O nome "Jesus" é usado predominantemente porque aborda diretamente sua missão de salvar a humanidade do pecado e da morte. O título "Emanuel" é usado para destacar a encarnação e o mistério de Deus se tornando homem.
Entretanto, indicou que, “como disse Manuel de Tuya, O.P., não há oposição entre ambos os nomes, 'porque o nome que se anuncia em Isaías (Emanuel) é o nome profético de Cristo, e o nome de Jesus é seu nome próprio e pessoal.
“E ela dará à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel” (Mt 1.21-23).
Yeshua Hamashia significa Jesus o Cristo ( do grego Χριστός (Khristós) ) ou Messias ambas palavras que traduzem UNGIDO. Um termo em aramaico, que era a língua falada por Jesus que deu origem a diversos idiomas falados até hoje.
À medida que o Cristianismo se disseminou por Roma, chegando ao ponto de assumir o latim como sua língua oficial, o nome grego de Jesus foi latinizado para Iesus Christus (o latim não tem artigos), donde o português Jesus Cristo, o espanhol Jesucristo, o inglês Jesus Christ, e assim por diante.
Por que Jesus não se chama Emanuel? | (estudo bíblico) | # 251
Porque Jesus é não Yeshua?
A principal razão pela qual usamos Jesus agora é porque Yeshua foi helenizado para Iesus, que foi latinizado para Iesous, que foi anglicizado para Jesus.
Para eles era nome comum e vulgar; para Cristo foi peculiar e, segundo o profeta havia predito, próprio e singular, porque da maneira que de Cristo se disse, a ninguém lhe convém mais do que a Ele, pois não há em outro alguma saúde'.
Emanuel (em hebraico: עמנואל; Deus Conosco (Immanu'El); em latim: Emmanuel; em grego: Ἐμμανουήλ) é um nome profético citado em Mateus 1:23 ("E ele será chamado Emanuel, que significa, Deus conosco") para se falar a respeito de Jesus, o Cristo, por este ter cumprido dezenas de profecias que anunciavam a vinda do Messias ...
Qual a origem do nome Emanuel? Partindo do termo hebraico “Immanuel”, o nome Emanuel tem suas origens conectadas com a Bíblia, aparecendo com destaque no Livro de Isaías, sendo associado à profecia do nascimento de uma criança que traria a salvação, relacionado no cristianismo com a própria imagem de Jesus Cristo.
Durante a anunciação, o arcanjo Gabriel declarou: "Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande; será chamado Filho do Altíssimo” (Cf. Lc 1,31-32). Ou seja, o nome de Jesus foi uma revelação divina à Virgem Maria e o significado indicaria toda a sua missão: “Deus salva”.
Ha-mashiach (em hebraico: המשיח), muitas vezes referido como melekh mashiach (em hebraico: מלך המשיח), é ser um líder judeu, fisicamente descendente da linha Davídica paternal pelos reis David e Salomão.
Cada nome revela um aspecto diferente de seu caráter e missão. O nome "Jesus" é usado predominantemente porque aborda diretamente sua missão de salvar a humanidade do pecado e da morte. O título "Emanuel" é usado para destacar a encarnação e o mistério de Deus se tornando homem.
Emanuel é Jesus Cristo – O Deus conosco! No livro bíblico de Lucas encontramos a narração do Cristo sendo anunciado para os pastores do campo, para os velhos Simeão e Ana.
YHWH (transliteração do hebraico יהוה) é o tetragrama (do grego: τετραγράμματον, tetragrammaton; "conjunto de quatro letras") que na Bíblia hebraica indica o nome próprio de Deus.
1. Emanuel: expressa a natureza, a personalidade do Filho de Maria. O nome está contido na profecia que Isaías proclama diante do desconfiado Acaz, cinco séculos antes da vinda do anunciado nela: Uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará 'Deus Conosco' (Is 7,14).
Em hebraico, “ser chamado” e “ser” significa a mesma coisa, então “ser chamado Emanuel” significa, no fim, que “ele será o Deus vivendo com e entre nós”. Por natureza, ele é o Emanuel.
PRÍNCIPE DA PAZ: Isaías 9:6. Ao ler cada versículo, pondere o significado desse papel que Jesus desempenha em sua vida. Ele é Salvador, Redentor, Pão da Vida, Senhor, Criador, Filho do Deus Vivo, Filho Unigênito, Filho Amado.
seu nome era Saulo, porém quando encontrou Jesus, Ele o mudou de Saulo para “Paulo”. Quando Simão foi mudado de Simão para Pedro, que significa “pequena rocha”. E – e – e todos seus nomes foram trocados, é porque por aquilo que você é chamado, há algo sobre aquilo. Quando você fala alguma coisa…
Pedro se chamava Simão. Jesus lhe mudou o nome, significando sua missão, como é habitual nas Escrituras: “Tu és Simão, filho de João. Tu te chamarás Cefas! (que quer dizer Pedro – pedra)” (Jo 1, 42).
simplesmente a forma grega de traduzir o nome hebraico-aramaico Yeshua. Afinal, esse modo de traduzir Yeshua encontrado em hebraico no Antigo Testamento para Iesous em grego foi feito na Septuaginta dois sculos antes do nascimento do Salvador.
Qual foi o homem que teve mais intimidade com Deus?
No Antigo Testamento, Moisés destacou-se como o homem que falava com Deus, que era amigo de Deus. No Novo Testamento, esse título encontra no apóstolo João sua melhor identidade. Ele, o discípulo amado pelo Amor, “humanizou”, trouxe à nossa realidade cotidiana esse trato de amizade com o Redentor.
Daniel significa “Deus é o meu juiz”, e foi mudado para Beltessazar que significa “que Bel proteja o rei” (Bel é outro nome para Marduque, a principal divindade babilônica). Ananias, que significa “graça de Deus”, se transformou em Sadraque “ordem de Aku” (deus babilônico da lua).