Abacaxi, morango e figo são frutas, certo? Errado! Eles são infrutescência: resultado da fusão de várias flores que, após serem fecundadas, se juntam em um único fruto ou infrutescência. No morango, por exemplo, os frutos são os diversos pontinhos escuros.
Para ser uma fruta, é preciso que ela venha do ovário da flor de uma planta. No caso do caju, o fruto é a castanha. No morango, as frutas são os aquênios, aquelas "sementinhas" que ficam na polpa. E na maçã, a fruta é a parte central da polpa, onde ficam as sementes (veja as fotos abaixo).
A maçã é o pseudofruto, mas dentro dela está o fruto verdadeiro da macieira. Para vê-lo, bastar dividir ela ao meio. O fruto verdadeiro é aquela parte interna onde estão as sementes.
A pera e o caju também são considerados pseudofrutos. Um fruto verdadeiro tem origem no ovário da planta e fica no interior da flor. Já o falso fruto é gerado de um tecido vegetal próximo à flor, e que, consequentemente, sustenta o fruto verdadeiro.
Apesar de ser frequentemente chamado de fruta, o morango é, na verdade, uma infrutescência. Mas o que isso quer dizer? Segundo a nutricionista Thays Pomini, o morango não se desenvolve exclusivamente a partir do ovário da flor, como os frutos verdadeiros.
ABACAXI E MORANGO NÃO SÃO FRUTAS | Você foi enganado!
Porque o abacaxi não é um fruto?
O abacaxi conhecido hoje – Ananás comosus – surgiu a partir de espécies com semente. O abacaxi é um fruto múltiplo, ou infrutescência, já que cada “gominho” é um fruto, porém não abriga semente.
O caju é considerado muitas vezes como o fruto do cajueiro, embora seja um pseudofruto. É constituído de duas partes: a castanha que é a fruta propriamente dita, e o pedúnculo floral, pseudofruto confundido com o fruto. Esse se compõe de um pedúnculo piriforme, carnoso, amarelo, rosado ou vermelho.
Por definição, toda fruta cresce do ovário de uma planta que possui flores e sementes. Neste contexto, os pepinos possuem sementes no meio de suas estruturas, e crescem a partir de uma flor de pepino. Sendo assim, a classificação mais correta conforme a botânica estabelece é que o pepino é uma fruta.
A maçã é o fruto da macieira, árvore da família Rosaceae, com tronco de casca parda, lisa e copa arredondada que chega a 10 m de altura. A fruta mais cultivada do mundo é originária da Ásia e da Europa.
A resposta para essa pergunta é não, uma vez que temos frutos que não obedecem aos critérios para serem considerados frutas. Popularmente, considera-se que a fruta deve ter um sabor adocicado. Frutos como chuchu, quiabo e tomate, por exemplo, não são frutas, sendo popularmente chamados de legumes.
No relato bíblico da criação o mundo, no livro do Gênesis, Eva desobedece a ordem de não comer o fruto da frondosa árvore do paraíso. Experimenta, gosta e acaba oferecendo-a a Adão. A fruta acabou sendo descrita como maçã. E é assim que aparece em pinturas e se configurou no imaginário humano.
São exemplos de frutos: o abacate, o pepino, a uva, a laranja, a abóbora, o tomate, o maracujá, a uva, o limão, a berinjela, o pimentão, o kiwi e o pêssego.
A resposta é sim, a planta originária do tomateiro, possui flores amareladas e sementes. O tomate é sim um fruto, porque ele é oriundo do desenvolvimento da flor do tomateiro, geralmente ele não é chamado de fruta, por não ser doce. Ele é conhecido como legume ou vegetal, o que também não está errado.
A parte macia e saborosa, a polpa do morango, que concentra todo seu açúcar e que chamamos de fruta, é, na verdade, o desenvolvimento de uma parte da flor.
O morango também é considerado um pseudofruto, mas a sua flor é um pouco diferente das flores que a gente viu antes, pois elas apresentam vários ovários. Dessa forma, o morango é chamado de fruto agregado, pois ele se origina de uma única flor com vários ovários.
Porque o caju não é uma fruta? O caju é constituído de duas partes: a castanha e o pedúnculo, que é carnoso, rosado e chamado de falso fruto ou pseudofruto. A denominação ocorre porque, para ser considerado fruta, é preciso que tenha vindo do ovário da flor.
Em botânica, a Encyclopedia of Life explica que o tomate é um fruto, pois sua composição morfológica é formada por uma baga que nasce do ovário da planta com flor, juntamente com suas sementes em seu interior.
O chuchu (Sechium edule) é uma hortaliça da família das Cucurbitáceas, a mesma da abóbora, melão e melancia. Na verdade, da mesma forma que o tomate, o chuchu é um fruto hortaliça, uma vez que possui uma parte comestível que reveste suas sementes internas.
O quiabo é a fruta do quiabeiro (Abelmoschus esculentus). Mesmo que muitas pessoas o considerem como um legume, o quiabo é um fruto. A classificação desse alimento como fruto se dá simplesmente pelo fato de ele possuir sementes em sua parte interior, assim como é o caso do tomate.
É um fruto originário do Sul do México e América Central, da família das solanáceas, como a batata, o tomate, o jiló, a berinjela e as pimentas. O pimentão é uma planta de verão, atualmente cultivada também no inverno em estufa.
Abacaxi, morango e figo são frutas, certo? Errado! Eles são infrutescência: resultado da fusão de várias flores que, após serem fecundadas, se juntam em um único fruto ou infrutescência.
A avelã é a semente do fruto da aveleira e originária da América do Norte. A fruta é mais redonda, de consistência lenhosa, casca bem firme e rodeada por uma camada de folhas. A aveleira da qual se originou é do tamanho de um arbusto; suas folhas são ovalada.