você será minha esposa”.
Trata-se de um castigo de Deus, não só pelas escolhas equivocadas de Naamá. Salomão também vai ser punido por permitir o culto a ídolos dentro da "terra santa" --como o fez para evitar que Nebset (Priscila Ubba) voltasse para o Egito.
Ela era uma amonita e foi a única esposa de Salomão a ser mencionada pelo nome na Bíblia Hebraica. Naamá é elogiada por sua retidão em Bava Kamma 38b, por causa da qual Moisés havia sido previamente avisado por Deus para não fazer guerra aos amonitas, adoradores de Moloque, pois Naamá descenderia deles.
Naamá representa Deus, e Salomão o ser humano. Naamá sempre foi apaixonada por Salomão e busca chamar a sua atenção por meio dos papiros escritos para ele.
A trajetória de Abisague em Reis chegou ao fim na décima temporada da série, A Decadência. A israelita morreu após sofrer com fortes dores durante o parto de seu terceiro filho com Salomão (Guilherme Dellorto). O bebê, que estava em uma posição que dificultou o nascimento, também faleceu.
Decepcionada com o nobre, que a trocou por Abisague (Barbara França), ela fugiu para o Egito com o filho deles --Roboão (Henrique Camargo). O sofrimento, porém, está apenas começando na novela bíblica da Record.
Salomão (Guilherme Dellorto) vai receber duas notícias trágicas já na estreia da décima temporada de Reis nesta segunda (22). Primeiro, o rei de Israel vai chorar a morte de Abisague (Barbara França), que não resistirá a complicações no parto.
Roboão tinha 41 anos de idade quando começou a reinar. Era filho de Salomão e de Naamá, a amonita. Salomão, seu pai, era filho de Davi e de Bate-Seba, a esposa de Urias, o heteu.
Naamã, o sírio, procura Eliseu para ser curado de lepra — A princípio, rejeita a instrução do profeta, mas acaba cedendo e se lava sete vezes no Jordão; é curado — Eliseu se recusa a aceitar recompensa — Geazi aceita um presente de Naamã e é amaldiçoado com lepra.
Ainda sem assumir o relacionamento, Salomão e Naamá se casam em uma cerimônia secreta. "Eu vou estar ao seu lado até o fim das nossas vidas", promete o príncipe. "Como sua esposa, a partir de hoje, eu prometo cuidar de você", responde a amonita.
A Bíblia Cristã deixa claro que Sulamita foi o grande amor da vida de Salomão (Guilherme Dellorto). O nome, porém, faz referência à origem dela --o povo de Suném-- que é justamente a mesma de Abisague (Barbara França) em Reis.
Mas a ordem de Deus para ele através do profeta era muito séria. Além de ficar extremamente irritado, Naamã claramente mostra seu orgulho e incompreensão ao comparar os rios de sua terra ao Jordão. Para ele, não fazia sentido mergulhar em um rio tão turvo quanto o Jordão.
Nos últimos anos da vida de Salomão, ele desobedeceu aos mandamentos do Senhor casando-se com muitas mulheres fora do convênio. Algumas das esposas de Salomão o incentivaram a adorar ídolos e afastar seu coração do Senhor. Depois da morte de Salomão, seu filho Roboão decidiu aumentar as imposições ao povo.
Desprezada por Salomão, rainha sofre sem parar. Roboão (Henrique Camargo) entrará em pânico ao encontrar Naamá (Ingrid Conte) caída no chão no palácio nos próximos capítulos de Reis. Cheia de culpa, a amonita atentará contra a própria vida.
Abisague revela a Salomão ter sido ameaçada por Rezom no Egito. O mercenário sírio exigiu que a jovem se afastasse do rei de Israel e fingiu manter Naamá e Roboão reféns. No entanto, o plano foi compactuado pela amonita.
Abisague descobre que Salomão está apaixonado por Naamá. A israelita, que sempre rejeitou o amor do sucessor de Davi, começa, então, a demonstrar um sentimento por ele. "Anos que eu esperei que ela se apaixonasse por mim.
Salomão (Guilherme Dellorto) vai corrigir um de seus piores erros nos últimos capítulos de Reis. Ele vai chamar Naamá (Ingrid Conte) em seus aposentos para fazer um pedido desesperado: que a ex-mulher o ajude a se aproximar de Roboão (Henrique Camargo) --o único herdeiro do trono na novela bíblica da Record.
Na estreia de Reis — A Decadência, o público acompanhou e sofreu com o desfecho de Abisague (Barbara França). Após uma briga com Naamá (Ingrid Conte), a jovem entrou em trabalho de parto e não resistiu.