A altitude influencia o clima, sobretudo através da pressão atmosférica. Sabe-se que a pressão do ar é responsável pelo aumento das temperaturas. Assim, quanto maior a pressão, mais quente fica; quanto menor a pressão, mais frio.
Em áreas de maior altitude, o ar é rarefeito e a pressão atmosférica é mais baixa. Nessas condições, as temperaturas tendem a ser menores, devido à menor capacidade de retenção de calor. A cada 100 metros de altitude, a temperatura diminui em 0,6 °C.
Altitudes: as altitudes interferem no clima porque, quanto mais alto, menos denso é o ar e, portanto, mais frio ele se torna. Com isso, as temperaturas tendem a abaixar. Por outro lado, quanto mais próximos estamos do nível do mar, maiores costumam ser as temperaturas.
Um grande percentual do calor emitido por nosso astro é absorvido pela parte sólida da Terra antes de ser repassado para a atmosfera. Como o ar é um mau condutor de calor, a temperatura vai caindo conforme nos afastamos do nível do mar – em média, fica 6,4 ºC mais frio a cada mil metros de subida.
POR QUE QUANTO MAIS ALTO MAIS FRIO? - PÍLULA IRADA
Porque o Monte Everest é tão frio?
Como é possível observar pelas imagens, esse pico montanhoso está recoberto por uma camada de neve eterna. Isso se dá pelas temperaturas congelantes encontradas nos pontos de maior altitude do Everest.
Numa montanha de 6.000 metros de altura, por exemplo, a pressão atmosférica é de 1/2 atmosfera, e a água entraria em ebulição a 800C. A tabela 16.2 nos dá alguns valores da temperatura de ebulição da água a diferentes pressões.
Pergunta: Por que ESFRIA mais ao amanhecer, depois de nascer o sol mesmo tendo geada ? Simples: Quando se inicia a evaporação da umidade existente, há um consumo de calor [energia] o que faz aumentar o FRIO ou seja "diminuir a temperatura".
Em termos geográficos, o albedo representa a relação entre a quantidade de luz solar que reflete de volta pela superfície terrestre e a quantidade de luz recebida do Sol. Assim, afetando diretamente a temperatura de equilíbrio da Terra.
O que contribui para essa característica mais fria também é a proximidade com o trópico de Capricórnio. Ao sul dessa linha geográfica está a zona climática Temperada Sul, que tem temperaturas marcadamente mais baixas que em áreas tropicais.
A temperatura de ebulição da água na Cordilheira dos Andes, a uma altitude de 5.000 metros, é de aproximadamente 80 graus Celsius. Na escala do Sistema Internacional de Unidades (SI), essa temperatura é equivalente a aproximadamente 353 Kelvin.
O albedo afeta e direciona o clima. O clima é um resultado do aquecimento irregular da Terra causado pelo fato de que diferentes áreas da Terra têm diferentes albedos. Essencialmente, para o direcionamento do clima, existem dois tipos de regiões de albedo na Terra: as áreas terrestres e o oceano.
A economia se baseia no turismo, com a presença de pousadas, restaurantes e lojas de souvenirs. Campos do Jordão(1.628m)- Conhecida como a "Suíça Brasileira", devido às suas características arquitetônicas e ao clima frio, a cidade é a mais alta do Brasil.
No (quase) vácuo do espaço, a ausência de matéria em quantidade suficiente para ser aquecida por radiação impede que o espaço em si atinja altas temperaturas. Porém, qualquer superfície que seja irradiada pelo Sol irá interagir com a radiação da estrela e vai converter essa energia em calor.
Refira- se, a título de exemplo, que a temperatura atmosférica diminui cerca de 2° CELSIUS por cada 300 metros (± 1000 pés) de altitude, o que significa (Chapman, 1991) que, a cerca de 10000 metros (± 35000 pés), quando é atingida a tropopausa, o valor da temperatura é da ordem dos 55° negativos.
As regiões da Terra que se encontram mais próximas do nível do mar, isto é, que possuem menores altitudes, sofrem com uma maior pressão atmosférica, tornando-se mais quentes. Aquelas regiões com maior altitude, por outro lado, sofrem menos com a pressão atmosférica, tornando-se mais frias.
O meteorologista Claudemir Azevedo explica porque o horário mais frio do dia acontece entre 05h e 06h. “O Sol é a nossa principal fonte de calor. À noite, como não temos luz solar, há uma perda do calor acumulado na cidade durante o dia.
Porque na altitude a respiração fica mais difícil?
Por que exatamente isso acontece? Basicamente porque a quantidade de moléculas de oxigênio disponíveis, literalmente, diminui. “A pressão atmosférica, que nada mais é do que o peso do ar sobre nós, diminui com o aumento da altitude, ou seja, quanto mais alto estamos, menor é a pressão do ar sobre a gente.
Na altitude mais elevada, o Everest é quase incapaz de sustentar a vida humana e a maioria dos montanhistas utiliza oxigênio suplementar acima de 7.000 metros de altitude.
O topo da montanha é gelado porque o ar quente da base da montanha, regiões baixas, vai esfriando à medida que sobe. Ao subir, o ar quente fica sujeito a pressões menores, o que o leva a se expandir rapidamente e, em seguida, a se resfriar, tornando a atmosfera no topo da montanha mais fria que a base.