As motos de trilha podem não estar equipadas com os dispositivos obrigatórios para veículos de rua, como luzes, espelhos e buzina, tornando-as perigosas para a circulação em vias públicas.
230, inciso 5º, do Código de Trânsito Brasileiro, sujeitando o infrator às penalidades de multa e apreensão do veículo, além da medida administrativa de remoção do veículo.
Como você já viu, de acordo com o CTB, todas as motocicletas, incluindo as de trilha, devem ser emplacadas e licenciadas para circular em vias públicas.
É possível rodar com uma moto de trilha em vias públicas, se estiver licenciada e devidamente registrada no Detran. Conforme o artigo 230 e inciso 5 do Código Brasileiro de Trânsito, a falta de documentação de uma moto pode gerar algumas penalidades, como multas e apreensão do veículo.
Segundo o art. 230, inciso 5º, do CTB, veículos não registrados e devidamente licenciados não têm o salvo-conduto para circular em áreas urbanas e públicas. Isso inclui, é claro, as nossas valentes motos de trilha. A desobediência a essa regra constitui infração gravíssima.
PODE ANDAR COM MOTO DE TRILHA NA RUA? COMO ANDAR SEM PROBLEMAS!
Por que a CRF não tem placa?
Como se sabe, as motos de trilha são produtos ideais para recreação, e elas contém apenas a numeração do motor e do chassi, os quais são relacionados à nota fiscal. Portanto, esses produtos não têm numeração de Renavam, e consequentemente não necessitam de emplacamento.
Devido ao seu formato e construção, estes pneus não são permitidos nas vias públicas e devem somente ser utilizados em competições ou ambientes fora de estrada.
É esguia, ágil e tem facilidade no trânsito urbano. Com a preparação, ela se torna uma opção ainda melhor para quem deseja uma motocicleta de trilha. Ao contrário da extinta XR 250 Tornado, a CRF 250L é moto off-road que pode rodar na cidade.
Mesmo havendo grande liberdade e uma infinidade de estradinhas de terra e trilhas no Brasil, é obrigatório prestar atenção à legislação vigente para não ter problemas, e lembrar que a resposta para a pergunta muito frequente – “moto de trilha pode andar na rua?” – é um sonoro não!
Há alguma tolerância para estacionar na calçada? A verdade é que não há grau de tolerância para estacionar na calçada. Não importa quanto tempo você fique nela, caso estacione nela, ainda está sujeito a multa, pontos na CNH e guincho do veículo.
O valor de uma moto de trilha pode variar bastante dependendo da marca, modelo, ano de fabricação e condição geral da moto. Algumas motos de trilha novas podem custar cerca de R$ 10.000, enquanto outras mais avançadas e de alta performance podem custar mais de R$ 30.000.
Já falamos acima que moto de trilha na cidade não é permitido – ela não pode circular em vias de asfalto. O proprietário deve colocá-la sobre um reboque e levá-la para uma área rural – sem esquecer da nota fiscal da moto para comprovar a procedência caso haja fiscalização.
Portanto, o documento legal que comprova propriedade do dono sobre o veículo de trilha é a nota fiscal de compra. A nota fiscal de compra de uma moto de trilha deverá estar no nome do atual proprietário, pois a mesma será usada como documento de comprovação de propriedade.
Precisa de habilitação para motocross? Não precisa. Motocross é praticado por crianças, adolescentes, adultos e idosos. Todo mundo pode praticar e competir no motocross.
O que acontece se for pego com moto de trilha na rua?
O CTB diz, em seu art. 230, inciso 5º, que a moto de trilha não pode andar na rua se não cumprir esses requisitos. O descumprimento da lei é considerado uma infração gravíssima, e o motorista receberá multa e até mesmo corre o risco de ter a moto apreendida.
A alegação foi de que "esses veículos transitam em vias de difíceis acessos, e não em vias públicas, de uso comum". A rotina dos motociclistas participantes de trilhas é conduzir a moto sobre caminhões ou plataformas, até as trilhas ou terrenos onde o esporte é praticado, sem circulação em ruas ou estradas.
O Conselho Regional de Farmácia (CRF) pode aplicar multa por ausência de farmacêutico responsável técnico em drogaria no momento da fiscalização. Esse foi o entendimento da 7ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).
Que documentação é necessária para conduzir uma moto de trilha?
O único documento da motocicleta é a nota fiscal e ela deverá acompanhar a motocicleta por toda sua existência. Na revenda, é necessário a confecção de um recibo de compra e venda entre as partes, com firma reconhecida, e a cada nova um novo recibo deverá ser elaborado e anexado junto 'a nota fiscal.