Vem do inglês antigo “Sunnandæg“, que significa “dia do sol”, derivado do latim “dies Solis“. Historicamente, era dedicado ao astro solar, uma prática comum em várias culturas antigas.
Sunday: Sun's Day - na mitologia nórdica o Sol era personificado pelo deus Sigel; Monday: Moon's Day - já a lua era personificada pela deusa Máni, irmã de Sigel; Tuesday: Tyr's Day - deus do combate e dos céus, foi o precursor de Odin; Wednesday: Woden's Day - Woden é uma variação do inglês antigo para o nome de Odin.
Etimologia. A palavra é originária do latim dies dominicus ou dominica, que significa 'dia do Senhor, o domingo' (em vez do latim dies solis 'dia do sol'). Existe, nessa mesma acepção, em castelhano (domingo), italiano (domenica), francês (dimanche) e em todas as línguas românicas.
Significa Dia de Punor, conhecido como Thor. Thor é o deus dos trovões na mitologia norueguesa e no paganismo germânico. Thursday é baseado no nome Dies lovis, do latim, Dia de Júpter (Thor's Day).
POR QUE O DOMINGO E NÃO O SÁBADO? l PADRE JUAREZ DE CASTRO
Porque Monday Tuesday?
Veja a origem de cada dia: Monday – “Moon's Day” ou dia da Lua, representada por Máni na mitologia germânica. Tuesday – “Tiw's Day” (Tiw ou Týr), em homenagem ao deus do combate da mitologia nórdica representado por Marte na mitologia romana.
O que inspirou o nome de cada um dos dias da semana?
Os nomes dos dias da semana na maioria das línguas neolatinas derivam dos nomes dos planetas clássicos na astrologia helenística. Na antiguidade clássica, as Sete Luminárias sagradas são os sete objetos não fixos visíveis no céu: a Lua, Mercúrio, Vênus, Sol, Marte, Júpiter e Saturno.
Na época, sábado significava 'dia do descanso' (vem de shabbat, em hebraico) e domingo, 'dia do Senhor' (do latim Dies Domenicus), quando cristãos se reuniam para louvar a Deus. É por isso que esses dias não levam a palavra feira, já que têm outros significados.
Qual o papa que mudou a lei do sábado para o domingo?
Na prática, o Édito de Constantino gerou problemas para os judeus guardarem o shabat e, para os Cristãos, a partir de então, oficialmente, o sábado estaria substituído pelo domingo enquanto dia a ser guardado a Deus.
Muitas comunidades, especialmente nos Estados Unidos, observavam leis estritas que proibiam a venda de sorvetes no chamado dia do Senhor. Em resposta a essa proibição, surgiu uma guloseima especial, que eventualmente seria chamada de sundae.
Foi a 7 de março do ano 321 que o Imperador Constantino proclamou o domingo como dia de descanso, com o objetivo de organizar o calendário semanal. Dia do Deus Sol, divindade oficial do Império nesta altura, e que explica a designação utilizada pelas línguas germânicas para este dia.
Qual é a origem da palavra Sunday? Essa palavra remonta a tempos antigos, com origens que se perdem na história. Vem do inglês antigo “Sunnandæg“, que significa “dia do sol”, derivado do latim “dies Solis“. Historicamente, era dedicado ao astro solar, uma prática comum em várias culturas antigas.
Onde está escrito na Bíblia que devemos guardar o domingo?
Até a Ressurreição de Jesus Cristo, Ele e Seus discípulos guardaram o sétimo dia como o dia santo. Após a Ressurreição, o domingo passou a ser santificado e considerado o Dia do Senhor, em lembrança de Sua Ressurreição naquele dia (ver Atos 20:7; I Coríntios 16:2).
Thursday: faz referência ao deus nórdico Thor. (Sim, o famoso herói que a Marvel criou existe devido a esse deus da mitologia nórdica. Odin, citado anteriormente, também aparece em filmes e histórias de quadrinhos.)
No primeiro dia Deus criou a luz, no segundo dia Deus criou os céus, no terceiro dia foi criado a terra, os mares, as ervas, e árvores frutíferas, no quarto dia foi feito a separação do dia e da noite, no quinto dia foram criado os animais, no sexto dia foi criado o homem e a mulher.
Os meses no calendário judaico alternam entre 30 e 29 dias; Adar I, o mês intercalar, sempre tem 30 dias. Os dias judaicos além do sábado (Sabat) —Sabat — não tem nomes; em vez disso, eles são contados primeiro, segundo, etc., começando pelo que chamamos de domingo.
Quanto a sábado (que seria a «sétima»!) vem do latim «sabbatu-», proveniente, por seu turno, do hebraico «shabbath», 'descanso semanal'. O português é a única língua românica que usa a numeração ordinal para os dias da semana de segunda a sexta. As outras vão buscar esses nomes ao Sol, à Lua e aos restantes planetas.
Já parou para pensar em por que o domingo não se chama primeira-feira? “Todos os dias eram “feria”, de descanso, porque era a Semana Santa. Então, a primeira-feira existia, mas recebeu o nome de “Dominus Dei”, ou “dia do Senhor” (em homenagem à ressurreição de Cristo), de onde deriva o domingo”, explica a professora.
A semana de sete dias (septimana, em latim, significando “sete manhãs”) é de origem babilônica. Na Babilônia, desde pelo menos 1600 a.C., associava-se os dias da semana e os planetas aos deuses.
A palavra é originária do latim Quinta Feria, que significa "quinta feira", e de mesma acepção existe em galego (quinta feira), mirandês (quinta) e tétum (loron-kinta).
Naturalmente, todos os dias da semana são dias do Senhor, mas o primeiro dia da semana é o Domingo, porque foi neste dia que o Senhor Jesus ressuscitou, derrotando o pecado e vencendo a morte e tornando-se o Deus Salvador e o Senhor da vida.
Por volta de 2700 a.C., os povos mesopotâmicos elaboraram um calendário com 12 meses lunares, de 29 ou 30 dias. Foi com base nesse modelo que os judeus posteriormente elaboraram seu calendário.
A Organização Internacional para Padronização (ISO) estabeleceu, através da norma ISO 8601, um padrão que define o dia inicial de referência e a representação numérica dos dias da semana, sendo iniciada pela Segunda-feira (dia 1) e finalizando no Domingo (dia 7).