Mastigado sem ser engolido, o obi difunde seu gosto amargo pela boca. Faz contrair as faces dos menos acostumados. O obi também comanda a cena, estabelece o tom (ou o sabor) da experiência.
Todo Obi deve ser tratado com muito carinho e respeito, igual a um animal de duas ou quatro patas, deve estar limpo e sem nenhum ferimento e o seu sacrifício deve ser rápido e preciso no local já mencionado, caso contrário seria como sacrificar um animal pelos pés ou barriga ou caso contrário, deixando o animal ferido ...
Além de seu significado religioso profundo, o Obi também é valorizado por suas propriedades naturais e benéficas. Muitas tradições acreditam em suas qualidades energéticas e medicinais, atribuindo-lhe poderes de purificação, proteção e conexão espiritual.
Isso porque, o obì é o fruto sagrado imprescindível em qualquer cerimônia do Candomblé e tem o poder de nos unir na fé, nos conectando com o àṣẹ (força dos Orixás).
Significado e simbolismo: O obi é frequentemente associado à comunicação com os orixás, funcionando como um meio de ligação entre o mundo espiritual e o mundo físico. É visto como um veículo para transmitir mensagens e orientações.
⭕USE OBI PARA TUDO FLUIR NA SUA VIDA! 👦🏼👧🏿👦🏾👧🏽 @VozesdeUmbanda #pirassununga #umbanda #aruanda #obi
Para que serve mastigar obi?
Mastigar obi no rito é atividade de um “nós”: cada uma contribui com a preparação do alimento do ori, juntando a ele seus fluidos. A comida ofertada ao ori é recolhida na cabeça, sentida (experimentada) como substância concentrada, retida sob a pressão do pano amarrado.
Obi, obi d'água ou simplesmente obi. Todos estes nomes referem-se à mesma obrigação, voltada exclusivamente a confortar uma pessoa em um caso de doença, desemprego, distúrbios nervosos, ou até mesmo para um iniciado dentro dos preceitos do axé orixá, quando por um motivo ou outro, o mesmo não pode passar por um bori.
O Obi é jogado em um ritual específico, onde a disposição dos gomos determina as respostas e orientações dos Orixás. Além disso, a semente é usada em oferendas e sacrifícios, servindo como um elo entre o plano físico e o espiritual.
Existem vários tipos de obi, cada um com sua função específica e modo de uso. Os mais conhecidos são o fukuro obi e o maru obi, que são os mais formais e frequentemente usados em ocasiões especiais, como casamentos e cerimônias do chá.
O que é Obí? É uma semente conhecida como de noz de cola e é considerado um elemento muito importante na Umbanda. Uma de suas funções é servir como elemento para confirmação do seu Orixá de Cabeça (o que vai cuidar de você).
Obi é um fruto indispensável em rituais religiosos, também conhecido como Noz-de-cola, seu nome científico é Cola acuminata. Usado principalmente no ritual de Ori, Ebori e feitura de santo.
O fruto utilizado deve ser o que possui quatro gomos, chamado de Obi Abatá, sua divisão deve ser natural, ou seja é proibido o uso de faca ou qualquer material cortante, para dividi-lo em quatro partes, se naturalmente ele só contiver duas partes.
Olimpíada Brasileira de Informática tem as inscrições abertas ATÉ o dia 08 de JUNHO. O participante poderá realizar a prova em um desses dias: 12, 13 ou 14 de Junho, horário a escolher com duração de 2 horas.
Podem participar da OBI todos os alunos de escolas regulares de Ensino Básico (Fundamental, Médio, Técnico ou Profissionalizante) e alunos que estejam cursando, pela primeira vez, o primeiro ano de um curso de graduação, no momento da prova da Fase Local da OBI.
O obi deve ser tratado com muito carinho e respeito, pois é uma semente aceita por todos os Orixás (exceto Xangô, que aceita o orobô). O obi é como um animal de duas ou quatro patas, que será sacrificado (tornado sagrado) para trazer as bênçãos do orun (céu) e as graças do ayê (Terra).
Todos os participantes receberão certificados de participação. Os melhores colocados de cada modalidade receberão ainda medalhas de ouro, prata e bronze.
A OBI será realizada em duas modalidades: Modalidade Iniciação e Modalidade Programação. Cada uma dessas modalidades é sub-dividida em Níveis, de acordo com a escolaridade e dificuldade das tarefas apresentadas.
Omi (água) e obi (semente africana), por exemplo, são elementos indispensáveis no Bori. Bori é um ritual da religião tradicional iorubá e consequentemente das suas afrodescendentes, como o candomblé, e principalmente os da candomblé Queto.
a) Elemento imaterial = vínculo jurídico (o que obriga as partes); b) Elemento subjetivo = sujeitos da relação, ou seja, sujeito ativo (credor) e sujeito passivo (devedor); c) Elemento objetivo = prestação, a qual pode ser positiva (prestação de dar ou fazer) ou negativa (prestação de não fazer).
A obrigação de trato sucessivo é um conceito jurídico que se refere a um tipo de obrigação que se prolonga no tempo, ou seja, que não se esgota em uma única prestação.
O objeto imediato da obrigação é a prestação, podendo ser positiva (dar ou entregar e fazer) ou negativa (não fazer). Já o objeto mediato pode ser uma coisa ou tarefa a ser feita (positiva) ou vedada (negativa).